domingo, junho 28, 2015

A pílula, os outros anticoncepcionais hormonais e a fertilidade

A pílula, os outros anticoncepcionais hormonais e a fertilidade

O medo da infertilidade é muito comum em todos os casais, todos temos medo e receio que quando queremos aumentar a nossa família não conseguimos. Um casal está perante um problema de infertilidade quando tem relações sexuais 3 vezes por semana, sem usar método contracetivo e não consegue engravidar durante dois anos. Perante um período tão prolongado sem conseguir engravidar o casal deve procurar ajuda médica especializada.

Não sugiro por isso que as mulheres por sua iniciativa façam algum medicamento hormonal, sem indicação médica, para conseguir engravidar. Deve sempre ter acompanhamento médico.

As causas da infertilidade

As principais causas da infertilidade são: alterações ou malformações dos órgãos reprodutores, ciclos menstruais irregulares, alterações ou deficits hormonais, ovários poliquisticos, endometriose, alterações na produção dos óvulos ou espermatozoides, alterações dos cromossomas, disfunção eréctil, idade do casal, pouca frequência das relações sexuais, consumo de bebidas alcoólicas, consumo de tabaco, consumo e drogas e medicamentos, obesidade (IMC >29), baixo peso (IMC <19), alimentação, sequelas de doenças, tumores, historia de aborto ou interrupção de gravidez (IVG), qualidade e quantidade do muco cervical, miomas uterinos, stresse, ansiedade, causas ambientais (exposição a químicos e radiações) e causas desconhecidas (descubra mais neste post).

A fertilidade e o uso da pílula e outros anticoncepcionais



O uso da pílula e outros anticoncepcionais hormonais não impede a mulher de engravidar, o seu uso não altera a fertilidade da mulher, por é alterar o ciclo menstrual e a mulher após parar o uso do anticoncepcional hormonal demorar mais a engravidar. Os estudos revelam que apenas 25% dos casais consegue logo engravidar após a paragem do anticoncepcional. Esta demora não deve preocupar o casal, pois sabemos que a ansiedade pode piorar a taxa de sucesso (Ansiedade e gravidez).

Após parar o uso do anticoncepcional deve apontar as datas das menstruações, manter as relações, ter consulta médica de preparação e ter paciência. Continue tentando com muita calma... vai conseguir.

Fontes bibliográficas
Partilhe

9 comentários:

  1. Em geral quanto tempo a mulher demora para engravidar depois de parar o anticoncepcional?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      depende de nosso organismo, cada mulher tem o seu tempo... ao parar o anticoncepcional o nosso corpo tem que repor o ciclo menstrual e isso pode demorar, se antes de usar o anticoncepcional tinha as menstruações irregulares vai demorar mais... o importante é se preparar, manter as relações e ter muita, muita calma... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Parei meu anticoncepcional para engravidar dia 27/05, tive menstruação dia31/05 e depois dia 27/06. Será que esse mês se eu não andar muito anciosa conseguirei engravidar? Quando será meu período fértil? Pois já fiz vários exames e não tenho nenhum problema

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode realmente não conseguir por causa da ansiedade... deve andar mais calma... e continuar tentando, se notar algum sintoma de gravidez deve fazer um teste... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Gostaria de saber quais serão os dias mais férteis neste mês pra mim

      Eliminar
    3. Olá, será entre o dia 7 e 13 de julho... boa sorte... :)

      Eliminar
    4. Obrigada dr!!
      ;-)

      Eliminar
  3. Tomei Nimesulida e Cataflan junto com o anticoncepcional, e me cuidei na cartela toda, porém quando terminei a cartela e estava no primeiro dia da pausa tive relação sem proteção, corro algum risco?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corre, pode manter seu anticoncepcional após a pausa e ficar descansada, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.