28 de novembro de 2016

Anticoncepcionais gratuitos - contraceptivos distúrbios gratuitamente no SUS ou SNS


Alguns países têm uma politica de planeamento familiar através da qual fornecem gratuitamente anticoncepcionais ou contraceptivos para promover o planeamento familiar e prevenir as doenças sexuais transmissíveis. Através da rede publica e outros parceiros privados, os governos tentam assim contribuir para uma natalidade mais controlada, planeada e diminuição dos casos de doenças sexuais.

Anticoncepcionais gratuitos - contraceptivos distúrbios gratuitamente no SUS ou SNS

Vou falar em duas realidades diferentes, o caso do Brasil e de Portugal, ambos os países têm um plano nacional de planeamento familiar, disponibilizando anticoncepcionais ou contraceptivos, mas muitas vezes a quantidade e tipo de anticoncepcionais ou contraceptivos disponíveis varia e está dependente das autoridades regionais de saúde o que pode causar algumas injustiças, promovendo a distribuição de alguns anticoncepcionais ou contraceptivos numa região e a sua ausência noutra.

Anticoncepcionais gratuitos no SUS - Brasil

Os anticoncepcionais gratuitos que podemos encontrar no SUS, nos postos de saúde, são (dosagem hormonal):
  • ciclo 21® (levonorgestrel 0,15 mg + etinilestradiol 0,03 mg)
  • microvlar® (levonorgestrel 0,15 mg + etinilestradiol 0,03 mg)
  • nordette® (etinilestradiol 0,03 mg + levonorgestrel 0,15 mg)
  • nociclin® (levonorgestrel 0,15 mg + etinilestradiol 0,03 mg)
Anticoncepcionais gratuitos - contraceptivos distúrbios gratuitamente no SUS ou SNS


Contraceptivos gratuitos no SNS - Portugal

Os contraceptivos gratuitos que podemos encontrar no SNS, nos centros de saúde, são (dosagem hormonal):
Anticoncepcionais gratuitos - contraceptivos distúrbios gratuitamente no SUS ou SNS

Outros contraceptivos:
Como disse a sua disponibilidade pode variar de região para região, fale com seu médico.
Anticoncepcionais gratuitos - contraceptivos distúrbios gratuitamente no SUS ou SNS

22 comentários:

  1. Boa tarde Dr.
    Tive relaçoes com a minha namorada e saiu aquele liquido antes da ejaculaçao.
    A relqçao ocorreu 3 dias apos ter terminado a menstruaçao. Ela toma a pilula minigeste, mas na cartela antes da mesntruaçao ter vindo ela nao cumpriu corretamente os horarios tendo tido dois dias falhas acima das 12 horas, contudo tomou a cartela ate ao fim. Apos a menstruaçao tomou sempre certinho ate agora. Como referi a relaçao foi 3 dias depois da mensttuaçao e agora ja é suposto vir novamente pois ja terminou a cartela.
    Ela ganhou mais espinhas este mes e ja nao acontecia ha algum tempo.
    Pode eetar gravida?

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se os atrasos foram na ultima semana da cartela têm riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Boa tarde Dr.
      Após 4 dias de pausa da Minigeste, veio a menstruação (dia 29-11-2016).
      Ontem a minha namorada sentiu-se enjoada, com dores corporais e arrepios no corpo.
      Pode ser sinal de gravidez?
      E o sangramento pode ser sinal de nidação?
      Recordo que a relação ocorreu dia 5 de Novembro.

      Eliminar
    3. Olá, os atrasos foram na última semana? Como menstruou não deve estar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. A injeção Cyclofemina é gratuita? Melhora a pele? Mas não encontrei sobre isso. Agradeço a atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, nalguns postos é dada gratuitamente... mas pode conferir no seu... e depois me dê seu retorno... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Olá eu tomo diclin a 3 anos e nunca teve nada mas de um tempo pr ca fiquei com dificuldade de encontra intt o farmacêutico me passou o repopil,disse que era a mesma coisa a algum problema em comesa a tomar posso engordar? ? Pfv responda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é o mesmo, desde que tenha a mesma composição e dosagem seu corpo vai continuar normal, como era com o anterior, ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Também retirei o implante a dois meses e até agora nada de menstruação mas não tenho sintomas de gravidez e tenho cuidados. Apenas tenho dores de barriga. Será que o corpo ainda não se habituou a ausência do implante?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode demorar, é comum, após retirar deixou de estar protegida, tem por isso riscos de gravidez, ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Esqueci por mais de 13h de tomar o 22º comprimido da cartela, onde diz pra iniciar uma nova cartela e usar preservativo por 9 dias,iniciei nova cartela mas n usei preservativo, porem fiz coito interrompido , os riscos sao grandes de engravidar? estou no ultimo comprimido inativo e minha menstruaçao ta mínima, apenas uma manchinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim tem riscos, pois nesses 9 dias não estava protegida, ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Olá, tomo anticoncepcional Elane 28 há uns 6 meses, semana passada tive um sangramento e tomei primosiston para cortar e continuei tomando o elane 28. Ontem à noite tive um pequeno sangramento mas cessou na hora! Corro o risco de o primosiston ter cortado o efeito do anticoncepcional??? Esse pequeno sangramento pode ter sido de escape??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ele não corta, mas não o deve usar sem indicação médica, tem riscos de desregular mais seu ciclo, mantenha a elani como seu médico recomendou, ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Olá, na unidade me deram novynette, eu tomava mercilon, é o mesmo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é, basta manter normalmente após a pausa, ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Olá! A um ano não faço uso de anticoncepcionais...tenho SOP, estou com dois Meses de atraso menstrual...não estou grávida fiz exames! Devo tomar provera?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve aguardar, e se proteger, ao parar seu ciclo volta a ser como era, confira com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Olá, uso Evra a 4 meses. Meu dia de troca é sempre na terça-feira. Desde o mês passado observei que na troca do 3° adesivo logo no dia seguinte tenho um sangramento bem parecido com a menstruação. Isso é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ser um efeito do adesivo que está causando, deve manter certinho para continuar protegida, ando por aqui.... :)

      Eliminar
  10. Boa tarde.
    Quero começar a tomar a pilula pois tenho acne, dores de cabeça e sobretudo dores fortes na barriga quando estou menstruada. Como posso obter a pilula gratuita?

    ResponderEliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.