6 de abril de 2017

É normal sangrar tomando anticoncepcional?



Os anticoncepcionais hormonais são usados à décadas para prevenir a gravidez, claro que há mulheres que os usam com outros objectivos, tratar o acne, melhorar a pele, melhorar a oleosidade do cabelo, regular a menstruação, prevenir a tpm e os outros sintomas da menstruação, por exemplo os grandes fluxos... como vê as razões para usar os anticoncepcionais hormonais são muitas.
É normal sangrar tomando anticoncepcional?

O uso dos anticoncepcionais não está isento de riscos, mas mesmo assim o seu médico pode indicar, pois os benefícios superam em muito os potenciais riscos.

Quando falo em riscos me refiro às complicações associadas, como as tromboses por exemplo, e claro aos efeitos secundários.

Efeitos secundários dos anticoncepcionais

Os efeitos secundários são reações directas ou indirectas que tem como causa o uso dos medicamentos, como os anticoncepcionais. Podemos dividir em diversos grupos, muito frequentes, frequentes, pouco frequentes, raros e muito raros.

Quando falamos em efeitos secundários muitos frequentes quer dizer que podem afectar mais de 1 mulher, em cada 10 que utilizam o anticoncepcional num anos, neste caso os efeitos que podem surgir são o sangramento de escape ou spotting e alterações menstruais.
É normal sangrar tomando anticoncepcional?

Se forem efeitos secundários frequentes podem surgir numa mulher, em cada 100 utilizadoras do anticoncepcional, durante um ano, nesse caso falamos da vaginite, candidíase, alterações de humor, alterações de libido, tontura, náuseas, vômitos, dor abdominal, acne, a dor de cabeça (enxaqueca), dor nas mamas, aumento do volume das mamas, secreção das mamas, cólica menstrual, alteração do fluxo menstrual, falta da menstruação, inchaço e alterações de peso.

Se forem efeitos pouco frequentes ou raros podemos falar de alterações de apetite (aumento ou diminuição), cólicas abdominais, inchaço da barriga, manchas escuras na pele do rosto, aumento dos pelos, queda de cabelo, aumento da pressão arterial e alterações nos níveis de lípidos no sangue. 

Os estudos científicos prévios efectuados ao anticoncepcional conseguem desta forma estabelecer os riscos associados a cada medicamento. Claro que este risco é teórico podendo algumas mulheres notar por exemplo um efeito muito raro, como reacções alérgicas, urticária, aumento nos níveis de açúcar no sangue, intolerância a lentes de contacto e eritema nodoso, sem nunca notar um efeito muito frequente.
É normal sangrar tomando anticoncepcional?

Mas voltando ao tema do nosso post, como conferiram nos efeitos secundários descritos, o spotting ou sangramento pode ser muito frequente, por isso lanço a pergunta, é normal sangrar tomando anticoncepcional?

Como conseguiu ver no parágrafo anterior os sangramentos/ escapes ou spotting são um efeito secundário muito frequente na mulher que usa anticoncepcionais. Se usa anticoncepcional e sangrar, não se deve preocupar com a eficácia do anticoncepcional, desde que o tome sem falhas ele continua protegendo da gravidez. É importante também dizer que um spotting ou sangramento é diferente da menstruação, podendo ter um aspecto mais escuro, vir em menor quantidade e menos dias.

Como é habitual não posso deixar de pedir para comentar e partilhar este post... 😊
É normal sangrar tomando anticoncepcional?

Descubra alguns post relacionados

16 comentários:

  1. Gostaria de pedir ajuda eu
    estava terminando de tomar o ciclo 21 aí fui na ginecologista aí ela trocou meu remédio e me passou diane35 aí como faço pra começar a tomar ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, deve iniciar após a pausa de descanso no final da cartela de ciclo 21, ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Eu emiciei um tratamento com Silene a 8 meses e durante 7 messes minha mestruacao vinha mormal mas esse mes ela durou 5 dias não tive sangramento até o aitavo dia pra eu comesar minha cartela ok eu faço mim ajuda E a segunda pergunta e eu ganhei umas amostra grátis de seline e si eu posso tomar ela pois eu munca usei a mostra grátis E a receita pergunta e que eu sinto dor na mamã

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode diminuir com o tempo de uso, pode usar a amostra, sem riscos, mantenha certinho, ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Boa tarde o brufen granulado corta o efeito da pílula ? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, nao corta, mantenha a pílula e as melhoras... ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Olá Edgar, poste aqui , mas acho q não foi, tomo Yaz faz anos e sou fumante, gostaria de trocar de anticoncepcional por esse motivo, me indicaram oCerazette, fiz a troca correta ? Não sou diabética nem hipertensa ... qual seria o melhor nesse caso? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, o melhor seria deixar de fumar ou optar por anticoncepcional sem hormônios, como o preservativo ou diu de cobre, ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Olá Tudo bem? Eu estou tomando o anticoncepcional Diclin. Só que depois que terminar a cartela , da uma pausa de 7 dias.. Só que minha menstruação ela veio tem problema de nao está tomando o anticoncepcional? Porque estou na pausa de 7 dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem problema, deve retomar a cartela no 8° dia, após a pausa, ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Uma duvida Eu estava tomando cerazette,fiquei 2 meses sem menstruar,no dia 21 do mes passado veio um sangramento e desde entao nao parava, por fim fiz uma pausa do anticoncepcional e o sangramento foi embora hoje, pra mim voltar a tomar preciso esperar uma nova menstruaçao ou posso voltar por agora??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se tem riscos de gravidez, deve esperar, a pílula pode causar essa falta e depois causar um sangramento mais prolongado, ao fazer pausa deixou de estar protegida, ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Olá boa noite Doctor, comecei a tomar Pilula Diane 35 no dia 04/04/2017 e nesse mesmo dia veio a menstruação durou 6 dias e depois se foi, no mes de Abril ja tomei a pilula umas 5 vezes em dias alternados, do dia 14 de Abril veio o escape e durou até o dia 17, dia 18 tomei pilula, dia 19 nao e dia 20 fiz s**** e meu namorado e***** dentro de mim, depois dia 21 e 22 e 23 não tomei nenhuma pilula (no dia 21 era minha ovulação) e hoje 24 de Abril fez 21 dias de pilula e nao tomei e fiz s**** hoje e ele e****** dentro de mim corro risco de ficar gravida? Mesmo sabendo que em um mês tomei 5 pilulas em 21 pilulas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ao tomar em dia alternados a diane 35 nao a vai proteger e pode realmente notar alguns efeitos adversos como os escapes, tem sérias chances de gravidez tomando dessa forma, ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Boa tarde, eu tomo a pílula minigest , mas estes três meses tomei sempre seguido sem interrupções e comecei a ter um corrimento da cor marrom posso estar grávida ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ao tomar seguido continua protegida, mas tem mais riscos de notar efeitos adversos, como os escapes ou sangramentos... por isso é que é sugerido nao usar dessa forma, ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.