Ferane 35® (etinilestradiol 0,035 mg + acetato de ciproterona 2,0 mg)




O ferane 35® é um medicamento indicado para tratar algumas alterações da pele na mulher, tais como acne, seborreia e contracepção. A sua composição hormonal garante protecção contra a gravidez - composição hormonal de ferane 35® (etinilestradiol 0,035 mg + acetato de ciproterona 2,0 mg).
Como tomar o ferane 35®


Como iniciar o ferane 35®

Se vai iniciar o ferane 35® deve esperar pela sua menstruação, o ferane 35® deve ser iniciado quando estiver menstruando, de preferência no 1° dia da menstruação.

Como tomar o ferane 35®

O ferane 35® deve ser tomado todos os dias, um comprimido por dias, durante 21 dias, seguindo-se uma pausa de 7 dias. Durante a pausa de 7 dias deverá menstruar. 
Como tomar o ferane 35®

Efeitos colaterais de ferane 35®

Como todos os medicamentos o ferane 35® pode causar alguns efeitos colaterais, tais como náuseas, dor abdominal, aumento de peso, dores de cabeça, dor na mama, depressão e alteração do humor, tensão mamária, vómitos, diarreia, retenção de líquidos, enxaqueca, diminuição da libido, hipertrofia da mama, rash e urticária. Confira mais neste post. 

Contra-indicações para o uso de ferane 35®

Nalgumas situações clínicas o uso de ferane 35® está contra-indicado, deve falar com seu médico se tiver alguma doença tromboembólica, enxaquecas, diabetes mellitus, doença de fígado, hemorragias vaginais, tumores endócrinos, gravidez, aleitamento, entre outras. Não deve ser utilizada nos homens. 
Ferane 35® (etinilestradiol 0,035 mg + acetato de ciproterona 2,0 mg)

Interações com ferane 35®

Alguns medicamentos podem interferir com a acção de ferane 35® tais como a fenitoína, barbitúricos, primidona, carbamazepina, rifampicina, topiramato, hipericão, penicilinas, ciclosporinas, entre outras. A diane 35 pode alterar alguns valores de análises sanguíneas.

Esquecimentos e atrasos de ferane 35®

Os atrasos podem interferir com a eficácia anticoncepcional de ferane 35® se forem maiores de 12 horas.
Ferane 35® (etinilestradiol 0,035 mg + acetato de ciproterona 2,0 mg)

Para evitar riscos e repor a protecção deve ter alguns cuidados, assim se esquecer ou tiver atraso de mais de 12 horas na toma do comprimido, na primeira ou segunda semana da cartela deve tomar o comprimido esquecido assim que se lembre, manter os seguintes na hora habitual e se proteger com método barreira nos 7 dias seguintes. Se ocorrer na terceira semana deve tomar o comprimido esquecido, e se proteger até ao 7° comprimido da cartela seguinte que pode iniciar no 1° dia da menstruação ou após a pausa de 7 dias. 

Ferane 35®, os vômitos e a diarreia

Os vômitos e diarreia podem interferir com a acção anticoncepcional de ferane 35®, se ocorrerem nas 4 horas seguintes à toma do comprimido. Caso tenha um vômito ou diarreia nesse período, para manter a protecção da gravidez, deve tomar outro comprimido de uma cartela suplente.

Descubra outros medicamentos com a mesma dosagem e composição hormonal de ferane 35: diclin®, artemidis 35®, diane 35® e selene®. Agora que já sabe mais um pouco sobre o selene® pode comentar e partilhar este post, obrigado... 😊

Descubra alguns posts relacionados