3 de agosto de 2015

Selene® versus diane 35® - diferenças

Os medicamentos selene® e diane 35® são medicamentos hormonais indicados no tratamento de problemas androgénicos, problemas causados pelo excesso de hormônios masculinos, como o acne, pilosidade excessiva (hirsutismo), oleosidade da pele e cabelo, síndrome de ovários policísticos (SOP), seborreia e queda de cabelo.

Os medicamentos selene® e diane 35® tem a mesma dosagem e o mesmo tipo de hormonios, sendo medicamentos equivalentes e similares, o seu médico pode sugerir um ou outro que vai conseguir o mesmo efeito. Apesar da principal indicação ser o tratamento dos problemas androgénicos também tem acção contracetiva funcionando como anticoncepcional na prevenção da gravidez.

Os medicamentos selene® e diane 35® não devem ser usados somente com o objectivo de prevenir uma gravidez, pois têm grande dosagem hormonal (acetato de ciproterona 2,0 mg + etinilestradiol 0,035 mg). 
Estes medicamento também têm acção contracetiva embora não devam se usar somente com esse objectivo, pois têm maior risco de trombose (riscos de trombose e diane 35®).


Fontes bibliográficas

78 comentários:

  1. Olá, comecei tomar Diane 35 esse mês. Faltam 3 comprimidos. Mas tenho sentido dores na perna e cãibras as vezes, creio que é a circulação. Etou preocupada. Paro o medicamento imediatamente ou termino o mês.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve continuar e procurar seu médico... para ele avaliar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Carlos Edgar! Tomo o Diane 35 porém somente como contraceptivo. Estava querendo trocar por um com menor carga hormonal, gostaria de saber se possui risco de gravidez trocar por um com menor carga? Eu devo iniciar o novo quando eu deveria retomar outra cartela de Diane? Por exemplo, após a pausa de 7 dias além de iniciar uma nova cartela de Diane iniciar outro, como Yasmin, iume... E se trocar ainda corro risco no primeiro mês, mesmo usando anteriormente outro anticoncepcional? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, quando trocamos por um com menor carga temos riscos, normalmente sugiro que se proteja nos primeiros 7 dias, deve falar com seu médico para ele avaliar e decidirem qual o mais adequado... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Olá, comecei tomar anticoncepcional esse mês, iniciei no segundo dia de menstruação porque ela antecipou e eu não estava preparada para comprar o medicamento. Porém, tomei todos os dias, o máximo que atrasei foi uma hora e meia uma vez. Fiz sexo duas vezes mas com preservativo pois era a primeira cartela e fiquei preocupada, mas até agora minha menstruação não desceu, já estou no 5 dia de pausa, apesar de achar improvável estou ficando preocupada, é normal vir ate que dia da pausa?? Tive uma candidíase no meio do ciclo e tratei com fluconazol e pomada, isso pode interferir?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode atrasar, especialmente depois desse tipo de tratamento, deve manter sua pílula e não se preocupar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Olá. Considerando o aumento de casos de trombose, ou uma maior divulgação na midia, devido ao uso de anticoncepcionais, qual é o contraceptivo mais indicado para tomar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, os contraceptivos combinados com menor riscos são os que têm em sua composição o levonorgestrel... ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Olá, tomo o diane a 8 anos; parei a 4 meses de tomar para tentar engravidar, descobri q tenho ovarios policisticos atravez do tranvaginal,ontem levei os exames p/a dra e ela me passou somente o selene como tratamento dos ovarios policisticos;mans se o diane eo selene pelo que entendi têm a mesma composição o porque da troca,e como pode eu ja fazendo uso do diane a tanto tempo aparecer os sistos? Se puder me esclarecer.obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter suas indicações e seguir fazendo o tratamento... apesar de serem iguais ela optou pelo selene... ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Olá, tomava anticoncepcional Diane, porém não me acostumei com ele, tive um episódio de candidíase, onde tratei com fluconazol e nistatina. Depois disso, troquei para iume agora apareci com duas aftas enormes na cavidade oral, bochecha e gengiva. Gostaria de saber se essas duas manifestações estão associadas ou ae elas podem ter a ver com anticoncepcional. Ando eatressada não sei ae há relação também. Nunca tive nenhuma penetracao sem camisinha, porém confesso que durante as preliminares ja houve contato sem a camisinha, você acha que pode ter haver com alguma dst.Perdi minha virgindade tem dois meses com um namorado maa não sei se ele tem algo e estou muito preocupada. Sei que tanto a afta quanto a cândida vaginal pode dar com a imunidade baixa e não paro de pensar nisso. Desculpa o incômodo e aguardo sua resposta, obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me parece que possa ser pelo quadro de estresse... deve manter o anticoncepcional... ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Olá, eu tomava Diane 35 porem houve uma.troca para o iume. Te perguntei aqui no site e você me disse para eu tomar precauções nos primeiros sete dias. Exatamente no sétimo dia tive um contato mais íntimo, porém sem penetravao, mas o meu namorado encostou o pênis na minha vulva e na entrada. Tomei o anticoncepcional durante todos os dias do mês, mas confesso que chegava atrasar entre 1 até 5 h todos os dias, pois chego em casa da faculdade tarde e tive dificuldade de manter o mesmo horário, mas sempre tomava. Terminei a cartela do iume, antes de terminar la no último comprimido, percebi minha calcinha suja muitooooo pouca com algo escuro, bem marrom emoreteado e essa quantidade se mantém durante toda oausa, porém nada de menstruação, de fluxo sabe. To preocupada demaaaais, vice acha que possa ter acontecido algo no sétimo dia? E isso é minha menstruação? Como risco de gravidez? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não me aprece que tenha riscos... deve manter, nas mudanças nossa menstruação pode não descer, pode fazer um teste para confirmar o que lhe estou dizendo... ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Olá, tomo o anticoncepcional iume. Gostaria de fazer três perguntas. A primeira, é que nunca consigo tomar o anticoncepcional no horário correto, chego em diferentes horários em casa durante a semana, deveria estar tomando ele as 6 da tarde. Mas o horário que tomo varia de 6 as 11 e meia da noite, porém tomo todos os dias. Corro risco assim? Segunda, o iume é um anticoncepcional de baixa dosagem, se q dosagem não for suficiente, corro risco? A terceira pergunta é sobre genérico, a última vez que fui na farmacia comprar me ofereceram um genérico e eu acabei comprando, pode confiar em genérico? Obrigada, aguardo resposta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode tomar com algumas horas de diferença, não tem riscos... desde que não atrase mais de 12 horas, pode confiar no genérico, desde que tome a pílula sem falhas está protegida, mesmo que tenha menor dosagem... ando por aqui, se precisar... :)

      Eliminar
    2. Olá, sou a mesma pessoa do comentário anterior. Meu último ciclo eu tomei o iume todos oa dias mas com esses pequenos atrasos, no último comprimido já estava descendo uma secreção amarronzada, antes da pausa. Isso é normal ou coloca em dúvida a eficácia da pílula para mim? E não corro risco variando o medicamento durante o dia em.torno de 5 h?com anticoncepcional é normal a secreção vaginal ficar mais grossa que um.ciclo normal?

      Eliminar
    3. Olá, sim pode acontecer, deve manter a pílula certinha... ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Olá. Tomo o Diane 35 à 2 meses e venho tendo muitas dores nas pernas. Se eu mudar pro Selene vou continuar sentindo as dores pela composição dos dois serem a mesma?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como são o mesmo, vai manter a dosagem, deve falar com seu médico para ele avaliar essas dores... é melhor... ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Diane, Selene ou diclin, qual causa mais trombose?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, são todos iguais, mesma dosagem e os mesmos hormônios... ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Olá...
    Gostaria de saber se tem diferença do Diane35 e dunia35? Pois o meu ginicologista me passou o diane35 fui comprar ele na versão genérica e me entregaram o dunia35 me falaram que é a mesma coisa e tem as mesmas funções.. será que posso confiar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é o mesmo, pode confiar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. Olá, bom dia! Esse mês troquei a ordem dos anticoncepcional. Em vez de começar a tomar pelos de cima, comecei pelos do final da cartela tem algum problema? Corro algum risco? Ou posso continuar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como têm a mesma dosagem, mesma cor, não tem riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  13. Olá, tomo micropil 20 e quero trocar pelo diane 35 devido à muitas espinhas. o diane tem eficácia como método contraceptivo? Estou com um pouco de medo da troca pois uso micropil há 10 anos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim tem acção anticoncepcional, não deve mudar sem conselho médico, diane 35 é muito forte... ando por aqui... :)

      Eliminar
  14. Ola!!! Mi ajuda to perdida, nos ultimos 3meses troquei de anticoncepcinal 3vezes 1 por mes, tomei Diane por 4anos agora em setembro ele nao estava segurando minha menstruaçao ai passei por uma ginecologista ii ela mi receitou MERCILON CONT tomei uma cartela, voltei no medico( tradicional) e pedi uma receita para anticoncepcional injetavel tomei no mes de novembro e dezembro to engordando e nao quero isso, estou pensando em voltar tomar o DIANE no mes que vem....tem alguma restriçao???
    Mi Ajuda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me parece que deveria seguir as indicações do médico e manter o que está fazendo, deve aguardar e dar tempo ao seu corpo, essas mudanças só complicam e confundem seu corpo, podendo dar ciclos bem alterados... ando por aqui... :)

      Eliminar
  15. Posso trocar o Selene pelo diane35? Corro risco de engravidar?
    Tomo Selene há anos e esse mês acabou e eu tenho Diane em casa !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode,tem a mesma composição e dosagem, basta iniciar a diane após os 7 dias de pausa... ando por aqui... :)

      Eliminar
  16. Boa noite. Tenho ovário policístico e tomava anticoncepcionais a base de estrogênio, mas no ano passado descobri um mioma e precisei iniciar o tratamento com progesterona. Não me adaptei e ainda estou com muita, muita acne. Posso voltar a tomar os anticoncepcionais com estrogênio? Pois creio que a acne seja um problema relacionado ao ovário. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ter que usar um anticoncepcionais com maior acção na acne, mas deve procurar seu médico para ele avaliar e escolher os mais adequados, ando por aqui... :)

      Eliminar
  17. Olá. Tenho ovarios polimicrocistico e preciso fazer o tratamento. Mas gostaria de optar por algo que nao vá afetar no meu peso. Gostaria de saber se o selene engorda?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, o aumento de peso que associamos aos anticoncepcionais tem maior relação com nossa dieta e restantes estilos de vida, deve conferir com seu médico se o selene é o mais indicado, não aconselho o inicio de selene sem falar com seu médico, ando por aqui... :)

      Eliminar
  18. O Selene ajuda na reposição hormonal no climaterio?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ajudar, mas não é habitualmente o mais indicado, por ter grande dosagem hormonal, só deve usar com indicação de seu médico, ando por aqui... :)

      Eliminar
  19. Eu tomo Diane a 5 anos, e normalmente a minha só desce no 5 a 7 dia de pausa, sei a cada organismo tem sua maneira, mais no meu caso é normal bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim me parece ser, como disse cada mulher reage de forma diferente, deve manter, ando por aqui... :)

      Eliminar
  20. Comecei a tomar o Selene e então quando a primeira cartela acabou eu não dei pausa,pois eu não sabia. E então eu comecei a tomar o Diane 35,corro algum risco?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem riscos de gravidez, deve fazer pausa de 7 dias, siga as indicações de seu médico, ando por aqui... :)

      Eliminar
  21. Comecei a tomar o selene mas me deu enxaqueca muito forte e sinusite isso é efeitos colaterais que li na bula então parei e comecei a tomar o Tamisa 20 ele é bom pra pele oleosa e acne? Tenho síndrome de ovários policisticos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve conferir com seu médico, existem outros anticoncepcionais com maior acção na pele, encontre no blog mais posts sobre o tema, ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Comecei a tomar ontem com quantos dias vou ver resultado na pele?

      Eliminar
    3. Olá, isso varia um pouco, ele inicia logo acção em sua pele, mas depende de muitos fatores, deve seguir as indicações de seu médico, em 4 meses deve notar os efeitos totais, ando por aqui... :)

      Eliminar
  22. Olá, minha namorada fez uso do Selene durante 2 anos, esse mês a Dr. Disse pra ela subtituir pelo ferane, pois é mais barato e possui a mesma dosagem. Ela seguindo rigorosamente todos os horários é possível engravidar fazendo s**** no primeiro mês do novo anticoncepcional? Mesmo sendo a mesma composição?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como manteve certinho não têm riscos, pode ficar tranquilo, devem manter certinho, ando por aqui... :)

      Eliminar
  23. Comecei a tomar selene minha pele ficou maravilhosa eu estava amando quando acabou a primeira cartela assim que minha menstruação desceu eu comecei a passar mal, senti dor de cabeça durante os 7 dias de pausa comecei a tomar o remédio pensei que ia passar mas não passou era uma enxaqueca muito forte, parei de tomar o selene na metade da segunda cartela descobri que eu estava com sinusite, minha pressão ficava alta. Só que antes eu tomava evanor ia fazer 4 anos, será que isso pode ser do selene?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ter alguma relação, seu corpo se estava adaptando, deve procurar seu médico para ele avaliar e sugerir um anticoncepcional, selene tem maior dosagem hormonal, ando por aqui... :)

      Eliminar
  24. Posso mudar de remédio e sentir efeitos colaterais um mês depois? Dizem que assim que toma já pode fazer efeitos colaterais

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode há risco na fase de adaptação, até 4 cartelas... deve manter e dar tempo ao seu corpo, siga as indicações de seu medico... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Mas no tempo de adaptação é normal eu ter efeitos colaterais? Ou efeitos colaterais significa que não me dei com o remédio?

      Eliminar
    3. Olá, é mais comum aparecerem, desde que o use sem falhas faz efeito... ando por aqui... :)

      Eliminar
    4. Com o tempo os efeitos colaterais somem?

      Eliminar
    5. Olá, isso pode variar de mulher para mulher, embora depois da fase de adaptação seu corpo deve estar totalmente adaptado e ai tem menos chances de ter, 3 a 4 cartelas depois, ando por aqui... :)

      Eliminar
  25. Comecei a tomar Diane 35 para o tratamento de ovário policístico. Tomei as 21 pílulas e estou na pausa de 7 dias. Minha menstruação ainda não veio e nem estou com os sintomas de que virá. Devo retomar no oitavo dia mesmo sem a menstruação descer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deve manter, desde que tome certinho não tem riscos de gravidez, ando por aqui... :)

      Eliminar
  26. Eu tomava anticoncepcional me deu efeitos colaterais eu parei ai comecei hoje de novo tomei a tarde e agora já tá querendo me da uma dorzinha de cabeça e agora?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter o anticoncepcional como seu médico indicou, não deve suspender por causa dos efeitos colaterais... ando por aqui... :)

      Eliminar
  27. Olá, faz um tempo que faço uso do ferane 35 e agora gostaria de mudar para outro. Tem algum que recomenda?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve conferir com seu médico qual o mais indicado, pois a escolha varia de acordo com muitas aspectos, se é para melhorar a pele por exemplo ou apenas para evitar a gravidez... ando por aqui... :)

      Eliminar
  28. Olá sempre tomei Selene, devo tomar algum cuidado se este mês tomar o Dunia 35!?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não precisa, pois têm a mesma dosagem e composição, pode ficar tranquila, ando por aqui... :)

      Eliminar
  29. Boa tarde, tomava Selene e engravidei no uso dele. Depois q minha filha nasceu continue tomando Selene ( minha filha ja esta com 3 anos ). Mas ha uns 6 meses meu ginecologista trocou meu remedio pelo Primera 30 e meu rosto encheu de bolinhas. Voltei nele e ele trocou pelo Diane 35 e meu rosto esta entupido de espinhas e bolinhas ( tipo de alergia). O que faço?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, mas está usando à muito tempo? deve manter o diane 35 pelo menos 4 meses para ver os efeitos, ele vai melhorar, pois tem a mesma composição e dosagem que o selene, ando por aqui... :)

      Eliminar
  30. Olá, gostaria de tirar uma dúvida. Li um artigo informando que o selene e o diane 35 são indicados para tratamentos de acne,pele oleosa etc. E que os mesmos não são indicados para serem usados como anticoncepcionais. Minha dúvida é se posso continuar tomando minha injeção anticoncepcional( mesygina) e tomar o selene para combate de acnes na pele. Tomando os dois medicamentos cortaria o efeito um do outro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não deve associar dois anticoncepcionais ou medicamentos hormonais sem conselho médico... é grande a dosagem hormonal, especialmente com esses medicamentos, selene e diane... ando por aqui... :)

      Eliminar
  31. Olá, tem problema de variar entre selene e diane? um mês tomo selene no outro diane pois geralmente ganho esses medicamentos. Tem algum risco?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem... como são iguais pode trocar, ando por aqui... :)

      Eliminar
  32. Doutor eu tomei o Diane 35 a 8anos e parei a 4anos para engravidar como ainda n engravidei e de três meses pra cá eu comecei a sentir muitas cólicas e resolve volta a tomar anticoncepcionalestou tomando o selene pq qdo eu tomava n sentia cólicas,porém tô na metade da cartela e estou enjoos do muito,estou tomando certinho e sempre na hora q vou deita anoite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ao iniciar selene seu corpo teve que se adaptar novamente, nao vai conseguir engravidar tomando selene, deve fazer consulta com seu médico, ando por aqui... :)

      Eliminar
  33. Oi, em fevereiro tomei pela primeira vez antoconcepcional, fui indicada pra tomar perlutan (minha menstruação desceu 3 vezes em 1 mês), fiz uma pausa de 2 meses e comecei a tomar noregyna (porém senti cólicas durante todo o mês) daí parei de novo, agora quero tomar diane 35. Tem algum risco de começar a cartela mesmo sem estar no ciclo menstrual?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve conferir com sua médica se deve usar o diane 35, pois tem grande dosagem hormonal e nao deve ser usado unicamente para proteger da gravidez, ando por aqui... :)

      Eliminar
  34. Olá, eu estou na segunda cartela do selene, e minha menstruação não para de descer, foi assim na primeira cartela também. Acho que meu organismo não aceitou, se eu mudar para o diante, pode acontecer a mesma coisa ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve falar com seu médico para ele avaliar e prevenir a anemia... ando por aqui... :)

      Eliminar
  35. Olá, tomei o anticoncepcional diane 35 por 1 ano e meio e a mais ou menos 6 meses atrás tive muitas enxaquecas, se mudar para o selene terei o mesmo problema?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deve ter, pois tem a mesma dosagem, fale com seu médico... as enxaquecas deve ser avaliadas... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.