Posso mesmo confiar no resultado do teste de gravidez?



Esta tem sido a pergunta mais comum por estes dias no blog... vou começar por explicar que os testes de gravidez de urina (de farmácia) ou o beta sanguíneo são os únicos testes fiáveis, todos os outros com vinagre, água sanitária, cotonete, entre outros não são de acreditar... não são de acreditar... 
Posso mesmo confiar no resultado do teste de gravidez?

Os testes de urina e sangue que falo são os únicos confiáveis, pois reagem à presença ou doseiam o hormônio da gravidez, o BetaHCG, que nosso corpo produz em grandes quantidades quando está grávido. Então ficamos a saber que se faz o teste e deu positivo está mesmo grávida... pois a produção do BetaHCG só ocorre nessas concentrações quando há uma gravidez.

Posso mesmo confiar no resultado do teste de gravidez?

Sim pode, os testes reagem a concentrações do hormônio BetaHCG acima das 25 mUI/mL garantindo a confirmação da gravidez, se a concentração deste hormônio foi igual ou superior a este valor na urina ou sangue. 

O teste de sangue é feito através de colheita de sangue, sendo mais fiável e preciso, podendo estimar o numero de semanas de gravidez. Pois o valor do hormônio BetaHCG cresce ao longo da gestação, confira os valores de referência:
  • 01 a 02 semanas - 50 a 500 mUI/mL
  • 02 a 03 semanas - 100 a 5000 mUI/mL
  • 03 a 04 semanas - 500 a 10000 mUI/mL
  • 04 a 05 semanas - 1000 a 50000 mUI/mL
  • 05 a 06 semanas - 10000 a 100000 mUI/mL
  • 06 a 08 semanas - 15000 a 200000 mUI/mL
  • 02 a 03 meses - 10000 a 100000 mUI/mL

O teste de urina pode também fazer uma estimativa do numero de semanas (teste digital de gravidez), mas na maioria das vezes só reage positivamente à presença, revelando um traço (teste negativo) e dois traços fortes (teste positivo). É sugerido que faça o teste de urina com a primeira urina da manhã, por haver maior concentração hormonal. Teste positivo de gravidez:
Posso mesmo confiar no resultado do teste de gravidez?

Fiz o teste logo após a relação posso confiar?

Logo após a relação ainda não houve tempo suficiente para o nosso corpo produzir o hormônio BetaHCG, logo não adianta fazer o teste logo... se o fizer não deve confiar no resultado.

Fiz o teste 22 dias depois posso confiar?

Após 22 dias decorreu tempo suficiente, um teste de sangue dá positivo após 3 a 7 dias depois da relação e o de urina 7 a 10 dias depois... mas se lembre que só sugiro que faça o teste após ter algum sintoma de gravidez, como atraso menstrual, náuseas, vómitos, ardor de estômago, acidez, prisão de ventre, falta de menstruação, cansaço, sonolência, insónias, sensibilidade emocional, maior apetite, sede e vontade de urinar mais vezes ao dia que o normal.
Posso mesmo confiar no resultado do teste de gravidez?

Mas e se fizer nesses dias (3 a 10 dias depois)? Ao fazer nestes dias pode obter um falso negativo pelo fato de por vezes haver alguma confusão sobre em que relação engravidou, por isso é que sugiro que só faça com presença de sintomas de gravidez.

Fiz o teste com atraso menstrual posso confiar?

Se já tem atraso menstrual, sintoma mais comum de gravidez, e deu negativo é a prova que não está grávida pode confiar, o atraso menstrual pode ter outras causas, como o uso ou interrupção da pílula ou outro anticoncepcional.
Posso mesmo confiar no resultado do teste de gravidez?

Espero ter ajudado com mais este post... obrigado por continuar lendo... 😊

Descubra alguns posts relacionados