10 de maio de 2017

Porque não engravido na pausa dos 7 dias da pílula?



A proteção e riscos de gravidez durante a pausa da pílula é mais um assunto que preocupa muito as mulheres e realmente termos tanto rigor nos horários e depois estarmos 7 dias ou menos sem tomar, nos gera alguma confusão... será que estamos protegidos na pausa entre as carteiras ou cartelas?
Porque não engravido na pausa dos 7 dias da pílula?

Eu já tinha falado deste tema no post - Durante a pausa do anticoncepcional estou protegida? - mas vamos começar por falar como devemos usar a pílula para evitar riscos de gravidez e estarmos protegidos.

Iniciar a pílula

A pílula deve se iniciar no 1° dia da menstruação, mas a mulher pode iniciar entre o 2° e o 5° dia da menstruação desde que se proteja até ao 7° comprimido da cartela...
Porque não engravido na pausa dos 7 dias da pílula?

Tomar a pílula

A pílula deve ser tomada seguindo a posologia indicada, por exemplo se sua pílula tem 21 comprimidos em cada cartela, deve tomar um comprimido por dia, sensivelmente à mesma hora (as pequenas variações de 1, 2 ou até 3 horas não interferem), durante 21 dias, depois deve fazer uma pausa de 7 dias, completando o ciclo do anticoncepcional de 28 dias. Na pausa por quebra hormonal em seu sangue seu corpo vai ter um sangramento por falta de hormônios.
Porque não engravido na pausa dos 7 dias da pílula?

Ao manter este esquema 21+7+21+7... vai estar protegida da gravidez indesejada.

E na pausa? Porque não engravido na pausa dos 7 dias da pílula?

Ao tomar a pílula certinha e sem falhas (sem usar outros medicamentos que interfiram, ter vômitos, diarreias, esquecimentos ou atrasos maiores de 12 horas), vai estar protegida, mesmo na pausa entre as cartelas... pois ao tomar 21 dias, a quebra hormonal de 7 dias não vai permitir que o corpo ovule ou o muco cervical fico menos espesso, logo vai continuar protegida... na pausa vai estar protegida...

Mas tenha atenção que se fizer menos dias de tratamento ou de pausa seus riscos aumentam, se cuide... não se esqueça de partilhar e comentar este post... obrigado. 😊
Porque não engravido na pausa dos 7 dias da pílula?

Descubra estes posts que considero importantes ler

18 comentários:

  1. Boa noite , faço uso do desogestrel 075 a quase dois anos ele sempre terá o msm efeito de proteção contra gravidez. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim tem, desde que o use sem falhas e certinho (todos os dias e sem pausa entre as cartelas)... mantenha, ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. boa tarde, comecei a tomar minesse ainda não tem um mês no 1o dia da menstruação sempre as 9h da noite. no dia em que tomaria o 8o comprimido, tive r****** s**** desprotegidas mas o meu parceiro não se veio dentro de mim. às 9h da noite tomei entao minesse como era suposto. mas tenho receio de poder estar gravida. devo me preocupar? e estou quase chegando aos comprimidos brancos e nestes ultimos 3 dias tenho tido "dores de periodo" e seios um pouco sensiveis... será normal ou, outra vez, terei de me preocupar por estar gravida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como iniciou no 1° dia da menstruação não tem com que se preocupar, pode ficar tranquila... ando por aqui... mantenha... :)

      Eliminar
  3. Tomo a pílula regularmente e agora estou tomando fluoxetina corro risco de perder o efeito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, não corre, mantenha a pílula certinha, ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Olá Carlos tomo stezza a 5 meses e esse mês não desceu é normal isso ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, pode conferir no blog um post sobre stezza e a menstruação... mantenha certinho, ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Boa tarde. Tenho o implante desde 17/05/2013 e este ano faz o ano que o deveria ter retirado e não o fiz. A data corrente, há possibilidade de gravidez se tiver r***** s***** desprotegida? Após o término de validade do implante por quanto mais tempo ele protege uma mulher da gravidez? 

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ele ainda continuando protegendo uns meses da data vencida, deve procurar seu médico para ele avaliar e mudar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Bom dia. Tive um esquecimento da pílula. Costumo tomar as 20h mas ontem esqueci-me e só tomei hoje as 8:30. Sendo que foi o comprimido 18 da cartela e que tem 21 comprimidos, pílula minigeste. Corro algum risco ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim corre, como foi um atraso maior de 12 horas deve se proteger até ao 7° comprimido da próxima cartela, ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Oi eu queria fazer uma pergunta sobre Diclin, tomo desde de outubro de 2015, pra tratamento de espinhas, manchas, excesso de pelo, problemas com menstruaçao, isso tudo me apresentou melhoras, entao continuei tomando Diclin mais como um método contraceptivo. Enfim hoje parei pra realmente ler a bula com atençao, nela diz o seguinte: Embora o medicamento Diclin® também funcione como um contraceptivo oral, ele não deve ser utilizado exclusivamente em mulheres para contracepção, mas sim reservado apenas para mulheres que necessitam de tratamento para as condições andrógeno-dependentes descritas.
    Recomenda-se ainda, que o tratamento seja retirado de 3 a 4 ciclos após a condição indicada ter sido resolvida e que o Diclin® não seja continuado unicamente para fornecer contracepção oral.
    Eu não sei se estou fazendo o correto, quando fui a medica ela disse que servia sim para contracepção e que eu podia continuar com o uso. O que voce acha a respeito disso? Será que devo procurar outra medica pra ver dd ela o mesmo que a médica que me indicou ele?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim tem acção anticoncepcional mesmo usando muito tempo, deve seguir as indicações de sua médica... ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Tive uma r***** s**** usando preservativo. Não faço uso de anticoncepcional e com medo tomei a pílula do dia seguinte. Fiz um teste de gravidez de farmácia 22 dias após a última r****** e deu negativo. É confiável? posso me despreocupar, ou devo fazer novamente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é, pode confiar, se proteja para nao ter riscos, ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Boa noite dr quando estava na primeira semana da minha cartela tive vômito um dia então perdi a pilula mas continuei tomando no outro dia normalmente e nesta mesma cartela tive r***** após 17 dias do vômito, preciso tomar pilula do dia seguinte?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não precisa, com 17 dias de pílula já estava protegida novamente, mantenha certinho, ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.