Sintomas de sífilis

A sífilis é uma infecção ou doença sexualmente transmissível (IST ou DST) causada pela bactéria Treponema pallidum. A sífilis pode ter várias manifestações clínicas e diferentes estágios, podendo se tratar de uma sífilis primária (após o contagio), secundária, latente e terciária).

Na pratica a sífilis é uma infecção que tem uma evolução progressiva, se não for tratada, podendo ficar algumas semanas latente entre os estágios. Nos dois primeiros estágios (primário e secundário), à maior risco de transmissão.

A forma mais comum de contagio é através da relação sexual, quando temos relação sem proteção (camisinha ou preservativo) com algum parceiro infectado. Também pode ocorrer transmissão durante a gestação ou parto (mãe - filho).

Sintomas de sífilis

Sintomas da sífilis primária

Definimos a sífilis primária até 3 semanas após o contágio, altura em que podem surgir os primeiro sintomas, tais como feridas ulceradas em redor do prepúcio, nos pequenos lábios e na parede vaginal, na região anal, boca, língua, mamas e dedos das mãos.

Sintomas de sífilis secundária

Os sintomas da sífilis secundária surgem entre a 6 e 8 semanas depois do desaparecimento dos sintomas da sífilis primária, e podem ser descamação da pele, manchas vermelhas na pele, na boca, no nariz, nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, dores de cabeça, dor musculares, mal estar, febre ligeira, dor de garganta, perda de peso e perda de apetite.

Sintomas da sífilis terciária

A sífilis terciária aparece em pessoas que não fizeram o tratamento ou que o seu sistema imunitário não conseguiu lutar contra a infecção, normalmente 10 a 30 anos depois dos primeiros sintomas. Os sintomas da sífilis terciária podem ser feridas ulceradas maiores no corpo, náuseas, vômitos, dores de cabeça constantes, problemas nalguns órgãos, convulsões, perda da audição, vertigens, insônias, AVC, delírios, alucinações, entre outros.

Sintomas da sífilis congénita

Falamos de sífilis congénita quando o bebê é infectado com sífilis ainda durante a gestação ou parto, pela sua mãe, os sintomas podem ser: perda de apetite, irritabilidade, pneumonia, manchas vermelhas ou rosa na pele, anemia, perda de audição e deficiência mental.

Sintomas de sífilis

Descubra alguns posts relacionados