Que pílula do dia seguinte devo usar durante meu período fertil?




Como já falamos muitas vezes a pílula do dia seguinte deve ser uma solução anticoncepcional de segunda linha ou de recurso, quando nosso método contraceptivo habitual falha ou temos uma relação de riscos. A pílula do dia seguinte pode ser tomada até 72 horas ( pílula do dia seguinte com levonorgestrel 1.5) ou até 5 dias (pílula do dia seguinte com acetato de ulipristal).
Que pílula do dia seguinte devo usar durante meu período fertil?

Após o uso da pílula do dia seguinte devemos, sempre, manter o uso de nosso anticoncepcional para mais rapidamente voltarmos a estar protegidos e evitar riscos futuros. Muitas mulheres me perguntam se a pílula do dia seguinte é eficaz durante seu período fertil.


Como sabem o período fertil, é a fase mais fertil do ciclo menstrual, que se situa mais ou menos a meio de seu ciclo, para ciclos menstruais regulares (ciclo menstrual irregular), nessa fase há a elevação de alguns hormônios ou hormonas para promover a ovulação e preparar o seu sistema reprodutor para a fecundação, nidação e desenvolvimento do embrião.


A pílula do dia seguinte levonorgestrel 1.5 protege a mulher se for tomada até 72 horas após a relação, embora sua eficácia seja maior nas primeiras 24 horas após, nas primeiras 24 horas tem uma eficácia na casa dos 95%. Durante o período fertil e após o pico hormonal do hormônio ou hormona LH (antecede a ovulação) sua eficácia é menor não conseguindo prevenir a gravidez indesejada.
A pílula levonorgestrel (postinor) e o período fertil



A pílula do dia seguinte acetato de ulipristal protege a mulher até 5 dias após a relação, garantindo uma grande eficácia, mesmo durante o período fertil, pois sua acção não é alterada pela variação hormonal de seu ciclo menstrual.
A pílula acetato de ulipristal (ellaone) e o período fertil

Que pílula do dia seguinte devo usar durante meu período fertil?

Como podem conferir nas ultimas frases a pílula mais indicada para usar durante seu período fertil é a pílula do dia seguinte com 30 mg de acetato de ulipristal (ellaone®).

Descubra alguns posts relacionados