A pílula e ácido fólico. Pode tomar?



Meu médico me indicou o ácido fólico por causa de uma anemia, posso tomar com a pílula? Corta o efeito?

A mulher que toma a pílula tem sempre medo que os outros medicamentos cortem seu efeito, com o ácido fólico não é diferente... o ácido fólico pode-se encontrar nalguns alimentos, como (Alimentos ricos em folatos). Mas nalgumas situações o nosso médico pode indicar a suplementação com ácido fólico, em quadros de anemia, tratamento ou prevenção da deficiência em ácido fólico (gravidez ou aleitamento) e prevenção das malformações do tubo neural (espinha bífida, meningocelo, anencefalia) no feto. 
A pílula e ácido fólico. Pode tomar?

Por se tratar de uma vitamina é normalmente bem tolerado e não tem grandes interações com outros medicamentos (cloranfenicol e fenitoína)... mesmo com a pílula?

A pílula e ácido fólico. Pode tomar?

Sim pode, o ácido fólico não interfere com a pílula anticoncepcional, a mulher que usa a pílula e tem que fazer ácido fólico não tem riscos de gravidez, continua protegida. Devo lembrar que a pílula anticoncepcional pode ter sua acção diminuída se esquecer, atrasar mais de 12 horas a toma do comprimido, se tiver vômitos ou diarreia nas 4 horas seguintes à toma do comprimido e se usar alguns medicamentos, como a carbamazepina, griseofulvina, oxcarbazepina, etosuximida, fenobarbital, fenitoína, primidona,lamotrigine, rifampicina, ritonavir, hipericão e topiramato (doses diárias maiores de 200 mg). Pode conferir o vídeo:

Como pode assistir o ácido fólico não é um dos medicamentos descrito, mantenha a sua pílula e faça o tratamento como seu médico indicou... obrigado por continuar lendo os posts... 😊

Descubra alguns posts relacionados