Efeitos adversos da Depo-Provera®

A Depo-Provera® é um injeção contraceptiva indicada na prevenção da gravidez indesejada, pois consegue suprimir a ocorrência da ovulação.

A Depo-Provera® tem em sua composição 150 mg  de acetato de medroxiprogesterona, o que confere um grande grau de eficácia a rondar os 99,7%.

Composiçao de Depo-Provera®:  150 mg de acetato de medroxiprogesterona, macrogol, polissorbato 80, cloreto de sódio, metilparabeno, propilparabeno, hidróxido de sódio, ácido clorídricoa e água para injetáveis.

Como usar a Depo-Provera®

A Depo-Provera® deve ser administrada de 90 em 90 dias (3 meses). Após o parto deve ser administrada 6 semanas após o parto.

Efeitos adversos da Depo-Provera®

Como todos os medicamentos a Depo-Provera® pode causar alguns efeitos adversos, podendo se considerar muito comuns (ocorrem em + 10% das pacientes que utilizam), comuns (ocorrem entre 1% e 10% das pacientes que utilizam), incomuns (ocorrem em 0,1% e 1% das pacientes que utilizam), raras (ocorrem em 0,01% e 0,1% das pacientes que utilizam) e muito raras (ocorrem em - 0,01% das pacientes que utilizam). Confira os efeitos adversos da Depo-Provera®:

Efeitos adversos muito comuns da Depo-Provera®: retenção de líquidos, dor de cabeça, nervosismo, dor ou desconforto abdominal, alterações na menstruação (irregular, aumentada, diminuída ou ausente) e alterações no peso.

Efeitos adversos comuns da Depo-Provera®: alterações na libido, depressão, insônia, tontura, ondas de calor, aumento da barriga, náusea, acne, queda de cabelo, dor nas costas, corrimento vaginal, dor nas mamas, cansaço e falta de força.

Efeitos adversos incomuns da Depo-Provera®: convulsões, sonolência, crescimento anormal de pêlos e secreção de leite pelas mamas.

Efeitos adversos raros da Depo-Provera®: febre.

Efeitos adversos muito raros da Depo-Provera®: vaginite, problemas tromboembólicos, alteração da função do fígado, dor nas articulações, cãibras nas pernas, reações no local da injeção, redução da tolerância à glicose e perda de cálcio dos ossos.

Fontes bibliográficas
anvisa.gov.br
saudedireta.com.br
infarmed.pt