27 de agosto de 2017

Esquecer pílula após relação



Já vimos que a mulher que usa a pílula está protegida da gravidez, a sua elevada eficácia torna-a um dos contraceptivos preferidos das mulheres e mais indicado pelos médicos.

Ao seguir a posologia indicada vai estar protegida, sendo importante manter as tomas sensivelmente à mesma hora, independentemente da hora que teve ou tem relação.

Por vezes a mulher pensa que só deve ter relação antes de tomar o comprimido, será que não pode ter relação depois da toma do comprimido?
Esquecer pílula após relação

A eficácia da pílula depende de muitos fatores, a hora da relação não é um deles. Ao manter a pílula como lhe foi recomendado vai estar protegida mesmo que tenha relações antes ou depois da toma da pílula ou mais que uma vez por dia.

Acção do comprimido

Um comprimido tem uma eficácia de 36 horas, sendo ideal manter a toma de 24 em 24 horas (36 horas quer dizer que mesmo atrasando até 12 horas, vai estar protegida). E se esquecer?

Como já falamos ao esquecer (ou atrasar mais de 12 horas) tem riscos de gravidez, deve ter alguns cuidados, na primeira e segunda semana da cartela deve tomar o comprimido assim que se lembre, mesmo que tenha que tomar dois comprimidos juntos, se proteger nos 7 dias seguintes e manter a pílula certinha. Se esquecer na terceira semana da cartela deve tomar o comprimido assim que se lembre, mesmo que tenha que tomar dois comprimidos juntos, se proteger nos 7 dias seguintes e iniciar a cartela seguinte sem dar a pausa. E se tiver relação no dia que esqueci?

Esquecer pílula após relação

Se teve relação e esqueceu para além destes cuidados que falei em cima deve fazer a pílula do dia seguinte, de preferência nas 24 horas seguintes à relação, para aumentar a chances de protecção (a pílula do dia seguinte com levonorgestrel tem maior eficácia nas primeiras 24 horas).
Esquecer pílula após relação

Descubra alguns posts relacionados

14 comentários:

  1. ooi dr preciso de uma ajuda tenho 20 anos peso 48 kg estou tomando o anticoncpcional selene sem prescriçao medica pra minha idade qual seria o melhor ? comecei a tomar dia 20/08/2017 porem hoje dia 23/08 na parte da manha parou minha menstruaçao .. de tardizinha começou a descer uma borra de café p que eu façp ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve fazer consulta para conferir se deve manter, como selene tem grande dosagem seu uso tem sido desaconselhado, mas é melhor falar com o médico... a borra pode ser causado por ele, nota mau odor? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Olá
    Tive r**** com meu namorado sem proteção, mais não houve p**** e ele não g*** d**** voltei pra casa v****! Mais tomei a pílula do dia seguinte "NeoDia" em menos de 24hrs.
    Tem algum risco.?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como tomou, apesar de não ter tido, se preveniu... devem usar anticoncepcional, ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Tive r**** numa sexta feira sem c****, não houve p**** e continuo v****, e não teve e*** d***! Porém sábado(dia seguinte) tomei a pílula antes de 72hrs como é recomendado, tomei a pílula "NeoDia" 14hrs após o acontecimento! Corro risco de gravidez.?

      Eliminar
    3. Olá, se fez a neodia evitou riscos... deve se proteger para evitar sabe que o anticoncepcional regular tem maior protecção... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Oi eu fiz r**** na primeira cartela tem problemas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se iniciou no 1º dia da relação não tem riscos... mantenha certinho como seu médico recomendou, ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Olá, sou casada e estou tentando engravidar, porém como vamos viajar pelos próximos meses e tb tenho sop, iniciei diante 35, o primeiro mês veio ok, no segundo mês eu esqueci um comprimido no quinto dia depois esqueci em seguida e como ficou bagunçado, tomei somente sete comprimidos e parei para esperar descer e recomeçar, mais hoje é o sexto dia e não desceu, de manhã tive algumas cólicas, e ao ir no banheiro havia uma borra de café, e até agora mais nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, isso é comum por ter usado e interrompido dessa forma descontrolou seu ciclo, deve se proteger, pois pode engravidar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Olá, eu ja fiz umas perguntas relacionadas a isso, mas ainda tenho duvidas.. Bom.. tenho 22 anos eu tomo anticoncepcional há 6 anos sem prescrição médica pois meus dias são corridos e não tenho muito tempo de ir procurar um medico.. e nunca me deu efeitos adversos e nenhum outro problema.
    Então há uns 5 meses eu comecei a emendar as cartelas do meu anti pois não quero menstruar (odeio).. no entanto tive 2 escapes nesses dois ultimos meses.. esse ultimo mes assim que acabou o escape (que duram em torno de 10 dias), passou-se 3 dias sem nenhum sangramento, e iniciou denovo!! Já estou mais 4 dias com escapes! (São somentes pequenos sangramentos na cor marrom).
    Isso só vai parar se eu fizer as pausas???
    O meu anti é o Repopil.
    Isso é algo normal de acontecer?? Meu anticoncepcional pode estar perdendo efeito?
    Vc me recomendaria algum outro anticoncepcional ou continuar com esse normalmente..?
    Lembrando que não tenho tempo pra ir ao médico.
    Obg.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, me parece efeito do medicamento e da forma como tem tomado, seguido, interrompido e retomado, seu ciclo fica desregulado, deve mesmo fazer consulta... é melhor... são muitos anos sem avaliação e prevenção... ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Olá, no sábado tive r*****, porém só durante um curto período não usamos proteção, na segunda esqueci de tomar o comprimido, era o 7 da cartela, devo me preocupar??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, sim tem alguns riscos... ando por aqui... mantenha e se proteja nos próximos 7 dias... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.