Como adiar a menstruação



A menstruação é um sangramento cíclico que marca o fim e o início do ciclo menstrual, na mulher com ciclo menstrual regular a menstruação marca o início do seu ciclo. O 1º dia da menstruação corresponde ao 1º dia do ciclo menstrual, é muito importante a mulher marcar os dias das suas menstruações para descobrir o seu período fértil. Muito útil quando pretende engravidar.
Como adiar a menstruação

Nas mulheres com ciclos irregulares é mais difícil saber quando nossa menstruação vai surgir, pois a irregularidade hormonal não permite que a menstruação cíclica surja, a mulher pode menstruar a qualquer altura sem que isso represente obrigatoriamente o início do ciclo menstrual.

A menstruação é por isso um evento normal na mulher em idade fértil, marca o início de sua fase fértil, surgindo na puberdade, e ao terminar, marca o fim da idade fértil e o início da menopausa. Apesar de ser normal acaba por ser um grande incómodo na vida ativa da mulher, a exigência no trabalho, na escola ou mesmo durante as férias pode levar a mulher a desejar suspender a sua menstruação, mas será que conseguimos isso naturalmente? 
Como adiar a menstruação

Adiar a menstruação naturalmente

O adiamento da menstruação é muito complicado de se fazer naturalmente, sem usar medicação, pois a sua regulação é feita a nível hormonal e não é fácil a mulher controlar a sua produção hormonal, sabemos que existem muitos fatores que podem causar alterações hormonais, mas os seus efeitos variam de mulher para mulher.

Adiar a menstruação naturalmente não é possível, apesar de se falar que chás e infusões podem ajudar.

E adiar a menstruação artificialmente

A forma mais eficaz de adiar a menstruação é realmente recorrer a medicamentos que alterem o ciclo hormonal da mulher, acrescentando, estimulando ou diminuindo a produção hormonal. Os anticoncepcionais são os medicamentos mais usados para regular os ciclos menstruais, com eles podemos também alterar as datas da nossa menstruação.
Como adiar a menstruação

Como adiar a menstruação com os anticoncepcionais

Anticoncepcionais hormonais combinados (com estrogénios)

Com este tipo de anticoncepcional nossa menstruação deve surgir na pausa ou semana de descanso, para adiar nossa menstruação basta usar mais uma semana o anticoncepcional, por exemplo, se usa uma pílula com 21 comprimidos em cada cartela, para adiar a menstruação uma semana toma mais uma semana de pílula usando 7 comprimidos de outra cartela. Para antecipar a menstruação faz menos dias de pausa no ciclo anterior.

A mulher deve ter presente que ao tomar mais dias de anticoncepcional tem mais risco de notar feitos adversos, sendo os mais comuns os escapes, inchaço de barriga, náuseas ou dor nas mamas e maior risco de complicações (Atraso menstrual).

Anticoncepcionais hormonais sem estrogénios

Este tipo de anticoncepcionais, na maior parte das vezes, não dá menstruações regulares, torna-se por isso muito difícil controlar nossa menstruação.
Como adiar a menstruação

Fontes bibliográficas