Após as noticias alarmantes em França, sobre uma jovem de 25 anos que sofreu um acidente vascular cerebral, a Agência Europeia do Medicamento (EMA) veio reforçar a segurança no uso da pílula anticoncepcional hormonal, pois apesar dos seus riscos identificados, como a sua incidência é rara, as suas vantagens superam os riscos.
A pílula anticoncepcional hormonal tem sido um dos medicamentos mais estudados ao longo da historia da medicina e hoje sabemos dosear os verdadeiros riscos, o tromboembolismo venoso apesar de estar aumentado nas mulheres que usam anticoncepcionais combinados (com estrogénios e progesterona), ele também está presente noutras situações, confira o risco potencial do tromboembolismo venoso:
- mulher sem uso de anticoncepcionais combinados - 4 a 5 casos em cada 10.000 mulheres
- mulher utilizadora - 9 a 10 casos em cada 10.000 mulheres (varia de acordo com o tipo de anticoncepcional combinado)
- mulher grávida - 29 casos em cada 10.000 grávidas
- mulher a amamentar ou no pós parto imediato - 300 a 400 casos em cada 10.000 mulheres
Pílula anticoncepcional hormonal, usar ou abandonar?
O uso da pílula anticoncepcional hormonal deve ser feito após escolha e avaliação de seu médico, sabemos que as pílulas têm riscos, mas os seus beneficios superam os riscos, por isso as principais autoridades de saúde internacionais recomendam que as mulheres saudáveis têm mais beneficios (contraceptivos e da acção hormonal) em usar os anticoncepcionais hormonais combinados. Confira os posts relacionados:
- Os riscos tromboembólicos da pilula e o tabaco
- Fumantes e anticoncepcionais
- Os riscos (males) que os anticoncepcionais orais combinados (pílula) podem causar
- Risco de TEV (tromboembolismo venoso) com yasmin®
- Selene® e o risco de trombose - toda a verdade
- Diane 35®, duvidas sobre o risco de trombose e embolia
- 11 coisas que aumentam o risco de trombose da pílula e outros anticoncepcionais
- Risco de trombose (tromboembólico TEV - embolias) dos adesivos hormonais (Evra®, Lisvy® ou Apleek®)
Fontes bibliográficas

Boa noite
ResponderEliminarTive um episódio de diarreia antes de passarem as 4 horas da toma da pílula, mas tomei um outro comprimido logo a seguir
Queria saber se é necessária proteção adicional (preservativos), mesmo tendo tomado o comprimido
Olá, como tomou outro comprimido repôs a eficácia... continua protegida não precisa de se preocupar... se precisar ando por aqui... :)
EliminarOlá!A pilula Dienille, os comprimidos sao todos iguais?
ResponderEliminarNum episodio de diarreia antes da 4 horas e se nao repor o compromido, quando se esta de novo protegida?
Obrigada
Olá, sim são... após a diarreia sem repor precisa de 7 dias de pílula para estar novamente protegida... ando por aqui... :)
EliminarEu tomo a pílula desde o início de 2014 mais ou menos. Esta segunda feira era o início da carteira e esqueci-me de tomar. No dia seguinte ao 12h00 lembrei-me e tomei o comprimido em falta. E continuei abrigar tudo normalmente. Depois disso tive relações. Há algum risco de não estar protegida?
ResponderEliminarOlá, ao esquecer e dar mais um dia de pausa, deve se proteger nos 7 dias seguintes... se teve relações nessa fase tem riscos... ando por aqui... :)
Eliminar