Depomês® (25 mg acetato de medroxiprogesterona + 5 mg cipionato de estradiol)


O depomês® é uma suspensão injetável que tem na sua composição 25 mg/mL de acetato de medroxiprogesterona + 5 mg/mL de cipionato de estradiol (outros excepientes: macrogol, polissorbato 80, cloreto de sódio, álcool benzílico e água para injetáveis), que está indicado na prevenção da gravidez.

Como usar o anticoncepcional depomês®

O anticoncepcional depomês® deve ser aplicado, pela primeira vez, entre o primeiro e o quinto dia do ciclo menstrual, devendo as aplicações seguintes serem feitas no mesmo dia de cada mês (aplicação mensal na região glutea, por um profissionais de saúde credenciado), independentemente das datas de suas menstruações.

Reações adversas do anticoncepcional depomês®

Como todos os medicamentos depomês® pode causar algumas reações adversas, podendo ocorrer de forma comum, rara e muito rara.

Reações comuns do anticoncepcional depomês®: sangramento no meio do ciclo e alterações do padrão menstrual.

Reações raras do anticoncepcional depomês®: falta de menstruação, náuseas, vômitos, dores de cabeça e alteração do peso corporal

Reações muito raras do anticoncepcional depomês®: acne, hirsutismo, mastalgia, mastodinia, alterações metabólicas, hepatopatias e irritabilidade.

Interações medicamentosas com o anticoncepcional depomês®: fenitoína, barbitúricos, primidona, carbamazepina, rifampicina, oxcarbazepina, topiramato, felbamato, griseofulvina, hipericão, penicilinas e tetraciclinas.

Fontes bibliograficas
anvisa.gov.br