quinta-feira, novembro 19, 2015

Risco de trombose (tromboembólico TEV - embolias) dos adesivos hormonais (Evra®, Lisvy® ou Apleek®)

Risco de trombose (tromboembólico TEV - embolias) dos adesivos hormonais (Evra®, Lisvy® ou Apleek®)

O risco de tromboembolismo venoso - TEV está aumentado nas mulheres que usam anticoncepcionais hormonais combinados. O risco de tromboembolismo venoso tem como padrão os anticoncepcionais com levonorgestrel.

Adesivo hormonal

Nos dias de hoje sabemos que o risco de tromboembolismo está aumentado no primeiro ano de uso, razão pela qual não sugiro que se faça pausas para descanso, especialmente nas primeira 4 semanas de uso, em mulheres fumadoras, com hipertensão, obesas, com antecedentes familiares, com mais de 35 anos, com enxaqueca, após cirurgias (que necessitam de imobilização prolongada) e outras doenças como: cancro, lúpus eritematoso sistémico, síndrome hemolítica urémica, doença de Crohn, colite ulcerosa, diabetes mellitus, doença cardíaca valvular e fibrilhação auricular.

Risco de trombose (tromboembólico TEV - embolias) dos adesivos hormonais (Evra®, Lisvy® ou Apleek®)

O risco de trombose e embolia associado ao uso do adesivo hormonal está realmente aumentado, é o dobro do risco dos anticoncepcionais com levonorgestrel. O que se traduz na ocorrência de 6 a 12 acidentes tromboembólicos, num ano, em cada 10.000 mulheres que utilizam o adesivo hormonal.

Deve parar de usar o adesivo hormonal?

Não deve parar sem falar com seu médico, que ao lhe sugerir um anticoncepcional hormonal combinado (o adesivo hormonal) avalia os riscos e pondera os benefícios, como estes superam os riscos sugere esse tipo de tratamento (vantagens da pílula anticoncepcional). O importante é mudar seus hábitos para não ter mais riscos de trombose.

Se lembre que o numero de acidentes tromboembólicos previstos é inferior ao número previsto de acidentes em mulheres grávidas (gravidez) e após um parto.

Fontes bibliográficas
Partilhe

8 comentários:

  1. Olá, No mês passado comecei a tomar a pílula, após a pausa dos 7 dias, retomei a segunda carteira; ou seja, até ao momento tomei 1 semana completa da 2ª carteira. Se parar hoje de tomar a pílula, o período desce dentro de poucos dias ou segue o seu ciclo até ao fim e só desce no equivalente ao tempo do tempo da carteira?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode descer, mas o mais comum é desregular devido à interrupção... deixa de estar protegida, ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Tomo a minigeste e na terça feira tomei as 19:18 e no dia anterior tomei as 7 e 20, estou na primeira semana, devo usar preservativo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim como teve um atraso de 12 horas é melhor se proteger nos próximos 7 dias... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Olá tive corrimento castanho a duas semanas tive durante uma semana inteira depois parou, passado 3 dias tinha que parar a pílula para fazer pausa não veio período até agora, posso estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se tomou certinha não tem riscos... me parece que possa ser um efeito do anticoncepcional, pode fazer um teste se acha que tem chances... ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Qual anticoncepcional que não dá trombose venenosa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, todos os anticoncepcionais hormonais combinados têm riscos, vou publicar um post sobre no blog, ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.