Varivax®



A varivax® é uma vacina viva indicada para prevenção da varicela - catapora em indivíduos com mais de 12 meses de idade.

Composição da vacina varivax®

A vacina varivax® é uma vacina viva que tem na sua composição o vírus da varicela vivo ou atenuado (estirpe Oka/Merck) e outros componentes como sacarose, gelatina hidrolisada, ureia, cloreto de sódio, L-glutamato monossódico, fosfatodissódico anidro, fosfato monopotássico, cloreto de potássio e neomicina.

Posologia da vacina varivax®
  • crianças dos 12 meses aos 12 anos: 1 dose de 0,5 ml
  • adultos: duas doses de 0,5 ml com intervalo de 4 a 8 semanas entre elas 
Varivax®

Contra-indicações da vacina varivax®

Nalgumas situações a vacina varivax® pode estar contra-indicada como nas leucemias, linfomas e outros tumores, doentes com VIH ou tuberculose, doentes febris (temperatura superior a 38ºC), aleitamento e gravidez. As vacinas vivas estão contra-indicadas durante a gravidez ou antes da concepção. 

Efeitos secundários da vacina varivax®

Como todas as vacinas e medicamentos a vacina varivax® pode provocar alguns efeitos secundários, descubra-os:

Efeitos secundários muito frequentes da vacina da varivax® - febre

Efeitos secundários frequentes da vacina da varivax® - infecção respiratória, irritabilidade, exantema (exantema tipo sarampo/rubéola), vermelhidão na pele, dor, inchaço e comichão no local de injecção.

Efeitos secundários pouco frequentes da vacina da varivax® - dor de cabeça, sonolência, tosse, congestão nasal, perda de apetite, gripe, vómitos, cãibras, diarreia, infecção do ouvido, garganta inflamada, mal-estar geral, entre outros.
Varivax®

Não se esqueça que a vacina varivax® deve permanecer conservada no frio (geladeira ou frigorífico) e deve se dada por uma enfermeiro treinado.

Comente e partilhe este post... obrigado... 😊 descubra alguns posts relacionados

Fontes bibliográficas 
infarmed.pt