Efeitos colaterais ou adversos de microdiol®



O anticoncepcional microdiol® é um contraceptivo hormonal combinado indicado para as mulheres que querem prevenir uma gravidez indesejada. A sua acção contraceptiva é garantida por ter na sua composição dois tipos de hormônios, o etinilestradiol e o desogestrel.
Efeitos colaterais ou adversos de microdiol®

A composição do anticoncepcional microdiol®, em cada comprimido, é de 30 microgramas de etinilestradiol e 150 microgramas de desogestrel. Para estar protegida a mulher deve ter alguns cuidados, como:
  • tomar um comprimido por dia, sensivelmente à mesma hora
  • não atrasar a toma do comprimidos mais de 12 horas
  • não esquecer o comprimido
  • respeitar os dias de pausa e retorno da nova cartela
  • ter atenção aos vômitos e diarreia (podem interferir se acontecerem nas 4 horas seguintes à toma do comprimido)
  • ter atenção a alguns medicamentos como primidona, bosentam, carbamazepina, oxcarbazepina, topiramato, fenitoína, hidantoínas, barbitúricos, modafinil, rifabutina, felbamato, rifampicina, ritonavir, nelfinavir, nevirapina, efavirenz, griseofulvina, ampicilina, tetraciclina e erva de São João ou hipericão.
Efeitos colaterais ou adversos de microdiol®

Depois de ter estes cuidados, estão reunidas as condições para o anticoncepcional microdiol® a proteger, mas como todos os medicamentos hormonais ele pode causar alguns efeitos indesejados, descubra alguns...

Efeitos colaterais ou adversos de microdiol®

O surgimento dos efeitos colaterais ou adversos são classificados consoante o seu aparecimento nos estudos, assim os comuns podem surgir em mais de 1 mulher em cada 1000 que usa o microdiol®, durante um ano, e podem ser: náusea, vômito, dor abdominal, diarreia, aumento de peso corporal, retenção de líquido, dores de cabeça, enxaqueca, redução do desejo sexual, alterações do humor, dor mamária, aumento das mamas, alterações na secreção vaginal, vermelhidão na pele e urticária.

Os efeitos colaterais ou adversos raros, podem surgir em menos de 1 mulher, por cada 1000 que usam o microdiol®, durante um ano, podendo ser: intolerância a lentes de contato, perda de peso, aumento do desejo sexual, corrimento mamária, corrimento vaginal, eritema nodoso ou eritema multiforme.
Efeitos colaterais ou adversos de microdiol®

Agora que já descobrir os possíveis efeitos colaterais ou adversos de microdiol®, não se esqueça que deve seguir as indicações de seu médico, que na fase inicial de adaptação tem maiores chances de notar alguns destes efeitos e desde que use o anticoncepcional microdiol® certinho estará protegida. Não se esqueça, também, de partilhar e comentar este post... 😊

Descubra alguns posts relacionados