Como saber se sofro de ovários policísticos

Como saber se sofro de ovários policísticos

A mulher que tem ovários policísticos pode ter seu ciclo alterado, mais pilosidade (hirsutismo), mais acne e problemas de infertilidade. Os ovários policísticos podem ter sua produção hormonal alterada e diminuída - síndrome dos ovários policísticos (SOP), a mulher que apresenta os seguinte sintomas deve procurar seu médico para saber se sofre de ovários policísticos:

O diagnósticos da síndrome dos ovários policísticos é feito através de exame clínico (história de sintomas, avaliação do ciclo menstrual, história familiar e outros antecedentes pessoais), exames laboratoriais e ultrassons ou ecografias.

Exame clínico

A presença dos sintomas, os ciclos irregulares, a falta da menstruação, infertilidade (estar à 2 anos com relações regulares, sem uso de anticoncepcionais), familiares diretos com SOP e outros outros antecedentes pessoais, como os pelos em excesso, pele oleosa e acne são indicadores que a mulher possa sofre de SOP.

Exames laboratoriais

Os exames de sangue permitem avaliar os níveis de alguns hormônios como estrogênio, progesterona (pode ser avaliado também), FSH, LH, testosterona, hormônios da tireoide e prolactina.

Ultrassons ou ecografias

Os ultrassons ou ecografias são importante para avaliar o interior dos ovários, de forma a identificar e a acompanhar a evolução dos quistos ou cistos (por exemplo o crescimento do seu tamanho).

A síndrome de ovário policístico (SOP) é uma doença que resulta de um desequilíbrio dos hormônios na mulher, devido ao aparecimento de cistos nos ovários, que podem alterar seu ciclo menstrual, causar problemas na pele, como acne, oleosidade e pelos em excesso (hirsutismo) e causar dificuldade em engravidar (Causas de infertilidade). Se lembre que nem todas as mulheres com ciclos menstruais irregulares podem sofrer da SOP

Fontes bibliográficas