30 de abril de 2016

Efeitos secundários da pílula azalia®

A pílula azalia® é um anticoncepcional progestagénio indicado na prevenção da gravidez, devido à sua composição progestagénica, desogestrel, é um anticoncepcional indicado na prevenção da gravidez nas mulheres que estão a amamentar.

A pílula azalia®

A pílula azalia® tem cerca de 75 microgramas de desogestrel em cada comprimido. Como todos os medicamentos pode causar alguns efeitos adversos na mulher, especialmente na fase inicial de adaptação (até 4 cartelas).

Efeitos secundários possíveis da pílula azalia®

Efeitos secundários possíveis da pílula azalia® frequentes (podem afetar até 1 em cada 10 mulheres utilizadoras):
  • alteração de humor
  • diminuição do desejo sexual
  • dor de cabeça
  • náusea
  • acne
  • dor mamária
  • menstruação irregular
  • ausência de menstruação
  • alterações do peso corporal

Efeitos secundários possíveis da pílula azalia® pouco frequentes (podem afetar até 1 em cada 100 mulheres):
  • infeção vaginal
  • dificuldade em utilizar lentes de contacto
  • vómitos
  • perda de cabelo
  • menstruação dolorosa
  • quisto do ovário
  • cansaço
Efeitos secundários da pílula azalia®

Efeitos secundários possíveis da pílula azalia® raros (podem afetar até 1 em cada 1.000 mulheres utilizadoras):

Fontes bibliográficas
infarmed.pt

121 comentários:

  1. Doutor tomei por engano dois comprimidos da pílula cerazzette na mesma noite. Tem mal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem mal... continua protegida, mas pode notar alguns efeitos como escapes, dor nas mamas ou inchaço da barriga... mantenha e se precisar ando por aqui. :)

      Eliminar
  2. Doutor, alguns dias atrás tomei antibiótico em que um dos efeitos era diarreia, andei alguns dias assim, num desses dias, à noite, tomei a pilula e passadas 3h senti vontade de ir ao wc defecar, mas não fui porque acabei por adormecer, depois passados uns 45 minutos acordei com a mesma vontade, mas adormeci, e não houve expulsão das fezes . Passadas umas horas, defequei e eram fezes líquidas. Ja tinham passado mais de 10h da toma...A pílula perdeu o efeito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como passaram mais de quatro horas não tem riscos... mantenha a pílula e se precisar ando por aqui. :)

      Eliminar
  3. Doutor tenho tido uma espécie de escapes sanguíneos desde que tomo esta pílula. Aparecem-me apenas um pouco de sangue claro apenas quando me limpo, exporadicamente. Além disso, não tenho menstrução e já vou na segunda carteira. É normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer... deve manter a pílula e aguardar, é comum ela causar isto devido à sua composição hormonal... ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Olá dr. Eu tomo está pílula sinto me com mamilos a doer me.. estou enchada da barriga.. eu engordei vou meter aparelho no braço tenho medo de ficar mais gorda.. podia me ajudar k devo fazer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter esta pílula mais um tempo antes de dar esse passo de colocar o implante... ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Bom dia sernhor Doutor tenho um mioma de 8 cm na zona fundica estou a tomar a pilula azalia à cerca de um mês para ver se o mioma reduzia desde que toma a pílula tenho perdas de sangue ligeiras e algumas dores na barriga eu gostava de saber esta é causada pela pilula ou pelo mioma sr Doutor ainda posso engravidar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve ser causado pela pílula, é comum acontecer isso devido à sua composição hormonal, deve manter a pílula e aguardar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Olá Doutor Carlos.. Gostaria de tirar uma dúvida,qual desses anticoncepcional trata melhor quem tem microcisto e enxaço no corpo Qual melhor iumi ou yasmim?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, tem a mesma composição hormonal, sua acção é semelhante, fale com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Boa noite Dr.
    Tomo a Azalia e amamento há 9 meses, mas há 2 dias que sinto desconforto e perdas de sangue, também tenho tido muita perda de cabelo, devo continuar a tomar esta pílula?? Desde já muito obrigado pela atenção

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deve, pois está a amamentar e está é a pílula aconselhada... deve manter e aguardar, como toma à 9 meses e somente à 2 dias nota alterações a causa deve ser outra... ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Ola. Tenho 47 anos e receitaram-me esta pilula. Estou em duas carteiras e ainda nao vi a menstruação. Meu medo é engravidar-me com ela, com a minha idade. Diga-me alguma coisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é normal não menstruar com ela devido à sua composição hormonal, deve manter, o importante é manter certinha e não fazer pausas entre as cartelas... ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Olá tenho 24 anos e pela terceira vez mudo de pílula . Da primeira vez deu-me perdas de sangue durante um mês então a médica receitou-e a Minulet que usei durante 5 anos, da segunda vez foi devido a uma perda grande de cabelo e a médica receitou a Belara que usei por mais 3 anos e agora a minha médica receitou me a Azalia mas como é uma mini pilula tenho receio de engravidar e de não ter mestruação ou ter muitos dias sem saber quando vem. Nunca esqueço de tomar e a mestruação vem sempre certinha e não uso peservativo pois eu e o meu parceiro fizemos exames e estava tudo bem. Agora estou com medo não sei que fazer...
    obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode não menstruar com a azalia, mas desde que a tome sem falhas, todos os dias e sem pausa entre as carteiras, está protegida, sua eficácia é semelhante... pode confiar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Boa tarde doutor.
    Iniciei este mes a toma da pílula azália a fim de futuramente colocar o implante... O problema e que sinto fortes dores mamarias os peitos aumentaram e os mamilos estão hiper-sensiveis... Tambem sofri bastantes alterações de humor sendo que qualquer coisa me emociona. A minha dúvida é se estes efeitos serão permanentes ou se com o passar do tempo deixam de existir? E quando passar a ter o implante no braço tambem sentirei estes efeitos? Obrigada pela atenção!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter para ver se seu corpo se adapta... depois desta fase inicial pode melhorar... se mantiver estas alterações não é aconselhado optar pelo implante... ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Boa noite
    Tomo a 2 meses tenho 22 anos e não tenho menstruação e normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é normal, pode estar meses sem menstruar e depois ter um sangramento mais prolongado, é efeito da sua composição hormonal... mantenha certinho... ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. bom dia doutor. ja tomo a azalia à quase um mes (sem pausas) e estou com um pequeno sangramento isto implica que posso engravidar? tambem noto que o meu peso aumentou um pouquinho....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se tomar certinho e não fizer pausas entre as carteiras não tem riscos de gravidez, a pílula pode causar esse tipo de escapes ou sangramento... mantenha e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  13. Bom dia,
    Tomei a azalia durante 10 meses. Durante esse período de tempo tive sangramentos ligeiros e ocasionais. Há dois meses deixei de tomar a azalia, mas, desde então, não tenho tido o período. Pelo menos não sei se se pode dizer que perder não mais do que meia dúzia de gotas de um líquido acastanhado possa ser considerado período. Quando chega a data prevista da vinda do período tenho os típicos sintomas associados ao mesmo, mas depois a perda de sangue é irrisória, praticamente inexistente.
    Há cerca de três semanas atrás consultei um ginecologista, que disse que estava tudo bem comigo. Não lhe falei sobre esta questão do período, ou da ausência dele, pois pensei que o ter tido pouca perda naquele mês se devesse ao facto de ter apenas deixado de tomar a pílula. Agora que é já o segundo mês que isto acontece, começo a ficar um pouco preocupada, pelo que gostaria de saber se me pode ajudar ou aconselhar.
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é comum acontecer isso por ter parado, deve se proteger, pois pode engravidar e esperar que seu corpo reponha o ciclo natural como tinha antes de usar a pílula... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Olá doutortenho 45 anos e tomar esta pílula por causa de ter a tensão alta. Tomo está pílula à um mês gostaria de saber desde quando eu posso estar a vontade sem engravidar e esquecendo de tomar uma pastilha e tomar junto com a do dia a seguir altera alguma coisa obrigada

      Eliminar
    3. Olá, se toma à um mês está protegida, se esquecer um dia, deve repor o comprimido e se proteger nos 7 dias seguintes, ando por aqui... :)

      Eliminar
  14. Boa noite,

    Gostaria de saber uma informação se possível.
    Tenho 21 anos e comecei a tomar a pílula para não menstruar há mais ou menos 5 anos e desde aí nunca parei. A minha pílula era a cerazette, só que a minha medica mudou-me para a azalia faz umas 4/5 semanas e há 2 semanas comecei a ter dor na barriga, não sei ao certo mas parece ser nos ovários e tenho muitos gases embora consiga defecar. Será que estou a ovular? Isso é possível?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não é possível, desde que tome sem falhas continua protegida... não tem riscos... mantenha e confie, ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. E o desconforto será efeito da pílula?

      Eliminar
    3. Olá pode ter alguma relação embora não seja comum pois é o mesmo tipo de pílula... algumas mulheres me referem isso... deve manter e aguardar... ando por aqui. :)

      Eliminar
  15. Olá Doutor, sou mãe de um bebé de 3meses e meio e amamento. Tomo a pilula azalia há 2meses sempre entre as 21h e a 1h todos os dias. Eu e o meu companheiro não usamos outro contracetivo, no entanto já há dois dias que sinto dor na mama até me custa amamentar, faz m lembrar quando engravidei da minha filha fiquei com muita sensibilidade mamária, será que voltei a engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ao tomar dessa forma está protegida, a dor pode ter alguma relação com a pílula, mas o mais certo é ter relação com a amamentação, tem a mama encaroçada, a dar menos leite, com dor ou vermelha? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  16. Olá, sim esta um pouco vermelha à beira do mamilo, e tenho dor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, deve mesmo ter relação com a amamentação, nessa parte está encaroçada? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  17. sim a nível do toque está diferente :( obrigado

    ResponderEliminar
  18. ao tocar está diferente em relação há outra mama. obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, mas ao apertar tem um caroço? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  19. Boa tarde, tenho uma dúvida. Tenho um bebé de 4 meses e estou a amamentar. Tomo a pílula azalia há 3 meses. No primeiro mês tive perda de sangue normal pois foi a adaptação à pílula, mas hoje veio uma perda de sangue. Nao é muita quantidade mas fiquei preocupada, pois a enfermeira disse-me que não teria menstruação durante a amamentação e a toma da pílula. Mas visto que também não consigo tomar sempre à mesma hora (o que me aconselharam) fiquei com a dúvida se há possibilidade de ter engravidado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, esses efeitos são normais, a pílula azalia pode causar esse tipo de perda, deve manter, isto se deve à sua composição hormonal... ando por aqui... :)

      Eliminar
  20. Doutor, o meu bebé tem 5 meses e meio, agora estou com urticária (coisa que nao me lembro de ter antes) e náuseas cada vez mais e mais fortes, eu pensava que era uma alergia a alguma coisa que comi, mas já passou demasiado tempo, ja perdi a conta, mais de 1 mês. Fui ler a bula e percebi que tive muitos dos efeitos secundarios, como infeção vaginal, aumento de peso, perda de cabelo. O pior é este mau estar e a comichão, desconfio da pilula, não vejo outra razão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, deve manter e se continuar tendo esses efeitos deve falar com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  21. Ola tomava a pílula cerazette mas a minha medica deu me , azalia a 1 semana estou com dor de barriga e sangramento escuro é normal ?! Será o meu corpo a adaptar se !?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, deve manter, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  22. Ola dr, tomo azalia á 4 meses e meio, desde que o meu filho nasceu, o que acontece é que até hoje tenho sangramento marrom em pouca quantidade, que teima a não passar, passa 2 ou 3 dias e torna a vir, estou a amamentar, sera normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é comum aparecer devido à composição hormonal, se notar mau odor deve procurar seu médico, ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Dr tomo azalia esqueci uma posso estar grávida amamento. Minha bebê tem 15meses?

      Eliminar
    3. Olá, sim tem riscos, deve se proteger nos próximos 7 dias... ando por aqui... :)

      Eliminar
  23. Bom dia. Estou no sexto mês da toma da Azalia. primeiro período foi normal, segundo mes, segundo mês tive 15 dias com período quando por norma só tinha 4 dias máximo. Depois um mês sem período é este último começou com pequenas perdas de sangue durante uma semana depois 5 dias de período normal agora contínuo com perdas de sangue. O quê e chato porque acordo não tenho nada passado umas horas lá está ele volta. Depois desaparece. Isto é normal??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, pois seu corpo tem que se adaptar a esta pílula com composição hormonal diferente, ando por aqui... mantenha :)

      Eliminar
  24. Boa tarde, tomo a pílula azalia , a três meses, e coisa de duas semanas comecei a ter enjoos , tudo o que como fico maldisposta, será que eu posso estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, tem tomado certinho, todos os dias e sem pausa entre as cartelas? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  25. Boa noite. Comecei a tomar azalia porque nao me dou bem com as pilulas convencionais. Comecei ha 2 semanas e desde entao nao paro de menstruar. Basta usar pensinhos diarios mas quando é que isto ira parar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, isso pode acontecer, é um efeito, se mantiver o sangramento ou nota que o fluxo está aumentando deve falar com sua médica, mantenha... ando por aqui... :)

      Eliminar
  26. deixei de tomar azalina a duas semanas mas sinto dor mamaria com se estivesse com subida de leite isso é normal, continuamente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ter relação com a interrupção, ao parar deixou de estar protegida, ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. tambem tenho dor nos ovarios e a dor mamaria continua sera que posso estar gravida

      Eliminar
    3. Olá, podem ser efeito da pílula, ela pode causar isso... ando por aqui... :)

      Eliminar
  27. Boa Noite, eu comecei a tomar a pilula Azalia pela primeira vez no dia 24 de janeiro e depois disso tive relações com o meu namorado sem proteção, apareceu-me sangue no 1 até ao dia 4 de fevereiro e depois no dia 13 a 18 de fevereiro, depois disto no dia 2 e 21 apareceu me corrimento acastanhado e hoje dia 27 apareceu-me uma coisa viscosa escura o que poderá originar isto ?
    Posso estar grávida ou é o organismo a habituar-se à pilula visto que é a primeira vez que estou a tomar ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tive relações já tinha passado mais de 7 dias desde que tomava a pilula

      Eliminar
    2. Olá, deve ser o organismo, iniciou no 1° dia da menstruação? Quantos dias depois teve relação? Ando por aqui... :)

      Eliminar
    3. Não, comecei no ultimo dia da menstruação, foi o que a minha ginecologista disse para fazer !! Tive relações já tinha passado mais que uma semana desde que tomava a pílula

      Eliminar
    4. Olá, com uma semana de azalia já estava protegida, ando por aqui... :)

      Eliminar
  28. Olá, dr, tomo a azalia desde que a minha bebé tinha seis semanas. Já vai fazer oito meses e nunca mais tive menstruação, nem nenhum tipo de perda. Em termos de humor, sinto-me muito mais sensível (poderá ser também devido ao facto de ser Mãe?) e ainda não recuperei o desejo sexual. O meu cabelo também continua a cair. Será da pílula? Sinto-me tentada em deixar de a tomar. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter a azalia, pois como está amamentando (penso que deve ainda estar), é a mais indicada, a falta de desejo pode ter outras causas, pois nesta fase da vida a mulher é meia complicada... :) fale com seu médico, ando por aqui... :)

      Eliminar
  29. Bom dia Dr, tomo Azalia desde Novembro 2016 e até agora continuo com ciclos menstruais muito desregulados e dolorosos, o que não acontecia antes de tomar. Devo mudar de pílula? Esta foi aconselhada pela minha médica porque tenho tendência a ter tensão arterial elevada. Mt obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter e dar mais um tempo ao seu corpo, se mantiver fale com sua médica, antes de interromper, é melhor, ando por aqui... :)

      Eliminar
  30. Não sei como fazer perguntas aqui.Mim ajudam por favor.

    ResponderEliminar
  31. Olá doutor comecei a tomar a pílula quando me veio o período e fiz sem protecção mas fiz na altura do período não se fica grávida na altura do periodo? Estou a tomar a pílula a duas semanas e tem me doido muitos os peitos e normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, mas iniciou no primeiro dia e manteve? Após 7 dias de pílula já estava protegida, me explique melhor como iniciou... ando por aqui... :)

      Eliminar
  32. Boa tarde doutor nunca tomo a pílula à mesma hora e ontem ainda por cima esqueci me de tomar posso engravidar assim. Tomo está pílula pois tenho um linfedema e não posso tomar outra. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se esqueceu tem riscos, deve manter a pílula e se proteger nos 7 dias seguintes, após um esquecimento precisamos de 7 dias seguidos de pílula para estar novamente protegidos, ando por aqui... :)

      Eliminar
  33. Olá doutor,ando a tomar a pílula de amamentação azalia,eu antes de a tomar eu já tinha pouco leite ando a dar suplemento ao meu filho mas desde que tomo a pílula tenho notado que o meu leite têm enfraquecido.Ja ando a tomar a pílula à 10 dias contando com o dia de hoje.Será que devo deixar de tomar a pílula e por o implante?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter a pílula, para já, parece-me que a causa da diminuição seja outra que não a pílula, as causas mais prováveis podem ser menos mamadas (tem aumentado o suplemento?), beber poucos líquidos, menos mamadas durante a noite.... algumas destas situações aconteceu? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  34. Bom dia Doutor. Iniciei Azalia há 3 semanas mas à quase 1 semana que ando com diarreia. Será um efeito secundário da mudança de pílula?
    Neste caso a pílula perde o efeito? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se a diarreia acontecer nas 4 horas seguintes à toma da pílula tem riscos, ele acontece quando, como toma à 3 semanas e começou à 1 semana a causa nao deve ser a pílula, ando por aqui... :)

      Eliminar
  35. Ola tomo esta pílula a +ou- 6 meses desde de que a minha filha nasceu, mas ja nao estou a amamentar, sempre me senti bem até que a 1mes atras comecei a ter perda de corrimento acastanhado durante mais ou menos 2semanas as vezes tinha mesmo sangue ao limpar mas agora ora parece periodo ora é só corrimento com sangue e ja ando nisto a quase um mes ora corrimento ora periodo.... é normal ou devo parar de tomar esta pilula? Ou é normal isto acontecer e durante tanto tempo? Começo a ficar preocupada se será mais alguma coisa que não a pilula.... obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, é pouca a quantidade desse corrimento? Nota mau odor? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  36. Ola doutor comecei a tomar a azalia a 1 mes e meio mais ou menos e esta semana tenho tido tonturas, e de cez enquando vejo tudo a roda sem fazer levantamentos bruscos. Sera da azalia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, a causa deve ser outra, deve falar com seu médico para avaliar as questões do equilíbrio, tensão (causas mais comuns, entre outras... mantenha a pílula azalia, ando por aqui... :)

      Eliminar
  37. Olá dr. tomo a pilula azalia à 1 mês e tenho tido r****** sem preservativo tenho riscos de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se toma sem falhas nao tem riscos, está protegida, ando por aqui... :)

      Eliminar
  38. ola doutor, tomo azalia a um mês e agora comecei a ter r***** sempre sem outra proteção, corro algum risco de engravidar? tomo a pílula quase sempre a mesma hora

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se toma sem falhas, todos os dias certinho, nao tem riscos, está protegida, ando por aqui... :)

      Eliminar
  39. Ola doutor fui mae dia 27 fevereiro tomo a azalia ha quase dois meses e o periodo e muito irregular umas vezes vem mais claro outras mais escuro sinto me com muito sono e nauseas eu tomo todos os dias a mesma horas mas ja aconteceu tomar umas horas mais tarde
    Acha que havera possibilidade de estar gravida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ao tomar dessa forma, todos os dias, sem pausa entre as carteiras e com atrasos (menores que 12 horas), nao tem riscos, está protegida... ela pode causar essas variações menstruais... mantenha, ando por aqui... :)

      Eliminar
  40. Olá doutor boa noite. Fui mãe dia 01 de fevereiro deste ano, está quase a completar 3 meses que tomo a azalia, contudo faz mais ou menos 2 semanas que comecei a ter naúseas e má disposição. Fiz entretanto um teste de fármacia para descango de consciência e deu negativo. Deve ser efeito secundário, mas é normal aparecer a fim de quase 3 meses da toma da pilula? Sinto também que estou mais inxada na parte do estomago. E tenho dor de cabeça constante desde o inicio da toma, por vezes durmo e acordo com dor de cabeça. Existira alguma outra pilula que possa tomar para ver se consigo me sentir melhor? Desde já obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim podem ser efeitos da azalia, que deve manter certinha, e esperar que seu corpo se adapte, ainda está na fase de adaptação, ando por aqui... :)

      Eliminar
  41. Boa noite Dr. Tenho um menino de 2 anos que ainda mama mas só agora comecei a toma de azalia(ainda não fez um mês) mas antes de a tomar andei 3 meses com um corrimento castanho escuro. Agora já à 1 semana que tenho a menstruação mas com muito fluxo. Antes de ter o meu filho tive ovarios policísticos mas depois de o ter desapareceram. Será que poderei ter novamente? E ter muito fluxo é pela adaptaçao da pilula???
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim o fluxo pode ter relação com a pílula, que deve manter como seu médico indicou, se continuar tendo ou o fluxo aumentar deve procurar seu médico, para já, mantenha, ando por aqui... :)

      Eliminar
  42. Boa noite doutor, estou a tomar a azalia a quase 1 mês, comecei logo no primeiro dia da menstruação depois da pausa da minigeste, tomo quase sempre a mesma hora, entre as 22:30/24:00, tenho a mesma protecção que tinha com a minigeste?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim tem, desde que tome certinha, sem pausa entre as cartelas, ando por aqui... :)

      Eliminar
  43. Bom dia Dr.
    Por indicação médica, comecei a tomar Azalia á quase 3 meses, isto é, vou na 3carteira, sem interrupções, para não me vir mais o período, acontece que desde que comecei a tomar até hoj, tenho de andar sempre de penso, pois estou sempre com fluxo, menor mas ainda não parou. O que faço? É normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer isso, estar meses sem menstruar e depois passar uns dias com sangramento, deve manter e esperar que seu corpo se adapte, ando por aqui... :)

      Eliminar
  44. Bom Dia, Dr. Gostaria que esclarecesse esta minha dúvida com urgência pois não sei se tomo ou não a pílula do dia seguinte. Há alguns anos que tomo a Azalia e só tenho o período de dois em dois meses. Na sexta feira (anteontem) esqueci-me de tomar a pílula e no sábado (ontem) tomei a de sexta e a de sábado ao mesmo tempo. Nessa noite tive r**** s****. Na manhã seguinte (hoje) veio-me o período pois já andava a sentir sinais de que a menstruação estaria para vir. O Dr. acha que valerá a pena tomar contracepção de emergência? Aguardo ansiosamente. Agradeço imenso a ajuda do Dr..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deve fazer, manter a pílula azalia e se proteger nos próximos 7 dias, ando por aqui... :)

      Eliminar
  45. Comecei a tomar azalia à uma semana, ainda não tive r****** s*****, tomo sempre à mesma hora mas sinto a barriga muito inchada, com a sensação de ar lá dentro. Desconforto. E o peito aumentou de volume, tá duro e com um pouco de dor. Será normal em tão pouco tempo de toma?! Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim podem ser efeitos, que podem surgir mais facilmente na fase inicial, para já deve manter a pílula e aguardar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  46. Olá doutor! Tomo a Azalia há quase 2 anos mas nunca a horas certas. Tomo antes de ir dormir mas a hora varia bastante mas claro que nunca mais que 12 horas. Tenho mais risco de engravidar por não tomar a horas certas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, nao tem riscos, dessa forma est protegida... mantenha, ando por aqui... :)

      Eliminar
  47. Olá Doutor. Tomei a pilula Yasmin durante cerca de 10 anos sem nunca ter problemas. Há três anos que não tomo nada e agora decidi voltar a tomar. Estou emigrada na Irlanda e receitaram me a pilula Azalia porque tenho histórico de AVC's na familia e disseram me que a Yasmin pode provocar goágulos, aliado ao facto de ter excesso de peso e ser fumadora. Ao pesquisar mais informações sobre esta pílula descubro que é considerada uma pílula de amamentação. Será que esta pílula é mesmo adequada para mim? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é, por não ter estrogénios é mais indicada, embora deve abandonar também o tabaco :) pode confiar, desde que a use sem falhas é eficaz... ando por aqui... :)

      Eliminar
  48. Olá sr Carlos Edgar. Eu tomo a pilula azalia e quando tenho sexo desprotegido sem preservativo eu ponho agua oxigenada na v**** com ajuda de uma seringa porque ouvi dizer que mata o e*****. Isto afecta a pílula de qualquer maneira? Deixa de impedir a ovulação? Devia deixar de fazer isto? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ao usar a azalia, como é recomendado, vai estar protegida, não tem riscos... pode confiar, não deve fazer isso, pois pode criar alterações em seu meio v*****... ando por aqui... :)

      Eliminar
  49. Doutor tomo a pilula azalia à 3 meses e fiz r***** sem preservativo mas ultimamente tenho me sentido enjoada e estou com uma infecao urinaria posso estar grávida ?
    Aguardo resposta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se toma certinho, todos os dias e sem pausa entre as carteiras, nao tem riscos, deve procurar seu médico para ele avaliar os sintomas urinários, ando por aqui... :)

      Eliminar
  50. Boa noite Dr, estou a tomar azalia há 1 mês e meio, 2 semanas de iniciar tive a menstruação, não muito fluxo,15 dias depois tive outra vez a menstruação, menos fluxo que a primeira, agora faz 3 semanas que tenho uma perda todos os dias de fluxo muito castanho. Antes de iniciar esta pílula usava o anel nuvaring. Saliento que a minha genecologista é que me receitou esta mudança porque sofro de tensão alta e tenho míomas úterinos. Esta perda é normal. Não tenho dores nem o peito alterou. Grata pela atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, esta pílula pode causar esse tipo de alterações menstruais, devido à sua composição hormonal... o importante é tomar certinho, ando por aqui... :)

      Eliminar
  51. Olá dr.Carlos,

    acabei por deixar de tomar a pílula Azalia há quase três semanas. Sinto-me melhor. No entanto, ainda não voltei a ter menstruação. Eu e o meu marido sempre nos protegemos. Vou fazer um teste de gravidez entretanto, mas gostaria de saber se poderá ser um efeito secundário da pílula. Será que estou a completar um ciclo menstrual? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é comum demorar depois de interrompermos... deve se proteger e aguardar que seu corpo reponha seu ciclo natural, ando por aqui... :)

      Eliminar
  52. Ola doutor. Tomo ha quase 2 anos a pilula azalia, logo apos ter a minha filha e fiquei sem menstruaçao ate inicios de fevereiro deste ano. Quando veio fiquei uma semana menstruada e com muito fluxo. Desde abril ate agora tenho mentruaçao todos os dias as vezes borras de cafe outras vezes muito fluxo. A minha medica passou uma endo vaginal e uma citologia pra fazer mas com este problema nao consigo marcar porque estou sempre menstruada. Fici tentada a interromper a pilula. O que devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve seguir as indicações de sua médica e manter até ela conferir os exames... ando por aqui... :)

      Eliminar
  53. Doutor preciso da sua ajuda já tou acabar a última cartela da pilula azalia já vou para o quinto mês que a tomo. E tenho tido r****** sem preservativo e ultimamente tenho me sentido tonturas e tenho os peitos duridos, é possível estar grávida ? Tomo todos os dias sem falhas, preciso de fazer o teste ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se tem usado sem sem falhas, ou seja tomar todos os dias um comprimido e sem pausa entre as carteiras nao tem chances... ando por aqui... :)

      Eliminar
  54. Mas de que será estas tonturas e os peitos duridos doutor ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ter relação com a pílula, se mantiver as tonturas fale com seu médico, mantenha a azalia, ando por aqui... :)

      Eliminar
  55. Boa noite. Estou a amamentar e tomo a Azália desde fevereiro. Hoje de manha tive relações e só à noite quando fui tomar a pílula reparei que ontem me tinha esquecido de tomar. Tomei as duas juntas. Corro risco de gravidez? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim tem riscos... ao esquecer só repomos a proteção após 7 dias seguidos de pílula... deve fazer a pílula do dia seguinte com levonorgestrel para diminuir os riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.