Quando nosso filho tem febre a nossa reacção mais instintiva é pensar - vamos baixar esta febre - mas será mesmo que devemos logo usar medicamentos para baixar a febre? O que é considerado febre?
Como falei no post - Febre no bebé - dicas para os pais - febre é uma defesa que o nosso corpo tem para nos proteger, logo sendo uma defesa não devemos logo tentar baixar a temperatura do nosso filho, devemos antes esperar e usar algumas medidas para aliviar as complicações e desconforto...
Sim numa temperatura até 38,5ºC devemos apenas ter alguns cuidados para aliviar o desconforto e as complicações, cuidados que passam por não agasalhar demasiado, oferecer alimentos que melhor agradam a criança (não obrigue), oferecer muitos líquidos (melhoria do quadro e prevenção da desidratação), controlar a temperatura e evitar os banhos ou panos de água fria...
Estas simples medidas podem mesmo ajudar a diminuir a temperatura... mas e se a temperatura continua a subir? Nessa altura podemos utilizar um antipirético, sendo o paracetamol o mais indicado...
Usar o paracetamol para baixar a febre
O paracetamol é um dos antipiréticos mais usados no mundo, ao nosso dispor temos muitas apresentações, para a criança as mais usadas são os supositórios e o xarope, confira as dosagens recomendadas:
Paracetamol supositórios
- lactentes: 1 supositório 125mg 1 a 3 vezes ao dia
- crianças 1 aos 6 anos: 1 supositório 250mg 1 a 3 vezes ao dia
- dos 6 aos 14 anos: 1 supositório 500mg 1 a 3 vezes ao dia
- mais de 14 anos: 1 supositório 1000mg 1 a 3 vezes ao dia
Paracetamol xarope
- 3 – 12 meses ½ medida até 3 vezes ao dia
- 1 – 6 anos 1 medida até 3 vezes ao dia
- 6 – 14 anos 2 medidas até 3 vezes ao dia
Paracetamol comprimidos
- 1 – 6 anos ½ comprimido 250 mg até 3 vezes ao dia
- 6 – 14 anos 1 comprimido 500 mg até 3 vezes ao dia
- + 14 anos 1 comprimido 1 g até 3 vezes ao dia
Mas Carlos Edgar e se a temperatura não baixar com o paracetamol? O que devo fazer?
A febre não baixa com paracetamol? O que fazer?
Se após usar o paracetamol a temperatura continuar subindo pode mesmo estar indicado pelo seu médico o uso de outro antipirético, de outra família, o ibuprofeno... neste caso o mais usual é recomendar o uso intercalado, para de 4 em 4 horas a criança fazer um antipirético...
Antes de explicar um possível esquema, devo lembrar que aqui no blog podemos encontrar, para além do vídeo, alguns posts sobre este tema, convido a ler... 😊
Para usar o paracetamol intercalado com o ibuprofeno pode usar o seguinte esquema:
Conclusão: a febre não baixa com paracetamol? O que fazer? Seu médico pode recomendar o uso de outro antipirético, ibuprofeno, para fazer alternado, mantendo um a cada 4 horas. Usa o paracetamol, 4 horas depois usa o ibuprofeno e assim sucessivamente...
Descubra alguns posts relacionados
Olá, pode deixar seu comentário... se lembre que a informação neste post é apenas para aumentar seu conhecimento sobre o tema... não deixe de procurar seu médico... muito obrigado... :)
ResponderEliminarBom dia Doutor,
ResponderEliminarEstou hoje a entrar na minha 3a semana de yasminelle (já tomo há 5 anos, sempre certinho, sem nunca me esquecer). Quando tomei hoje a pilula, as 6h15, tive um episodio de diarreia nos 30 min seguintes.
Como tive receio, tomei outro comprimido, mas como não tinha outra caixa de yasminelle, tomei o comprimido extra da generica (Arankelle).
Fiz bem? Posso misturar assim o comprimido da pilula com outro do generico? Estou protegida?
Tenho receio, como é a ultima semana antes da pausa...
Obrigada
Olá, sim fez bem... dessa forma se protegeu... continua protegida... mantenha certinho, ando por aqui... :)
EliminarObrigada doutor. Fico sempre mais descansada quando vejo as suas respostas. Este blog é a minha salvação quando não sei o que fazer :)
EliminarBom dia doutor,
ResponderEliminarTomo estinette há quase quatro meses. Este mês decidi juntar duas cartelas por causa das férias. Há quinze dias, na quarta feira, tive relações desprotegidas e no dia a seguir reparei que não tinha tomado a pílula do dia anterior e fiz como está descrito, tomei as duas juntas e protegi-me sete dias (até quarta/ quinta desta semana). No sábado tive relações e desde essa noite que quando me limpo sai um bocadinho de corrimento castanho. É normal ou devo ficar preocupada e pedir ajuda?
Obrigada
Olá, sim pode resultar da toma continua... como usou desta forma não teve riscos, ao esquecer... ando por aqui... :)
EliminarBom dia, faço uso da pílula com emenda nas cartelas por orientação médica.
ResponderEliminarno sábado, dia 14, tive um sangramento sem fluxo intenso, uma cor escura, somente para sujar o protetor diário, na quarta dia 18, veio um fluxo um pouco maior na parte da manhã e depois voltou a ser fluxo baixo, o sangramento aqui já estava mais claro, cor mais viva, algumas das vezes o sangramento vinha mais como borra de café. Hoje, dia 23 ainda estou com esse sangramento em cor bem viva, devo me preocupar com esse sangramento ou é somente um escape comum ?
Olá, sim me parece ser um escape, provavelmente relacionado com o uso das cartelas coladas... ando por aqui... :)
EliminarDoutor, vomitei 6 horas após a tomada da pílula, corro algum risco? (tomei as 19:00 PM, vomito as 01:00 AM)
ResponderEliminarOlá, não corre, pois foi mais de 4 horas depois... mantenha o seu anticoncepcional como seu médico recomendou, ando por aqui... :)
Eliminar