Sangramento de escape (spotting)

O sangramento de escape pode acontecer a qualquer mulher, embora seja mais comum surgir nas mulheres que usam anticoncepcionais hormonais.

Idealmente a mulher só deve sangrar durante sua menstruação, mas não nos podemos esquecer que para a mulher menstruar tem que ter o ciclo regular, pois qualquer variação hormonal pode alterar este padrão. Não é por isso normal que a mulher tenha escapes no meio do ciclo, mas pode acontecer, as principais causas para que a mulher tenha sangramento de escape no meio do ciclo são: os anticoncepcionais hormonais, o ciclo menstrual irregular, traumatismo nas relações, após uma citologia, após uma endovaginal, em caso de miomas, endometriose, infecções sexuais, tumores, entre outras.

A mulher deve manter suas consultas em dia, pois a maior parte das causas que falei em cima podem se prevenir.

O uso de anticoncepcionais hormonais é a causa mais frequente, mas afinal será grave ter sangramento de escape enquanto usa os anticoncepcionais hormonais? É sinal de gravidez? Perderam seu efeito?

Durante o uso dos anticoncepcionais, o nosso corpo passa a ter uma dosagem regular de hormonios no sangue, o que nos vai proteger de uma gravidez, evitando a ovulação e espessando o muco cervical, mas esta presença aumenta o risco de ter alguns alterações, a redução da menstruação e os escapes (spotting) no meio do ciclo são efeitos secundários comuns que podem acontecer à mulher.

Os sangramentos de escape ou spotting, são um efeito secundário que surge mais facilmente no inicio do uso do anticoncepcional (período de adaptação), quando temos algum esquecimento e quando tomamos pílula à mais que o recomendado (uso continue dos anticoncepcionais com estrogénios, sem fazer as pausas).

Quando surge um escape é sinal que o anticoncepcional está fazendo efeito, a mulher deve manter o seu uso e aguardar que pare, desde que o tenha usado corretamente não tem risco de gravidez.

Os anticoncepcionais sem estrogénios, não combinados, também podem causar este tipo de sangramento de escape, devido à sua composição hormonal. É um situação comum, o importante é a mulher manter o uso correto e evitar as falhas.

Quando deve recorrer ao médico?

Como disse, um sangramento de escape é considerado um efeito normal dos anticoncepcionais hormonais, mas pode precisar de ser avaliado se a mulher tiver outras alterações genitais (coceira, corrimento), aumentar de quantidade, se prolongar muitos dias, houver risco de anemia, tem risco de gravidez ou se a mulher não tem a consulta em dia ou nunca teve consulta ginecológica.

Se lembre que o uso dos anticoncepcionais hormonais combinados, pílula hormonal, anel hormonal ou adesivo hormonal sem fazer a pausa de descanso aumenta seu risco de ter sangramento de escape (spotting), por isso sugiro sempre que use os anticoncepcionais fazendo a pausa de descanso.

Fontes bibliográficas