Pílula do dia seguinte causa infertilidade?

Pílula do dia seguinte

A pílula do dia seguinte, é uma anticoncepcional de recurso que deve ser usada quando nosso método anticoncepcional normal falha. A pílula do dia seguinte é um anticoncepcional que deve ser usado esporadicamente, pois tem maiores riscos devido à sua grande dosagem hormonal.

As pílulas que existem no mercado podem ter um só comprimido, que deve ser tomado até 3 dias após a relação, ou dois comprimidos, em que o primeiro comprimido deve ser tomado até 3 dias após a relação e o segundo 12 horas depois.

É importante a mulher fazer a pílula do dia seguinte o mais cedo possível para que a sua eficácia aumente.

As pílulas do dia seguinte disponíveis no mercado:

Pílula do dia seguinte causa infertilidade?

Quando se fala que a pílula do dia seguinte deve ser tomada esporadicamente é por causa da sua carga hormonal, a mulher ao usar a pílula do dia seguinte não altera sua fertilidade ou mesmo o seu ciclo menstrual, os últimos estudos revelam que não altera o ciclo menstrual da mulher, embora muitas mulheres me procurem referindo que a sua menstruação alterou ou não veio após o uso da pílula do dia seguinte.

As causas mais frequentes da infertilidade são alterações ou malformações dos órgãos reprodutores, ciclos menstruais irregulares, alterações ou deficits hormonais, ovários poliquisticos, endometriose, alterações na produção dos óvulos ou espermatozoides, alterações dos cromossomas, disfunção eréctil, idade do casal, pouca frequência das relações sexuais, consumo de bebidas alcoólicas, consumo de tabaco, consumo e drogas e medicamentos, obesidade (IMC >29), baixo peso (IMC <19), alimentação, sequelas de doenças, tumores, história de aborto ou interrupção de gravidez (IVG), qualidade e quantidade do muco cervical, miomas uterinos, stresse e ansiedade, causas ambientais (exposição a químicos e radiações) e causas desconhecidas.

Pílula do dia seguinte

Como podem ver a pílula do dia seguinte não é uma das causas da infertilidade e o seu uso altera pouco o ciclo menstrual, a mulher que usa a pílula do dia seguinte não fica infértil.

Fontes bibliográficas