24 de maio de 2017

Microdiol® (desogestrel + etinilestradiol)



O anticoncepcional microdiol® é uma pílula hormonal combinada composta por hormonas progestagénicas (desogestrel) e estrogénicas (etinilestradiol), é um anticoncepcional indicado na prevenção da gravidez indesejada.
Microdiol® (desogestrel + etinilestradiol)

Composição do anticoncepcional microdiol®: cada comprimido do anticoncepcional microdiol® tem a seguinte dosagem hormonal 30 microgramas de etinilestradiol e 150 microgramas de desogestrel. Outros excipientes: amido, povidona, ácido esteárico, dióxido de silício, racealfatocoferol, estearato de magnésio e lactose.

Como iniciar o anticoncepcional microdiol®

O anticoncepcional microdiol® deve ser iniciado pela primeira vez no primeiro dia da menstruação, a mulher pode iniciar o anticoncepcional microdiol® entre o 2º e o 5º dia da menstruação, mas deve usar método barreira nos primeiros 7 dias da cartela.
Microdiol® (desogestrel + etinilestradiol)

Como tomar o anticoncepcional microdiol®

O anticoncepcional microdiol® deve ser tomado todos os dias, sensivelmente no mesmo horário, durante 21 dias, seguindo-se uma pausa de 7 dias, nesta pausa deverá surgir a menstruação, ao 8º dia a mulher deve iniciar nova cartela.
Microdiol® (desogestrel + etinilestradiol)

Efeitos colaterais do anticoncepcional microdiol®

Os efeitos colaterais mais frequentes do anticoncepcional microdiol® são: ausência de menstruação, dor mamária, alterações de humor, dores de cabeça, nervosismo, tonturas, náuseas, dor abdominal, acne, dor mamária e alterações do peso.

Os efeitos secundários pouco frequente do anticoncepcional microdiol® são: tensão arterial elevada, enxaquecas, retenção de líquidos, perda de interesse sexual, vómitos, diarreia e aumento das mamas.
Microdiol® (desogestrel + etinilestradiol)

Os efeitos secundários raros do anticoncepcional microdiol® são: aumento do interesse sexual, intolerância ao uso das lentes de contato, corrimento mamário, corrimento vaginal e perda de peso.

Medicamentos que interferem com o anticoncepcional microdiol®: primidona, bosentam, carbamazepina, oxcarbazepina, topiramato, fenitoína, hidantoínas, barbitúricos, modafinil, rifabutina, felbamato, rifampicina, ritonavir, nelfinavir, nevirapina, efavirenz, griseofulvina, ampicilina, tetraciclina e erva de São João ou hipericão.

Esquecimento do anticoncepcional microdiol®

Um atraso na toma do comprimido inferior a 12 horas não interfere com a eficácia do anticoncepcional microdiol®.

Um atraso superior a 12 horas, relativamente à hora habitual ou esquecimento, interfere com a eficácia contraceptiva do anticoncepcional microdiol®, a mulher deve repor os comprimidos esquecidos, manter os restantes e usar preservativo nos 7 dias seguintes. Se estiver na ultima semana da cartela deve iniciar uma nova após terminar o atual.

Fontes bibliograficas
infarmed.pt
anvisa.gov.br

4 comentários:

  1. Olá, estava tomando o femiane, minha menstruação veio e agora gostaria de tomar o tamisa 30 sem parar, em vez de inciar com o femiane após a pausa posso começar com o sem parar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve conferir com seu médico se deve fazer essa mudança, é melhor... ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Dr eu li neste post que a mudança de horário da pílula depois da pausa deve iniciar no horário novo no 7 dia. Estou com dúvida porque eu tomava anticoncepcional todos os dias a noite fiz a pausa e iniciei a nova cartela de manhã mas iniciei no 8 dia que era o dia de voltar a tomar. Isso interfere na eficácia contraceptiva? Tive r****** no segundo comprimido dessa nova cartela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode manter no dia, se a mudança for menor que as 12 horas, imagine que toma às 22 horas, no 8° dia passa a tomar de manha, antecipa, nao tem problemas, ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.