Como tomar a selene® (etinilestradiol 0,035 mg + acetato de ciproterona 2,0 mg)


O selene® é um medicamento hormonal (etinilestradiol + acetato de ciproterona), com a composição - etinilestradiol 0,035 mg e acetato de ciproterona 2,000 mg, contém em cada cartela ou blister 21 comprimidos ou drageias. Outros excipientes - povidona c-15, lactose, amido de milho, celulose microcristalina, crospovidona, aerosil 200, laurilsulfato de sódio, estearato de magnésio, opadray, corante laca eritrosina, dióxido de titânio, corante laca crepúsculo, goma laca.

Caixa de selene - 21 comprimidos

Como tomar o selene®

O selene® só deve ser tomado com indicação médica, para iniciar o selene® deve esperar pela menstruação e no primeiro dia começar a cartela ou blister, tomando durante 21 dias sem interrupção, após os 21 dias deve fazer uma semana de pausa (7 dias) durante os quais surgirá a menstruação, ao oitavo dia (8º dia) deve iniciar nova cartela ou blister.



O selene® está indicado no tratamento de acne, seborreia, pele e cabelo oleosos, alopécia androgênica e excesso de pêlos, o selene® também protege de uma gravidez indesejada.

Embora proteja de uma gravidez não desejada, não deve ser mantida como pílula anticoncepcional, pois tem uma elevada dosagem de estrogénios, um tratamento com selene® deve durar, no máximo, 4 a 6 meses (ciclos). Fale com seu médico.

Como tomar a selene® (etinilestradiol 0,035 mg + acetato de ciproterona 2,0 mg)
Efeitos secundários ou adversos da selene®

Efeitos secundários ou adversos frequentes de selene® - náuseas, dor abdominal, dores de cabeça, aumento de peso, depressão de humor, alteração de humor, dor na mama e tensão mamária.

Efeitos secundários ou adversos pouco frequentes de selene® - rash, urticária, diminuição da libido, retenção de líquidos, vómitos e diarreia.

Efeitos secundários ou adversos raros de selene® - intolerância às lentes de contacto, diminuição do peso, aumento da libido e corrimento vaginal e corrimento mamário.

Como tomar a selene® (etinilestradiol 0,035 mg + acetato de ciproterona 2,0 mg)

Os esquecimentos e atrasos de selene®

Os atrasos na toma de selene® só interferem com sua acção anticoncepcional se forem maiores de 12 horas.

Os esquecimentos e atrasos de selene® (de mais de 12 horas) podem então alterar sua protecção, para estar protegida e repor a eficácia de selene® deve, se for na primeira e segunda semana da cartela, tomar o comprimido assim que se lembre (mesmo que tome dois juntos), manter o anticoncepcional na hora habitual e se proteger nos 7 dias seguintes. Se for na terceira semana da cartela, deve tomar o comprimido assim que se lembre e se proteger até ao 7° comprimido da cartela seguinte, que pode iniciar após a pausa habitual (pausa de 7 dias) ou no 1° dia de sua menstruação.

Como tomar a selene® (etinilestradiol 0,035 mg + acetato de ciproterona 2,0 mg)



Selene®, os vômitos e a diarreia

Os vômitos e diarreia podem interferir com a acção anticoncepcional de selene®, se ocorrerem nas 4 horas seguintes à toma do comprimido. Caso tenha um vômito ou diarreia nesse período, para manter a protecção da gravidez, deve tomar outro comprimido de uma cartela suplente.

Contra-indicações para o uso do selene®: doenças tromboembólicas, enxaquecas, diabetes mellitus, doença de fígado, hemorragias vaginais, tumores endócrinos, gravidez, aleitamento, entre outras. Não deve ser utilizada nos homens.


Medicamentos que podem interferir com selene®


Alguns medicamentos podem interferir com a acção contraceptiva de selene® tais como: fenitoína, barbitúricos, primidona, carbamazepina, rifampicina, topiramato, hipericão, penicilinas, ciclosporinas, entre outras. O selene® pode alterar alguns valores de análises sanguíneas.

Descubra outros medicamentos com a mesma dosagem e composição hormonal de selene®: diclin®, artemidis 35®, diane 35® e ferane 35®. Agora que já sabe mais um pouco sobre o selene® pode comentar e partilhar este post, obrigado... 😊



Descubra alguns posts relacionados