5 de julho de 2017

Minigeste® e a menstruação



A pílula minigeste® é um contraceptivo hormonal combinado que está indicada na prevenção da gravidez indesejada. A acção contraceptiva da pílula minigeste® se deve à sua composição hormonal combinada, que é de 0,02 mg etinilestradiol + 0,075 mg gestodeno.

Como tomar a minigeste®

A pílula minigeste® deve se iniciar, pela primeira vez, durante a menstruação, de preferência no 1° dia para estar logo protegida e seu corpo se adaptar mais facilmente. Se a iniciar noutro dia de sua menstruação deve se proteger ou evitar as relações até ao 7° comprimido da primeira cartela ou carteira.
Como tomar a minigeste®

Depois deve manter a pílula minigeste®, tomando um comprimido, por dia, sensivelmente à mesma hora, durante 21 dias (21 comprimidos em cada cartela ou carteira), após os quais deve fazer uma pausa de 7 dias, durante a qual deverá menstruar. Após a pausa, ou seja no 8° dia deve dar inicio a uma nova cartela ou carteira, seguindo sempre o esquema 21+7°21+7+...

Como falei vai passar a menstruar na pausa entre as cartelas ou carteiras, devendo descer no 3° ou 4° dia de sua pausa, mas além de regular será que pode causar outras alterações em sua menstruação?


Após tomar a cartela completa vai fazer a semana de descanso e seu corpo, pela quebra hormonal, vai sangrar, vai "menstruar", pelo efeito da minigeste® vai ter esta perda regular, podendo com o tempo de uso vir mais escura, menor quantidade ou mesmo ausente. Resumindo a pílula minigeste® pode causar os seguintes efeito em nossa menstruação:
  • regular
  • diminuir o fluxo
  • diminuir o numero de dias
  • escurecer, ficando marrom ou castanha
  • ficar ausente
Minigeste® e a menstruação

Curiosidade: sabia que a pílula minigeste® é a pílula contraceptiva mais vendida em Portugal, informação retirada deste post - Pílulas mais vendidas em Portugal.

Descubra alguns posts relacionados

20 comentários:

  1. Bom dia, na ultima semana da pilula esqueci me de tomar um comprimido quando o tomei ja passavam mais de 12horas passavam 14horas, continuei a tomar a carteira ate ao fim so faltavam 3 comprimidos. fiz a pausa dos 7 dias e iniciei a nova carteira, procedi bem ou o que tenho que fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim procedeu, mas tem que se proteger até ao 7º comprimido da próxima cartela para estar protegida e não ter riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Boa tarde. Tenho 26 anos e tomei a pilula minigeste entre os 20 e os 22. Para regular o período. Entretanto aos 22 parei. Sempre me dei bem com essa pilula. Aos 24 resolvi voltar a tomar porque estava com o meu namorado. Comecei a tomar a minigeste novamente depois de consulta no centro e saúde. Passados alguns meses comecei a ter um corrimento castanho sem cheiro nem ardor/comichão. Era só em alguns dias mas depois passou a ser muito frequente. Fiz papa nicolau e não deu nada. A médica do centro de saúde deu-me triginera e disse que passava. Ora a triginera foi horrível e o corrimento foi ainda pior. Continuando sempre sem cheiro ou outros sintomas. Resolvi voltar minigeste. Não é despoletado com as r***** mas o facto de estar assim deixa-me pouco confiante porque sujamos a cama. Resolvi ir a um ginecologista particular e este mandou fazer exames à tiróide e um estudo hormonal que deu tudo normal, só a prolactina um pouco alta mas nada de mais. Receitou um óvulo e disse que ia ficar boa. Mas não fiquei. Voltei lá e ele passou uma eco com sonda. Tudo normal. Voltei à consulta observou melhor e deu mais óvulos. Flagyl 500. Entretanto parei de tomar a minigeste há dois meses. A prolactina baixou e o corrimento parece diminuir. Mesmo assim o médico diz para passar da minigeste para a triginera. Outra coisa... durante a última vez que ele me observou vi uma bolinha/pontinha rosada lá dentro. Mas ele não deu nome àquilo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve seguir as recomendações de seu médico e voltar se continuar tendo o corrimento... pode ter relação com a pílula... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Carlos, boa tarde
    Estou com uma dúvida, com quanto tempo após início do uso do anticoncepcional há a proteção contra gravidez?
    No caso, dei início ao anticoncepcional no meio do ciclo menstrual

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, depende do dia do ciclo que começa, se iniciar menstruada já está protegida, ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Olá tive relação desprotegida com coito interrompido no 1° dia do ciclo da minha menstruação faço uso de anticoncepcional tamisa 20 mas tinha parado de ingerir 10 dias antes as pílulas ate chegar a pausa e o dia da menstruação porém não tive relações antes apenas nesse dias anterior apenas no dia do 1° ciclo dia seguinte tomei pílula do dia seguinte e cessou a menstruação ,hj faz um mês e só desceu um corrimento forte com aspecto de sangue amarronzado que durou uns três dias após 7 dias que tinha tomado a pílula dia seguinte posso esta grávida? Fiz um teste farmácia 15 dias depois resultado negativo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como o teste de farmácia negativo não está... ao interromper deixamos de estar protegidos e temos riscos, deve manter como seu médico indicou... ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Boa tarde.Tirei Diu hoje-terca feira.Quero começar a tomar minigeste.Tenho de começar a pilula da segunda ou da terça-feira?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve tomar na terça, no mesmo dia que retira, para continuar protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Boa noite, por engano estou a tomar uma semana a mais a pilula minigeste. Corri risco de gravidez? Que devo fazer? Ja tomei 3 comprimidos a mais...obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, não corre, pode fazer a pausa e retomar uma carteira nova após a pausa, não tem riscos desta forma, ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Boa tarde,
    Comecei a pílula há pouco tempo e estou na segunda pausa mas estou no quarto dia e Ainda não me apareceu a menstruação... estou preocupada porque quando faltavam dez dias pa acabar a cartela vomitei sendo q tomei a pílula as 22.hs e vomitei por volta das 4 da manhã !! Não sei tenho receio de estar grávida !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não me parece ter riscos, pois vomitou mais de 4 horas depois da toma do comprimido... mas para excluir faça um teste de gravidez antes de iniciar a nova cartela... ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Bom dia ,
    Fiz a pausa durante 7dias retomei ontem o primeiro dia hoje será o segundo já estou protegida ?
    Obriagada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim já, ao tomar certinho continua sempre protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Olá! É normal deixar de ter período quando se toma a minigeste?? A minha menstruação diminuiu bastante, e as vezes simplesmente não aparece.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, sim é comum, com o tempo de uso acontece, o importante é manter certinho, ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Olá!já fiz varios testes de gravidez, e o beta hcg ha 2 dias,e deu tudo negativo, posso confiar? pq é a segunda pausa da pilula seguida em q nao me aparece a menstruação.

    A pilula faz efeito na mesma assim?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, sim pode, mantenha a pílula certinha para evitar riscos de gravidez, ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.