segunda-feira, janeiro 30, 2017

Parar de tomar anticoncepcional



Muitas mulheres têm duvidas sobre a paragem ou interrupção do anticoncepcional, se a interrupção de alguns anticoncepcionais exige a colaboração do seu médico, nos casos dos DIU's ou implantes, a paragem de uma pílula hormonal, anel vaginal, adesivo hormonal ou o simples preservativo pode ser feita sem a colaboração de seu médico. Mas será que pode mesmo parar sem seu médico saber?


Parar de tomar anticoncepcional

A paragem do anticoncepcional podem ter vários motivos, os mais comuns que me referem é o surgimento de alguns efeitos secundários, a mudança para outro anticoncepcional, esquecimentos ou atrasos no uso, escapes ou spottings, gravidez, por que quer engravidar, fim de uma relação e para limpeza do corpo.

Parar de tomar anticoncepcional


Parar de tomar anticoncepcional pelo surgimento de alguns efeitos secundários

Os anticoncepcionais podem causar alguns efeitos secundários, como todos os medicamentos, sendo sua ocorrência rara, na fase inicial de adaptação pode notar mais facilmente.

Parar de tomar anticoncepcional para mudar para outro

Não precisa de parar de tomar seu anticoncepcional para mudar para outro, a forma mais correta é fazer uma passagem de um para outro, sem interrupção, para garantir que continua protegida apesar da mudança. Siga as indicações de seu médico.

Parar de tomar anticoncepcional por esquecimentos ou atrasos

Teve esquecimentos ou atrasos em seu anticoncepcional? Deve seguir as recomendações, repondo o anticoncepcional e se protegendo até garantir proteção novamente.

Parar de tomar anticoncepcional escapes ou spotting

Os anticoncepcionais hormonais podem causar escapes ou spottings, neste caso a mulher deve manter seu anticoncepcional.

Parar de tomar anticoncepcional porque tomou a pílula do dia seguinte

Se teve uma relação de risco ou falha de seu anticoncepcional e vai tomar uma pílula do dia seguinte deve sempre manter seu anticoncepcional para repor a proteção o mais rapidamente possível.

Parar de tomar anticoncepcional porque tomou a pílula do dia seguinte

Parar de tomar anticoncepcional por suspeita de gravidez

Se suspeita de uma gravidez, deve manter seu anticoncepcional e falar com seu médico. Se tiver atraso menstrual faça um teste de gravidez.

Parar de tomar anticoncepcional porque quer engravidar

Quer engravidar? Antes de parar deve procurar seu médico e ter uma consulta para preparar sua gravidez.

Parar de tomar anticoncepcional pelo fim de uma relação

Terminou uma relação? Deve manter seu anticoncepcional para continuar protegida, pois nunca se sabe quando vai ser picada pelo cupido ou até ter uma recaída.

Parar de tomar anticoncepcional para limpeza do corpo

Não estão indicadas paragens para limpeza, os anticoncepcionais modernos, como terem menor dosagem hormonal, não têm essa indicação. Deve manter como é recomendado para continuar protegida.
Parar de tomar anticoncepcional para limpeza do corpo

Descubra alguns posts relacionados

12 comentários:

  1. Se tiver tido relações há cerca de duas semanas e sábado (28/01) me tiver esquecido de tomar a pílula posso estar grávida??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se foi à duas semanas não tem riscos, ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Boa noite eu tomava o anticoncepcional juliet a 2 anos eu estava sem dinheiro pra compra e vai fazer 1 mês q estou sem tomar ainda não menstruei gostaria de saber se quando descer eu posso voltar a tomar ou se tenho q tomar outro? Obrigada me chamo Aline

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Aline, é normal demorar para descer após parar, deve se proteger e iniciar na próxima menstruação, tem riscos de gravidez, mesmo não menstruando, ando por aqui... ^:)

      Eliminar
  3. Olá doutor, preciso de ajuda urgente. Tomo pílula á 2 anos, sempre correu tudo bem. Á uns meses que tenho vindo a ter spotting, mas nada de grave. Este mês, vou a meio da cartela e já me veio algum sangue (muito mais do que nos outros meses). Já marquei consulta na ginecologista, mas é só daqui por 15 dias, e tenho uma dúvida para tirar urgente. É de frizar que tomo sempre a pílula nos horários certos, sem nunca me ter esquecido. A dúvida é: Mesmo estando com o spotting (de maior quantidade) é seguro (ou seja não há hipóteses de engravidar) se tiver relações sem preservativo? Tenho medo de arriscar pois tudo o que leio na net diz que isto se deve á pílula estar a ficar fraca (pouca dosagem) e que não me proteja. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, desde que tome sem falhas é seguro, está protegida, ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Boa noite peco desculpa mas nao sei como se faz para fazer preguntas em de dar respostas alguem pode me esplicar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, basta submeter um comentário, ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Olá doutor.
    Estou na segunda cartela da pílula, no
    Tomei sempre regular e sem esquecimentos até aqui.
    Estou com bastante diarreia e logo á noite tenho de tomar a pílula e antes vou ter relações sem proteção.
    Se a diarreia for muito intensa que não consiga "segurar" as 4h necessárias para absorção, e se tomar outra pílula e mesmo essa for expulsa por diarreia, estou protegida?
    Terei só de tomar precauções (preservativo) daqui para a frente?!
    Estou com bastantes dúvidas.
    Se for possível ajude-me.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se a diarreia acontecer nas 4 horas seguintes à toma do comprimido deve tomar outro comprimido... senão o fizer tem riscos... nesse caso só volta a estar protegida após 7 dias seguidos de pílula... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Desculpe mais uma vez o incomodo. Mas não faz fiquei totalmente esclarecida.
      Isso significa que ao ter relações hoje, e se a toma do comprimido não for absorvido (mesmo depois de tomar o segundo (pois a diarreia é muito forte) ) hoje estou protegida na mesma?! Só a partir de amanhã terei de usar preservativo durante os 7 dias se o comprimido de hoje não for absorvido?
      Obrigada.

      Eliminar
    3. Olá, se a diarreia ocorrer nas 4 horas seguintes à toma do comprimido tem riscos, somente neste caso... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.