Sistema hormonal uterino (SIU)

O sistema hormonal uterino (SIU) é um dispositivo intra-uterino com depósito hormonal que vai libertando hormonas dentro do útero da mulher. Por libertar hormonas se chama de sistema intra-uterino.
Sistema hormonal uterino (SIU)

O SIU tem na sua composição o levonorgestrel e está indicado na prevenção da gravidez e no tratamento do sangramento menstrual excessivo.

O SIU é considerado um contraceptivo de longa duração pois tem indicação para se usar durante 3 anos (Jaydess®) ou 7 anos (Mirena®).

A eficácia do SIU

O tem sua eficácia semelhante aos outros DIU's cujo risco revela que podem surgir duas gravidezes, no primeiro ano, em cada 1000 mulheres que utilizam o SIU.

Como usar o SIU

O SIU deve ser colocado pelo seu médico, no período menstrual (menstruação), que o vai colocar no interior do seu útero, onde deverá permanecer durante 3 a 7 anos, dependendo do tipo de SIU. O SIU é um contraceptivo que pode ser usado durante a amamentação e pode também causar alterações em sua menstruação, como spottings, períodos menores ou mais prolongados, hemorragias mais ligeiras ou abundantes ou mesmo ausência da menstruação.

Sistema hormonal uterino (SIU)

Os efeitos secundários do SIU

O SIU pode causar alguns efeitos secundários, como todos os medicamentos, eles podem surgir de forma muito frequentes, frequente, pouco frequente ou rara.

Efeitos secundários do SIU muito frequentes: hemorragia uterina ou vaginal, spotting, períodos pouco frequentes (oligomenorreia), ausência de hemorragia (amenorreia) e quistos ováricos benignos.

Efeitos secundários do SIU frequentes: acne, perturbações do foro psiquiátrico, dor de cabeça, dor de costas, náuseas, dores abdominais, depressão, nervosismo, corrimento vaginal, aumento de peso, dor nas mamas, vaginites, menstruação dolorosa (dismenorreia) e redução da libido.

Efeitos secundários do SIU pouco frequentes: distensão abdominal, excesso de pelos no corpo (hirsutismo), perda de cabelo, comichão ou coceira vulvar, eczema, manchas castanha e amarelas na pele, inflamação do colo do útero e inchaço do útero.

Efeitos secundários do SIU raros: rash, urticária e perfuração uterina.

Sistema hormonal uterino (SIU)

O SIU e os outros medicamentos: alguns medicamentos podem interferir com o SIU, tais como: fenobarbital, fenitoína, carbamazepina, rifampicina, rifabutina, neviparina ou efavirenz.

Complicações e riscos associados ao uso do SIU: menstruações irregulares, expulsão do dispositivo, infeções ou alergias, perfuração do útero, gravidez extrauterina, debilidade e folículos aumentados. 

Descubra alguns posts relacionados