segunda-feira, fevereiro 16, 2015

Qual a melhor pílula para jovens

Qual a melhor pílula para jovens


As jovens não devem iniciar uma pilula ou anticoncepcional hormonal sem conselho do seu médico, o inicio de uma pilula deve ser efeito com ajuda dos profissionais de saúde para que as jovens aprendam como devem usar a pilula, a sua eficácia, como devem se proteger das doenças sexualmente transmissíveis (uso de preservativo), a contracepção de emergência, descobrir os medicamentos que interferem e como atuar em situações de vómitos, diarreia e esquecimentos.

O uso dos anticoncepcionais traz alguns benefícios às jovens, como:

Que anticoncepcional escolher - qual o melhor anticoncepcional para uma jovem?

A escolha do anticoncepcional deve ser feita com a ajuda do seu médico, nela o médico deve ter em conta muito fatores como a idade, o aspeto da pele, o fato de a jovem se esquecer, se iniciou já vida sexual, se tem múltiplos parceiros, se é obesa, se tem hipertensão, diabetes, entre outros aspetos.

Regra geral as jovens podem fazer qualquer anticoncepcional hormonal com estrogénios, à excepção das jovens obesas, com hipertensão arterial ou diabetes, sendo nestas situações aconselhado o uso de anticoncecionais sem estrogénios, como o implante, a pilula sem estrogénios ou o diu hormonal.

Fontes bibliográficas
Partilhe

26 comentários:

  1. Boa noite. Tive relaçoes à 3 meses e desde entao tem me vindo sempre a menstruaçao, no entanto a minha barriga anda bastante inchada, tive a menstruaçao a semana passada mas resolvi fazer o teste na mesma durante a menstruaçao q deu negativo. Gostava de saber se é fiavel e o q podera ser este inchaço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim é fiável, esse inchaço deve ser um efeito adverso da pilula que é normal acontecer nas primeiras 3 a 4 cartelas... deve manter e aguardar que seu corpo de adapte... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Olá, Doutor Carlos! Vi vários comentarios do senhor tirando duvidas da mulherada em relação ao Stezza. Espero que possa me ajudar também. É o seguinte: tomo Stezza a 4 meses e minha menstruação vem todo mês, mas essa ultima cartela inicei no 4 dia da minha menstruação, pois o remedio tinha acabado e não tinha nenhuma farmacia local. Tomei todos os dias certinho, mas o que apareceu foi uma manchinha marrom clarinha ao invés da minha visitinha mensal. Isso é normal? Corro risco de estar grávida? Todas as minhas relações foram com preservativos. Obrigada desde já!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode acontecer, mas como esteve 4 dias sem tomar correu riscos, se teve nesse período ou até ao 7° comprimido da nova cartela tem chances de ter engravidado... não percebi se teve... mantenha a pilula e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Troquei de pilula pela primeira vez e tive relações desprotegidas na pausa da primeira cartela, e não houve menstruação na mesma (o que ouvi ser normal, por conta da mudança nos hormônios). Nos próximos meses (estou na quarta cartela já) veio menstruação porem em pouquíssima quantidade. Queria saber se essa menstruação é uma confirmacao de não estar gravida, como por exemplo em uma situação onde a mulher engravida tomando pilula e continua a tomar a pilula a menstruação para de vir? Ou continua normalmente por causa da pilula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como tomou corretamente e sem falhas não tem risco de ser gravidez, ao menstruar é sinal que não está grávida, por vezes pode acontecer a mulher estar grávida e menstruar devido à pilula, mas é necessário que a pilula perca efeito e só é possível nos primeiros meses de gravidez... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Olá!
    Comecei a minigeste e acabei ontem a primeira cartela, no entanto já tinha visto que a eficacia diminui com diarreia. Todos os meses dias antes do periodo fico com diarreia, devo tomar medidas? reparei que no dia anterior ao ultimo comprimido também tive diarreia, pode ter sido pela proximidade ao período?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se tem diarreia na pausa não altera a eficácia da pilula.... se a diarreia acontecer durante a toma dos comprimidos e for até 4 horas depois da toma do comprimido tem riscos de perder a protecção da pilula.... deve este caso tomar outro comprimido de outras cartela.... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Boa noite doutor. Gostaria de saber a sua opinião em relação à toma da cerazette. Eu tomo o anticoncepcional apenas para regular o ciclo e evitar as horríveis dores que tinha, não para evitar a gravidez pois só tenho 17 anos.
    Até à dois meses atrás tomava a yazmine, mas comecei a pesquisar e fiquei bastante assustada pelos problemas relacionados com tromboses e má circulação que essas pílulas podem trazer. Então parei a toma da yazmine ( confesso que sou meio hipocondríaca kkkk)
    Enfim, é basicamente isso. Gostaria de saber se estou segura tomando a cerazette.
    E mais uma coisa, é verdade que essa pílula pode trazer acne?
    A menstruação veio-me à dois dias, posso começar a pílula a meio? Obrigada e desculpe por tantas dúvidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      eu acho que não deve mudar de pilula sem falar com seu médico, pois arrisca-se a ter acne e a pele ficar pior... em relação às noticias devemos valorizar mas de forma relativa pois sabemos que todas as pilulas aumentam o risco de problemas venosos e tromboses, por isso deve falar e manter a mesma pilula.... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Desde já, obrigada pela rapidez :)
      Hm faz sentido... Vou marcar uma consulta então. Como tenho um historial familiar de varizes achei que seria uma boa alternativa. Eu nunca tive tendência para acne ou problemas de pele, mas vou falar com o meu médico. Obrigada :)
      Já agora, se continuar a yasmine posso começar a meio do ciclo?

      Eliminar
    3. Oi, sim pode começar já, mas tem que se proteger até ao 7° comprimido ou evitar... boa sorte... :)

      Eliminar
  6. Boa tarde,

    Por aconselhamento médico, vou mudar da Minigeste para a Miranova devido a má circulação. Queria perguntar-lhe se a miranova realmente não prejudica tanto a circulação e se ajuda a controlar também a acne e os quistos. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha médica na mudança da Minigeste devido à má circulação e à celulite sugeriu-me a Miranova ou o anel. Mas qual deles acha mais adequado para não afetar tanto a circulação e a celulite? Obrigada

      Eliminar
    2. Olá, sim pode confiar que não prejudica tanto... pode notar um ligeiro aumento do acne inicialmente, mas depois embora.... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    3. Olá, talvez o anel lhe dê menos riscos para a circulação pois tem menor dosagem.... tem que ver se é mais prático aplicar o anel, mais barato... essas coisas... ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Boa tarde, tomo a pílula yaz, mas nesta última carteira da pílula esqueci um comprimido no dia 18ciclo menstrual à noite, só o tomando na manha do dia 19 ciclo menstrual, não tive relações durante esse tempo, e continuei a tomar a pilula normalmente, no entanto surgiu oportunidade dr ir passar uma semana fora quando supostamente estava na pausa e decidi comecar a nova carteira seguidamentee com receio que a minha menstruação viesse, mas só o fiz durante 2 dias ou seja tomei mais dois comprimidos de pílula em vez dos comprimidos placebo (dia 25 e 26 ciclo menstrual), ao dia 28 tive relações sexuais desprotegidas, com receio de ter engravidado, na manhã do dia seguinte fui tomar pílula do dia seguinte, e iniciei uma nova carteira, que riscos corro de ter engravidado e quando voltarei a ter relacoes seguras?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não corre riscos,pois tomou a pilula do dia seguinte, para se proteger deve evitar as relações até ao 7º comprimido desta cartela...se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Boa tarde!

    Vou começar a tomar a pílula miranova. Anteriormente tomava a minigeste. Se começar a tomar a pilula miranova depois da pausa da minigeste a partir de quando estou protegida de uma gravidez indesejada? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a partir do 7°comprimido da cartela... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Boa noite! Tomo a pílula arankelle já há um ano e nunca me esqueci. A hora de tomar é as 21:30 e tomo sempre por essa hora. As vezes tenho de tomar o ebastina e faço o symbicort, pois sou asmática. Posso confiar na pílula sem medo de engravidar? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode confiar... mantenha a pílula e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Obrigado pela resposta. Mas a pílula foi me receitada para diminuir o fluxo menstrual mas eu queria usa la para prevenir uma gravidez indesejada. Posso confiar sem medo ou a pílula serve apenas para o que foi receitado?

      Eliminar
    3. Olá, sim serve, tem os dois objectivos... desde que a use certinha... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Boa noite, Tenho 18 anos, e ainda nao tomo pilula. Não me sinto à vontade para ir ao meu médico de familia e falar acerca do assunto. Ando na universidade e portanto com o consumo regular de alcool sempre achei que tomar a pilula era desnecessário porque o alcool iria cortar o efeito. Não sei se é verdade ou não. Se nao for, qual a pilula que devo tomar? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve ganhar coragem e falar podem optar pelo anel vaginal, adesivo hormonal, diu hormonal ou implante... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.