quarta-feira, junho 10, 2015

Selene® e o risco de trombose - toda a verdade

Selene® e o risco de trombose - toda a verdade

O medicamento selene® está indicado no tratamento do acne moderado a grave e hirsutismo em mulheres em idade fertil. O selene® tem uma acção anti androgénica diminuindo as características androgénicas na mulher (características masculinas como o acne, pele e cabelo oleosos, excesso de pelos e queda de cabelo). O selene® não deve ser usada em conjunto com outros anticoncepcionais, pois a sua combinação hormonal confere à mulher protecção contracetiva.

Selene anticoncepcional

selene® funciona também como um anticoncepcional, devido à sua composição hormonal 2,0 mg de acetato de ciproterona e 0,035 mg de etinilestradiol.

Tratamento com selene®

A duração do tratamento com selene® não deve ultrapassar os 6 a 9 meses, regra geral 3 meses são suficientes para a mulher sentir alívio dos sintomas (fica com a pele e cabelos mais limpos). Depois do tratamento a mulher deve seguir as indicações de seu médico. As mulheres que querem continuar a obter os benefícios para a pele e uma contracepção eficaz devem optar por um anticoncepcional e abandonar a selene®.

Porque devemos parar de usar a selene® como anticoncepcional?

O uso de selene® tem como principal objectivo o tratamento do acne e hirsutismo, a contracepção é um efeito secundário. A selene® confere à mulher estas duas vantagens devido à sua composição hormonal, que é bastante elevada dai ser aconselhado a sua mudança, após concluir o tratamento. A principal razão para a mulher não usar a selene® e as pilulas com ciproterona (diane 35®diclin®tess®lydian®ferane35® e artemidis 35®) são as suas elevadas dosagens hormonais que aumentam em muito o risco de trombose na mulher.

Risco de TEV (tromboembolismo venoso) com selene®

selene® tem um risco aumentado de tromboembolismo venoso, especialmente no primeiro ano de utilização, após uma pausa de 4 ou mais semanas, quando a mulher tem mais idade, sofre de enxaquecas, tem tensão alta, é obesa, tem colesterol elevado ou fuma. Os estudos revelam que o risco de tromboembolismo venoso, com selene®, é 1,5 a 2 vezes maior comparando com os contracetivos orais combinados, contendo levonorgestrel, e muito similar aos contracetivos orais combinados, desogestrel, gestodeno ou drospirenona.

Mudar de selene® para qual anticoncepcional

O risco de tromboembolismo venoso de selene® é um grande motivo para a mulher após o tratamento mudar para outro anticoncepcional com menor dosagem, logo com menor risco. A mulher deve falar com o seu médico e ser acompanhada durante esta mudança.

E se meu corpo não se adaptar?

A duração do tratamento com selene® pode ser prolongado pelo seu médico, o que vai fazer com que o seu corpo se adapte a uma dosagem hormonal enorme e note melhorias em sua pele e cabelo. Devido a esta adaptação o seu corpo pode estranhar a mudança para uma pilula com menor dosagem, e sua pele e cabelo se ressentirem.

Ao mudar a mulher deve ter a noção que é muito melhor para sua saúde e seu corpo pode demorar até 4 meses a se adaptar ao novo anticoncepcional, nesta fase de adaptação pode notar o aparecimento de alguns efeitos secundários e até um retomar das alterações na pele e cabelo (acne, oleosidade e queda). (Melhor pilula para o acne)

Confie em seu médico e tenha paciência a mudança pode demorar mas é um beneficio para sua saúde.


Fontes bibliográficas
infarmed.pt
Partilhe

98 comentários:

  1. Porque os médicos não confiam na primeira cartela?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim confiam, mas pedem sempre para a mulher tomar precauções para evitar riscos... me parece que é para a mulher ter mesmo cuidado e cumprir para evitar esquecimento e outras falhas... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Bom dia! Tenho 38 anos, e já tomo o selene há 13 anos porque a minha SOP traz sintomas severos na pele e queda de cabelo importante... mas a ginecologista está querendo suspender pela risco aumentando na minha idade. Já experimentei outros e os sintomas voltam. Gostaria de saber se os riscos são altos no meu caso, porque apesar de já ter 38 anos, sou magra, faço atividade física regularmente, alimentação saudável, nunca fumei, e minhas taxas sanguíneas estão todas normais. O risco é alto? Devo mudar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      ao ter esse estilo de vida mais saudável os riscos são menores... me parece que seria boa ideia seguir o conselho de seu médico, fale com ele para ponderar essa substituição, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. olá, iniciei minha primeira cartela de selene para tratamento de ovários micropolicisto, mas minha ginecologista n deu prazo d tratamento na verdade ela mudou o meu anticoncepcional microvlar para esse q trata e disse q esse agora seria meu anticocepcional,mas n me explicou sobre os riscos de trombose venosa, ela falou p mim retornar so daqui um ano. mas estou c medo por causa desse risco d trombose,e o meu pai ja teve trombose o q aumenta mais minhas chances e agora o q faço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deve seguir as indicações de sua médica... apesar de seu pai ter não quer dizer que também terá, basta ter um estilo de vida diferente para seu risco ser bem menor... e só vai tomar um ano... confie em sua médica e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Se fosse eu, buscaria a orientação de outro(s) médico(s) pra ter essa certeza. Pq só você irá arcar com as consequências, sendo elas boas ou ruins. Ninguém mais fará isso por você.

      Eliminar
    3. Olá, muito obrigado pela sua ajuda, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Olá, eu tenho uma dúvida em relação ao tempo de tratamento. O meu caso de querer tomar o anticoncepcional é somente por causa do excesso de pelos. Assim eu vou tomar esses 6 meses e vou parar. Então a dúvida é: os pelos que diminuíram por conta dos hormônios contidos no anticoncepcional vão voltar assim que eu encerrar o tratamento?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer... deve falar com seu médico para evitar que cresçam e controlar... se precisar ando por aqui..:)

      Eliminar
  5. ola faz 4 anos que tomo selene, minha ginecologista me deu esse por causa da pele, tenho psoriase, nao posso dizer que melhora, faz tempo que não consulto com a gineco e estou com medo de me prejudicar com esse remedio..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter, apesar dos riscos há mulheres que tem indicação para manter... marque uma consulta e mantenha o selene... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Tinha muitas espinhas pelos e lelé oleoso com o uso do Selene melhorou bastante. Tomo ele a um ano fui ao ginecologista mas ele n me passou outro nem nada mas mesmo assim estou preocupada .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter e seguir a indicação de seu médico... o importante é ter cuidados em sua dieta, fazer exercício e evitar o tabaco... se precisar ando por aqui..

      Eliminar
  7. Olá boa noite. Eu tomo o yaz (drospirenona + etinilestradiol) há 4 anos... Tomo pílula há 15 anos...e quando começo a ter escapes mais frequentes meu médico troca o anticoncepcional. Eu não tenho problemas c espinhas, porém tenho problemas c pelos no queixo. Meu médico disse que eu poderia fazer o Selene por 9 meses e depois voltar pro Yaz, porém percebi que apesar de conter hormônios diferentes, ambos possuem a mesma dosagem hormonal! O risco trombolítico do drospirenona é o mesmo do ciproterona??? Outra questão, quais as desvantagens do cerazette q possui uma baixa dosagem hormonal?? O cerazette possui alguma vantagem sobre diminuição de pelos?? Me perdoe por tantas questões, mas não fiquei satisfeita c as respostas vagas do meu médico, e essas questões são muito importantes, pois apesar de ser fumante, ter um peso regular, tenho medo de trombose por tomar anticoncepcional a muitos anos. Grata.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é o mesmo risco, pode encontrar no blog um post sobre as duas... teria mais benefícios com selene para tratar seu queixo... tem mais acção sobre os pelos.. com cerazette pode ter aumento dos pelos... fale com seu médico e siga suas indicações... ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. bom dia, eu uso diane e esta m dando muita enxaqueca, qual pilula m indicaria com menos efeitos colaterais , mas ainda sim com as propriedades do acetato depropovera?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve conferir com sua médica, pois não tem outra disponível com esse principio ativo... ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. O anticoncepcional niki está entre a lista dos que aumentam a possibilidade de dar trombose ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, todos tem riscos, como tem na sua composição a drospirenona tem risco aumentado, pode encontrar no blog alguns post sobre os que têm maior risco... ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Olá. Eu tomo Selene há 5 anos, para tratamento de ovários policísticos e como anticoncepcional. Mesmo com os ovários policísticos não tinha nenhum sintoma como pelos, acnes... Eu sou bem magra e não tenho casos na família. Será que posso ter essa doença no futuro? Hoje tenho 23 anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode, mas como não parece ter fatores de risco na família, é magra, não fuma... tem menos chances... ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Tenho 17 anos e começei a tomar selene , corro o risco de ter trombose?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim corre, mas deve seguir as indicações de seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. Comecei tomar selene por conta própria faz 3 meses e agora posso simplesmente parar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode, mas não aconselho que ande a parar e recomeçar, deve falar com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  13. Olá... uso o selene faz 3 anos e tive que retirar um ovário por causa de um cistoadenoma. Aparentemente eu tive uma melhora muito grande de todos os sintomas que me levaram a tomar selene (hisurtismo, amenorreia, acne). Eu queria parar de tomar, mas o médico não quer. O que fazer,?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve seguir as indicações de seu médico e seguir o tratamento... ando por aqui... :)

      Eliminar
  14. Olá, posso tomar o Selene para melhor desenvolvimento dos seios, eles são extremamente pequenos, mas parar logo após alguns resultados?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não consigo garantir que vai resultar, fale com seu médico, outras pílulas podem ajudar e não serem tão prejudiciais... ando por aqui... :)

      Eliminar
  15. Olá! Tenho 22 anos e minha menstruação sempre foi irregular (demora uns 3, 4 e até 5 meses para vir) Então passei na Ginecologista que me solicitou um Ultrassom Pelvico que constou Ovários Policísticos, e que estava repleto de cistinhos, mas a Doutora disse que isso era normal e ficaria ao meu critério se eu tomaria para regular a menstruação ou não. Então eu disse que sim, que gostaria de regulá-la então ela me passou o/a Selene, mas vejo muitos relatos e efeitos colaterais e fico com receio de tomar. Devo tomar? É normal mesmo ter a menstruação desregulada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é normal desregular nas mulheres jovens, pode fazer uns meses de tratamento e depois voltar à sua médica para mudar para um mais fraco ou mesmo manter selene se ele concordar... fale com sua médica... ando por aqui... :)

      Eliminar
  16. Tomava o tess a 5 anos por conta própria, parei a dois anos com medo de trombose, pois de vez em quando sentia enxaqueca com aura e tenho muitos vasinhos nas pernas. Meu cabelo começou a cair muito, pele e cabelos oleosos e acne, descobri que tenho ovários policisticos, a médica me passou metformina, mas parei com receio de diabetes,por não melhorar os sintomas e por não querer engravidar. Voltei com outra médica que me passou a mini pílula (pérola)que interrompe o ciclo, mas me parece que essas pílulas tem o risco aumentado de câncer de mama. Não sei qual é o pior. Gostaria de saber se quem tem essa síndrome dos ovários policisticos é recomendado fazer o controle? Se tem somente o anticoncepcional como forma de tratamento? Se a metformina é uma boa opção e corro algum risco de diabetes? Também tenho hipo e tomo levoid 50mg,também tem riscos de trombose? Gostaria muito de voltar a tomar anticoncepcional mais tenho medo. Mas também não aguento mas esses sintomas. Queria saber qual a

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, devia seguir o tratamento que a médica sugeriu... a metformina não aumenta o risco de diabetes, é um tratamento indicado... confie em sua médica... ando por aqui... :)

      Eliminar
  17. Olá, eu tomo anticoncepcional há 20 anos, comecei por causa do ovário policístico, mesmo ainda sendo virgem, e continuei tomando quando comecei minha vida sexual. Já tomei vários tipos de anticoncepcionais, até que há 5 anos vários médicos indicaram o selene como anticoncepcional por conta dos pelos e acne. Porém de uns tempos pra cá eu sinto meu corpo pesado e inchado, fumei muitos anos e depois parei há dois anos, e depois disso engordei muito e sinto meu corpo mais inchado ainda. Tenho medo de trombose ou nódulos no seios, tenho histórico na família. Existe algum método eficaz anticoncepcional que não use hormônios?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, para a pele e pelos, sim existe, pode conferir no blog um post.... deve falar com seu médico.... ando por aqui... :)

      Eliminar
  18. Olaa eu tomo Selene já tem alguns anos...comecei a usar por conta própria e percebi q com o uso dele minhas cólicas cessaram... por isso n parei de usar até então... faço atividade fisicas...sou magra...n bebo e n fumo...o queme aconselho já que muitos relatos são de perigo de trombose?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode manter e ter consultas regulares para seu médico avaliar, apesar dos riscos cada situação deve ser avaliada isoladamente... ando por aqui... :)

      Eliminar
  19. Ola, boa tarde . Estou tomando há um ano e pouco .... no começo não sentia nada super me adaptei com SELENE , tomo ele continuo e dou intervalo a cada quarto meses . só que ultimamente estou sentindo muitas dores de cabeça fortes, vista embaçada . hoje li uma materia de uma moça q passou mal . agora fiquei com medo .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter e fazer a pausa entre as cartelas... para não ter riscos de efeitos adversos... fale com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  20. Ola,eu tenho 20 anos eu fiz o tratamento de acne com roscutan e minha dermatologista indicou o Selene, minha menstruação já era uma bagunça,ajudou bastante tambem a regula-la . Desde a indicação não parei de tomar,hj já fazem 2anos que tomo,nunca fui a um ginecologista, será que devo mudar o contraceptivo só pq terminei o tratamento?Não acho necessário pq não tive nenhum efeito colateral,mas por via das duvidas vou consultar um medico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, fale com ele, no seu caso os benefícios de usar selene são bem maiores que seus riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  21. Oi, tomo há cinco anos e parei por quatro meses, o excesso de pelos voltou...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve retomar com outro para melhorar sua pele, pode encontrar no blog um post sobre os mais indicados para o acne... ando por aqui... :)

      Eliminar
  22. Olá, tenho 18 anos e tomo selene já vai fazer 2 anos. Minha médica me recomendou como proteção contraceptivo e até hoje não mudou. Será que se eu manter o uso por mais anos eu terei a trombose. Eu deveria trocar de ginecologista?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode manter e falar com sua médica quando conseguir consulta... não deve mudar sem falar com ela pois seu corpo pode ter dificuldades em se adaptar, o risco e trombose existe em todas as pílulas hormonais... ando por aqui... :)

      Eliminar
  23. Olá, mas na bula diz que é um anticoncecional com baixa dosagem de hormônio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é um medicamento com maior dosagem hormonal que muitos dos anticoncepcionais do mercado... ando por aqui... :)

      Eliminar
  24. Boa Noite!Eu tomo selene a 2 anos,comecei por conta própria,logo depois fui na ginecologista e ela disse que eu poderia continuar,porém não tenho nem umas doença a trata.só que as vezes sinto uma dor na perna direita,será que é por causa do selene?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não me parece que tenha relação, nota varizes ou derrames? Essa dor depois passa? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  25. Olá,comecei a usar o Selene faz um mês durante esse tempo tomei ele quase sempre no msm horario,tem algum problema? Isso pode afetar no efeito? Outra duvida. Na bula do remedio tbm diz que apos o termino da cartela no 3 dia teria um corrimento de sangue devido a retençao de hormonio,só que nao teve esse corrimento. Sera que tem alguma relaçao ao horario em que eu o tomei? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não me parece que tenha problemas, tomou de forma correcta deve aguardar, o tipo de sangramento entre as cartelas é diferente de mulher para mulher... ando por aqui... :)

      Eliminar
  26. Oi bom dia, tenho 22 anos e tomo Selene a 3 três anos como contraceptivo, não fumo. Gostaria de saber se corro algum risco de desenvolver trombose se continuar fz uso, ou posso mudar para outro contraceptivo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, tem riscos como todas as mulheres que usam anticoncepcionais hormonais, pode mudar para outro, mas deve falar com sua médica pois sua adaptação pode ser demorada, confira o post recente sobre a interrupção de selene... na pagina principal... ando por aqui... :)

      Eliminar
  27. Olá, tomo o Selene a quase 1 ano, pois o meu Gnecologista me indicou,corro algum risco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, tem riscos como todas as mulheres que usam anticoncepcionais hormonais, deve manter e confiar em seu médico pois ele avaliou os riscos e os beneficios, tem mais beneficios em manter, daqui a uns meses pode falar com ela para alterar e usar uma mais fraca... ando por aqui... :)

      Eliminar
  28. Bom Dia! Tenho 11 ano que tomo o selene,pq seu não tomar minha mestruação não vem e eu tenho vontade de para de tomar e eu também uso ele para evitar gravidez.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se usa para regular a menstruação e evitar a gravidez deve mudar para um que tenha menor dosagem hormonal, deve é falar com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  29. Olá, tomo selene ha uns 11 anos, comecei pelo tratamento e acne e hj continuo como contraceptivo mesmo, durante essa semana senti muitas dores de cabeça, praticamente todos os dias, mas tbm estou fazendo um tratamento de obesidade com sibutramina, será ia estar dores estão relacionadas a este medicamento ou será que o risco.maior é ser sintoma de Trombose Venosa Cerebral ??? To com muito medo e acho que aí que minha cabeça doi mesmo :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me parece estar associado ao novo tratamento, pois o usa à muito tempo e nunca causou... mantenha, ando por aqui... :)

      Eliminar
  30. Olá tomo Selene á 13 anos e meu médico nunca me falo sobre esse risco não é também não suspendeu até hoje.Por qual remédio posso trocar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve falar com seu médico, apesar do risco pode ter que manter, os riscos de cada mulher devem ser avaliados... ando por aqui... :)

      Eliminar
  31. Boa noite,

    tenho 25 anos e tomo selene há 13 anos, o médico há 3 anos atrás disse para eu continuar com o remédio.
    Tenho tido bastante dores de cabeça (o que não é comum pra mim), visão turva e a minha menstruação sempre desce antes de terminar o remédio ( as vezes no meio da cartela, as vezes no final), o que o senhor indicaria? será que estou com problema?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me parecem efeito adversos causados pelo anticoncepcional... deve falar com seu médico para mudar, para não manter essas dores e visão turva... ando por aqui... :)

      Eliminar
  32. Bom dia,tenho 22 anos e tomo selene a +- 9 meses, comecei para diminuir a acne e melhorar a pele e também como anticoncepcional, mas tenho em casa casos de trombose e câncer.Devo parar de tomar por conta propria?(ja parei um mês e minha menstruação veio muito além do normal e apareceram mais acnes)mas tenho medo de desenvolver mais rapido essas doenças que ja tenho pré disposição a ter.Então seria melhor usar preservativo no lugar de anticoncepcional para não engravidar?Ou tem algum em que esses riscos não sejam tão grandes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se tem historia familiar de trombose deve falar com sua médica, pode depois optar pelo uso de preservativo, mas sua pele vai piorar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  33. Tenho 16 anos e comecei a tomar o Selene por conta própria, pois eu tinha a pele oleosa e muita acne tomo a 1ano, devo parar? Corro muitos riscos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve falar com sua médica ara ela avaliar e ver se deve mudar... para já mantenha... para não ter riscos de gravidez... ando por aqui... :)

      Eliminar
  34. Olá , tenho 20 anos e comecei a tomar solene por conta própria devido ao excesso de acne e ovário micropolicistico, sendo que após ler sobre os ricos de trombose parei de tomar umas duas vezes e fui ao medico,ele disse que eu poderia continuar tomando, após ir ao médico voltei a tomar corretamente mas venho sentindo dores de cabeça enjôo e tonteiras.voltei em um clínico e expliquei, ele disse que pode ser devido ao esforço físico, pois prático esportes e passou remédio para enxaqueca,mas fiquei alguns dias sem me esforçar e continuei com os sintomas. Estou no segundo mês tomando selene corretamente,não tenho histórico de trombose, nem obesidade, devo estar com o colesterol um pouco acima da média, mas nada alarmante , esses sintomas poderiam ser do anticoncepcional ? Devo parar de tomar até voltar ao medico novamente? Seria a terceira vez e eu não quero desregular o clico novamente. Ressaltando , tenho síndrome do pânico e me preocupo muito com tudo o que leio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim me parecem ser efeito do anticoncepcional, ao parar e retomar tem riscos de notar efeitos adversos, pois tem que se adaptar novamente... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Corro o risco de desenvolver trombose por estar retornando ou seria apenas uma questão de adaptação ? Obrigada pela atenção!

      Eliminar
    3. Olá, o risco é sempre maior no inicio do tratamento, por isso é que não devemos fazer pausa para descansar nosso corpo... ando por aqui... :)

      Eliminar
    4. Devo continuar tomando até ir ao médico ? Obrigada.

      Eliminar
    5. Olá, deve manter até falar com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  35. Oi, Carlos!
    Tenho 17 anos e estou na pausa de 7 dias da minha primeira cartela de Selene. Estou com enxaqueca desde que acabou minha primeira cartela, estou sentindo muita dor de cabeça todos os dias, isso é normal? Estou com medo de com medo pq tenho 3 parentes com trombose na família e comecei a tomar este por conta própria, devo continuar tomando?
    Agradeço desde já ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve falar com seu médico para avaliar, como a enxaqueca surgiu na pausa é provável que tenha sido por ter menor dosagem hormonal... ando por aqui... :)

      Eliminar
  36. há alguma medicação específica para combater o inchaço dos seios? Já experimentei anticoncepcionais, inclusive o nuvaring, e não obtive sucesso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, tem os seios grandes e queria diminuir? Não e parece que vá conseguir com o uso de anticoncepcionais... ando por aqui... :)

      Eliminar
  37. Boa noite! Tenho 25 anos e desde os 17 foi-me reocomendado iniciar a toma da pilula Diane 35, apesar de me dar enjoos no 1º dia de cada nova cartela, teve um resultado muito bom no combate ao acne, por isso continuei sempre a tomar até há uns meses atrás quando na farmácia me aconselharam ir à médica de família pedir outra pílula, pois tomava esta há muitos anos e não era bom. O certo é que mudei há 5 meses para a minigeste e a minha pele aos poucos vai piorando de dia para dia, voltei a ter muito acne e está difícil de controlar. A menstruação está bastante desregulada e voltei a ter muitas dores. Qual a sua opinião no meu caos? Ainda não consegui marcar consulta com a médica de família, mas pretendo iniciar a próxima cartela novamente com a Diane 35, ou equivalente, pois foi a que melhor resultou comigo e assim sinto-me bastante deprimida... Ajude-me por favor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode encontrar um post sobre a pílula e acne, no blog, na lista dos mais visitados... de qualquer forma não aconselho a mudança sem falar com sua médica... ando por aqui... :)

      Eliminar
  38. Tomo selene a quase 2 anos por conta propria sou gordinha e nao fumo nao bebo voce acha que teria problema ou que devo parar? Nunca falei com o medico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode manter e ter consulta para seu médico avaliar... é melhor... ando por aqui... :)

      Eliminar
  39. Olá, uso o Selene a uns 3 meses. Já tinha muita dor na perna pois trabalho em pé. Mas atualmente a dor vem aumentando mais. Não tenho caso de trombose na família. só problemas com varises e vasinhos. Acha que a dor pode ter aumentado por causa do anticoncepcional??? Qual os sintomas de trombose???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me parecem ser causados pelo seu trabalho e passar tempo em pé... é sugerido usar meias de contensão para promover melhor sua circulação... deve procurar seu médico para avaliar uma mudança, devido às varizes... os sinais de trombose pode encontrar num post aqui no blog... ando por aqui... :)

      Eliminar
  40. Bom dia,
    Tenho 20 anos e, tomei Selene durante 5 anos para tratamento de acne. Porém no inicio deste ano... interrompi o uso para analisar se o tratamento foi efetivo ou se haveria de continuar para a acne não votar. Mas após isso iniciou uma queda de cabelo violenta que duram 6 meses seguidos. E há 2 meses tomo o Belara (indicado pelo GO). Tem pirado a queda na segunda cartela. Esse é o anti realmente indicado para, agora, queda? Pois nunca tive isso, pelo contrário, nem antes nem durante o uso do Selene. Belara regula esses hormonios?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter a belara e esperar que seu corpo recupere... e se adapte... ando por aqui... :)

      Eliminar
  41. Olá tenho 28 anos.Magra,não fumante...
    Enfim... Tomo ciclo 21 por 6 anos mas tenho muitas espinhas. Qndo paro a cartela pra menstruação minhas espinhas diminuem. Mas qndo volto a tomar, saem mais espinhas.
    Posso mudar para o Selene?... Faz duas semanas q parei com o ciclo 21. Posso começar com o Selene ??? Obrigada desde já

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não deve mudar sem falar com seu médico, é melhor conferir com ele... ando por aqui... :)

      Eliminar
  42. Olá, doutor! Tomei Selene por indicação médica por um ano, mas resolvi deixar de tomar justamente por medo de me acontecer alguma coisa parecida.. A ginecologista me disse que era um anticoncepcional muito bom, um dos mais usados.. Mas, assim que conheci seu blog e li que não esse remédio não foi criado para este fim, suspendi o uso.. O meu cabelo caiu muito desde que comecei a usá-lo.. Enfim, só tive prejuízos! Parabéns pelo serviço prestado a nós.. Quem dera todos eles nos informassem da maneira correta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, apesar dos riscos deveria voltar a falar com sua médica para ver se deveria mesmo abandonar... obrigado por seguir... ando por aqui... :)

      Eliminar
  43. Tomava selene por mais de 10 anos, devido a alta dose hormonal, passei a tomar Elani Ciclo, parei de toma_lo por dois meses para desintoxicar porem aumentou muito a acne e a oleosidade da pele e cabelos, voltei entao a tomar o Selene, mas sinto as pernas doloridas e com alguns hematomas. O que devo fazer? Minha consulta é para fim de novembro ainda. Me ajude.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não devemos interromper, pois os riscos são maiores no inicio do tratamento, não está indicada a mudança sem conselho médico, é normal notar acne na fase inicial... deve procurar seu médico antes para avaliar essas alterações nas pernas... ando por aqui... :)

      Eliminar
  44. Olá, tenho 19 anos.
    Comecei a tomar o Selene já tá com mais ou menos 1 ano.
    Comecei a tomar por conta própria, sou magra, não, bebo, não fumo.
    Tomo selene por que tenho muitas acnes, sentia muitas dores de cólicas, e depois do uso do Selene melhorei muito, mas assim que paro as acnes e as dores de cólicas voltam. Devo parar, ou posso continuar a tomar ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve conferir com seu médico... me parece que deveria mudar para um com menor dosagem hormonal, mas tem que ser acompanhada na fase de adaptação... ando por aqui... :)

      Eliminar
  45. Oi to fazendo tratamento com selene pra micropolicisto,quanto tempo posso tomar meu médico pediu so 6 meses ele é eficaz mesmo pra esse proplema

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é... deve seguir as indicações de seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  46. Oiiii, estou tomando selene a 9 dias, sendo que estou sentido mal estar nos primeiros dias pensei que era devido a forte dosagem dos hôrmonios, mas persite, o que devo fazer para e começar outro? Obg!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve falar com seu médico para ele avaliar essas alterações... seu corpo ainda não se adaptou... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.