21 de fevereiro de 2016

Depomês® (25 mg acetato de medroxiprogesterona + 5 mg cipionato de estradiol)


O depomês® é uma suspensão injetável que tem na sua composição 25 mg/mL de acetato de medroxiprogesterona + 5 mg/mL de cipionato de estradiol (outros excepientes: macrogol, polissorbato 80, cloreto de sódio, álcool benzílico e água para injetáveis), que está indicado na prevenção da gravidez.

Como usar o anticoncepcional depomês®

O anticoncepcional depomês® deve ser aplicado, pela primeira vez, entre o primeiro e o quinto dia do ciclo menstrual, devendo as aplicações seguintes serem feitas no mesmo dia de cada mês (aplicação mensal na região glutea, por um profissionais de saúde credenciado), independentemente das datas de suas menstruações.

Reações adversas do anticoncepcional depomês®

Como todos os medicamentos depomês® pode causar algumas reações adversas, podendo ocorrer de forma comum, rara e muito rara.

Reações comuns do anticoncepcional depomês®: sangramento no meio do ciclo e alterações do padrão menstrual.

Reações raras do anticoncepcional depomês®: falta de menstruação, náuseas, vômitos, dores de cabeça e alteração do peso corporal

Reações muito raras do anticoncepcional depomês®: acne, hirsutismo, mastalgia, mastodinia, alterações metabólicas, hepatopatias e irritabilidade.

Interações medicamentosas com o anticoncepcional depomês®: fenitoína, barbitúricos, primidona, carbamazepina, rifampicina, oxcarbazepina, topiramato, felbamato, griseofulvina, hipericão, penicilinas e tetraciclinas.

Fontes bibliograficas
anvisa.gov.br

6 comentários:

  1. Olá, Edgar! Sempre leio seu blog e vejo que muitas mulheres recorrem a você para tirar dúvidas. Chegou a minha vez de perguntar, tenho bastante dúvidas. 1)Masturbação é um empurrãozinho para a menstruação que está demorando pra descer? 2) Uso Yaz, mas como estou de férias, dificilmente tomo no mesmo horário, tenho tomado às vezes às 17, algumas às 18 e outras às 19. Isso pode prejudicar a eficácia dela? 3) Não sinto prazer....nunca encosto na extremidade, será que corremos risco? Vale dizer que ele libera o liquido lubrificantes mas ele fica muito longe da entrada. O fato é que minha menstruação deve descer no domingo ou na segunda. Aqui no Brasil é Domingo, mas até agora nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se usa o yaz certinho não tem riscos de gravidez estão protegidos, a menstruação pode não vir é um dos efeitos do anticoncepcional... a masturbação não empurra a menstruação... se precisar ano por aqui... :)

      Eliminar
  2. Ola, uso depomês a dois meses (estou indo para a terceira aplicação), no segundo mês tive r***** sem p*****, porém não teve a e**** d**** (c****), queria saber se há riscos de uma gravidez indesejada. (Na primeira aplicação do anticoncepcional, após dez dias tbm tive r**** d**** e desceu normalmente).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, como tem usado certinho não tem riscos, está protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Tinha ficado com muito medo, pensando que teria riscos de uma gravidez não desejada, então tomei um PDS (no primeiro mês de aplicação, logo menstruei como expliquei antes), no segundo mês tive r**** sem p***** e apliquei certinho a segunda dose, o pds não afetou em nada? Ele não interfere o efeito do depomês?

      Eliminar
    3. Olá, não interfere, o importante é manter certinho, ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.