27 de maio de 2017

Antibiótico corta o efeito da pílula do dia seguinte?



Neste post voltamos a falar da pílula do dia seguinte, uma contracepção de emergência indicada quando temos uma relação de risco, sem proteção, ou quando nosso anticoncepcional falha. A pílula do dia seguinte é assim uma solução de recurso para prevenirmos a gravidez indesejada.
Antibiótico corta o efeito da pílula do dia seguinte?

No mercado existem dois tipos distintos de pílula do dia seguinte, a pílula do dia seguinte com levonorgestrel e a pílula do dia seguinte com acetato de ulipristal, duas pílulas do dia seguinte com composição, dosagem e posologia diferentes.
Antibiótico corta o efeito da pílula do dia seguinte?

Para a pílula do dia seguinte fazer efeito é muito importante que ela seja usada como é recomendado, não tenhamos nenhum vômito ou diarreia, após a toma ou não perca o efeito por causa de algum medicamento que usemos.

Usar a pílula do dia seguinte como é recomendado

A pílula do dia seguinte deve ser feita até 3 ou 5 dias após a relação de risco, idealmente a mulher deve-a fazer o mais próximo possível da hora da relação para ter maior eficácia.
Antibiótico corta o efeito da pílula do dia seguinte?



A pílula do dia seguinte pode perder seu efeito ou ver sua eficácia diminuída se após a tomar, nas 3 a 4 horas seguintes, tiver um vômito ou diarreia. Se isso acontecer deve fazer outra pílula do dia seguinte.

A pílula do dia seguinte e os outros medicamentos

Alguns medicamentos podem realmente interferir com a acção da pílula do dia seguinte, os que estão descritos são a carbamazepina, griseofulvina, oxcarbazepina, etosuximida, fenobarbital, fenitoina, primidona, lamotrigine, rifampicina, ritonavir, hipericão e topiramato (dosagens diárias + 200 mg)).

Então e o antibiótico corta o efeito da pílula do dia seguinte?

Como pode conferir no paragrafo anterior não estão descritos antibióticos, os últimos estudos revelaram que não têm acção sobre a pílula do dia seguinte, no entanto continuo a sugerir cuidado se usar antibióticos pertencentes ao grupo das penicilinas. Não se esqueça de partilhar e comentar este post... 😊
Antibiótico corta o efeito da pílula do dia seguinte?

Descubra alguns posts relacionados

20 comentários:

  1. Ola ,estou no primeiro mes de q'laira , e tive escapes durante a cartela toda praticamente é normal ?antes do ginico me recomendar q'laira eu tomava perlutan injetavel .. Posso emendar 2 cartelas d q'laira ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, seu corpo se está adaptando, deve manter como seu médico indicou, se aumentar o fluxo fale com seu médico, ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Boa noite,as fezes mais moles tiram o efeito da pílula? Ou só diarreia intensa ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, só se for fezes liquidas, nas 4 horas seguintes à toma do comprimido, ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Olá dr. Carlos Edgar. Uso Diane 35 e Nortriptilina 25mg para tratamento de enxaqueca. Porém durante o ato s****, a camisinha estourou, dentro.. Gostaria de saber; Quais as chances de gravidez? Quais os riscos de associar o Nortriptilina com Diane 35? Um atrapalha o efeito do outro? E para evitar a gravidez indesejada, seria melhor tomar a pílula do dia seguinte?? Tenho consulta com minha ginecologista, mas só mês que vem, preciso de uma ajuda de emergência...aguardo uma resposta! Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interfere, deve manter a diane como seu médico recomendou... ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Tomei a pilula do dia seguinte dia 25 de Agosto, ha a possibilidade de ter de tomar antibiotico agora. Irá interferir com o efeito da pilula do dia seguinte?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem riscos... pode ficar descansada, se proteja... ando por aqui... as melhoras... :)

      Eliminar
  5. Faço uso do qlaira e estava tomando antibióticos a 5 dias, tive r**** sem c***** um dia depois d ter tomado o ultimo comprimido do antibiotico, é ideal usar a pílula do dia seguinte?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, que antibiótico tomou? Ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Ok, pode ficar descansada que nao corta o efeito... ando por aqui... :)

      Eliminar
    3. Na bula do qlaira diz que alguns antibióticos macrolideos cortam o efeito do remédio, a azitromicina ñ seria desse tipo de antibiótico? Estou com medo de ficar grávida. Se caso tomar a pílula do dia seguinte, devo continuar tomando o anticoncepcional normalmente?

      Eliminar
  6. Olá, pode interferir, mas não cortam, pode ter mais chances de notar efeitos adversos, como os escapes... ando por aqui... 😃

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tomar a pílula do dia seguinte por precaução, tem algum problema?

      Eliminar
    2. Olá, sim pode tomar, e se quiser pode até se proteger ou evitar as relações até ao nono comprimido, dessa forma tem maior precaução... 😃

      Eliminar
  7. Amoxilina corta o efeito da pirula do dia seguinte?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, apesar de algumas bulas referirem que corta o efeito da pílula, não tem riscos, pode ficar tranquila, confira no post... 😃

      Eliminar
  8. Olá, na bula da doxiciclina diz que ela diminui a eficácia da pirula do dia seguinte, queria saber se diminui muito a eficácia a ponto de poder surgir uma gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, refere que pode interferir com a eficácia dos "eficácia dos contraceptivos orais", apesar disso os últimos estudos referem que não corta o efeito da pílula do dia seguinte, nem mesmo a pílula normal, mas como continuam referindo nas bulas continuo sugerindo protecção... pode ficar tranquila... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.