sexta-feira, dezembro 18, 2015

Segurança da pílula anticoncepcional hormonal e as mortes em França

Segurança da pílula anticoncepcional hormonal e as mortes em França

Segurança da pílula anticoncepcional hormonal e as mortes em França

Após as noticias alarmantes em França, sobre uma jovem de 25 anos que sofreu um acidente vascular cerebral, a Agência Europeia do Medicamento (EMA) veio reforçar a segurança no uso da pílula anticoncepcional hormonal, pois apesar dos seus riscos identificados, como a sua incidência é rara, as suas vantagens superam os riscos.

A pílula anticoncepcional hormonal tem sido um dos medicamentos mais estudados ao longo da historia da medicina e hoje sabemos dosear os verdadeiros riscos, o tromboembolismo venoso apesar de estar aumentado nas mulheres que usam anticoncepcionais combinados (com estrogénios e progesterona), ele também está presente noutras situações, confira o risco potencial do tromboembolismo venoso:
  • mulher sem uso de anticoncepcionais combinados - 4 a 5 casos em cada 10.000 mulheres
  • mulher utilizadora - 9 a 10 casos em cada 10.000 mulheres (varia de acordo com o tipo de anticoncepcional combinado)
  • mulher grávida - 29 casos em cada 10.000 grávidas
  • mulher a amamentar ou no pós parto imediato - 300 a 400 casos em cada 10.000 mulheres


O uso da pílula anticoncepcional hormonal deve ser feito após escolha e avaliação de seu médico, sabemos que as pílulas têm riscos, mas os seus beneficios superam os riscos, por isso as principais autoridades de saúde internacionais recomendam que as mulheres saudáveis têm mais beneficios (contraceptivos e da acção hormonal) em usar os anticoncepcionais hormonais combinados. Confira os posts relacionados:

Fontes bibliográficas
Partilhe

6 comentários:

  1. Boa noite
    Tive um episódio de diarreia antes de passarem as 4 horas da toma da pílula, mas tomei um outro comprimido logo a seguir
    Queria saber se é necessária proteção adicional (preservativos), mesmo tendo tomado o comprimido

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como tomou outro comprimido repôs a eficácia... continua protegida não precisa de se preocupar... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Olá!A pilula Dienille, os comprimidos sao todos iguais?
    Num episodio de diarreia antes da 4 horas e se nao repor o compromido, quando se esta de novo protegida?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim são... após a diarreia sem repor precisa de 7 dias de pílula para estar novamente protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Eu tomo a pílula desde o início de 2014 mais ou menos. Esta segunda feira era o início da carteira e esqueci-me de tomar. No dia seguinte ao 12h00 lembrei-me e tomei o comprimido em falta. E continuei abrigar tudo normalmente. Depois disso tive relações. Há algum risco de não estar protegida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ao esquecer e dar mais um dia de pausa, deve se proteger nos 7 dias seguintes... se teve relações nessa fase tem riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.