quinta-feira, março 07, 2013

Pílulas mais fortes

Pílulas mais fortes

As pilulas hormonais são anticoncecionais com hormonas sintéticas estrogénicas ou progestagénicas. A dosagem de estrogénios é mais valorizada e é ela que nos revela se a pilula é forte ou fraca, pois os estrogénios estão associados a aumento do risco de doenças tromboembolicas como os enfartes, varizes, embolias, AVC, tromboses, entre outras. Quanto menor for a dosagem estrogénica, menor é o risco de surgirem as complicações associadas à pilula hormonal, dai ser melhor para a mulher optar por uma pilula de baixa dosagem hormonal. Algumas complicações associadas à pilula hormonal com estrogénios (combinada):

Que mulheres não devem fazer a pilula, por já terem risco aumentado de doença tromboembolica:

  • Fumadoras
  • Diabéticas
  • Com colesterol elevado
  • Hipertensas
  • Com tumores de glândulas hormonais (mama)
  • Que tenham sofrido acidente vascular
  • Doença trombovenosa (varizes)

Confira a lista das pilulas com maior e menor dosagem de estrogénios

Mais fortes (30-40-30 mcg EE e 40-30 mcg EE)


Fortes (30 mcg EE)


Fracas (20 mcg EE)


Mais fracas (15 mcg EE)


Sem estrogénios (0 mcg EE)


Pilulas fracas

Fontes bibliográficas
carlosedgar.com
infarmed.pt
procuromaissaude.com
Partilhe

22 comentários:

  1. minha ex-namorada usou durante 3 anos o Iumi, nunca usamos preservativos confiando no mesmo. Terminamos nosso relacionamento tem algumas semanas e ela decidiu interromper o uso do Iumi, porem, ta havendo sangramentos desde então e isso ja faz duas semanas. é normal? pode ta acontecendo porque ela interrompeu o medicamento? ela ta gravida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode acontecer isso, devido à paragem de iumi e não porque esteja grávida, como ela tomou sempre a iumi sem falhas não tem grandes chances de estar grávida... a não ser que tenha mantido relações após a paragem de iumi.. se precisar ando por aqui... boa sorte.

      Eliminar
  2. boa noite , toma a pilula diane generico porem tenho vindo a gomr xumadol , porque fraturei um pe , este medicamento é considerado antibiotico ?
    tive relaçoes , ah a possibilidade deste medicamento ter enterrompido o funcionamento da pilula ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ficar descansada que o xumadol não interfere com a pilula, mantenha a pilula e as melhoras... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Olá, faço o uso da pílula anticoncepcional Selene, precisei tomar amoxicilina+clavulanato de potássio de 1000 mg. Após 2 semanas tive relação sexual sem a camisinha. Corro o risco do antibiótico ter cortado o efeito da pílula, e eu corro o risco de uma gravidez?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como foi duas semanas depois já estava protegida... ando por aqui, mantenha sua pílula... as melhoras... :)

      Eliminar
  4. Olá,
    Tenho 40 anos, fui mãe duas vezes, tenho artrite reumatóide e faço tratamento com metratrexato e enbrel semanalmente e uso lentes de contacto. Actualmente estou a tomar a Aranka, mas sinto que para além de me provocar retenção de liquidos (aumentei 4 kilos dos quais não me consigo livrar nem por nada), me sinto bastante alterada a nivel de humor (irritada, sem paciência, às vezes até um pouco deprimida). O meu ginecologista sugeriu-me alterar a pilula para o Circlet, mas tenho receio que os efeitos secundários que sinto agora se agravem. Na sua opinião, e para minorar estes efeitos, será melhor alterar o método ( da pilula para o anel) ou mudar para uma pilula mais fraca? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      me parece que deve seguir o conselho de seu médico, pois tem menor dosagem hormonal e com isso tem menores chances de notar efeitos adversos como a retenção de líquidos.. siga suas indicações e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Olá
    Fiquei um mês sem tomar remédio no mês seguinte tomei o remédio. Porem por alguns motivos fiquei sem tomar remédio mais um mês. Qual a probabilidade de ficar grávida. .?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, tem probabilidades, pois ao parar deixou de estar protegida, ando por aqui, é melhor fazer um teste antes de iniciar de novo... se precisar... :)

      Eliminar
  6. Uso a pílula estinnete e comecei a sentir uma sensação no coração, pode estar relacionado com a pílula? Que devo fazer nesse caso?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não me parece que seja a causadora, não andará com algum quadro de ansiedade... ?? mantenha a pílula e se mantiver fale com sua médica... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Boa noite. Tenho 18 anos, tentei tomar a pílula minigeste mas ela não resultou comigo. Agora estou a tentar minulet, é muito forte ? Posso criar varizes com mais facilidade ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, são muito semelhantes, embora um pouco mais forte... deve falar com o seu médico... é melhor para ver se é a mais adaptada... :) se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Boa tarde. Estive a ler com muita atenção os benefícios e malefícios da toma da pílula. Visto que iniciei a minha toma pela Diane35 que me foi depois desaconselhada, passando a tomar a Yasmine que devido ao surgimento de noticias sobre a sua maior probabilidade de causar tromboses, me foi também desaconselhada, estando a tomar agora a Gynera. Li aqui neste artigo que é à dosagem de estrogênio que estão associados os aumentos de risco de doenças tromboembolicas, ou seja quanto menor a quantidade de estrogênio melhor, correto? Apontando-se as pílulas de 2ª geração (levonorgestrel, norgestimato e noretindrona) como as que apresentam menor risco: "risco de 5 a 7 casos por cada 10.000 utilizadoras", o que me deixa confusa já que a estas pílulas estão associadas níveis de estrogênio forte (30 mcg) e + forte (+de 30mcg), não é isto um contra censo? Apercebi-me contudo que existem nesta pílulas de 2ª geração dosagens mais fracas de estrogênio, como a miranova®, level® (20mcg) ou da

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, são os estrogénios associados com a progesterona que aumentam o risco, as que têm levonorgestrel têm menor risco... ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Minha namorada está usando stezza a quase dois meses e as vezes ela esquece do horário certo toma umas três horas depois mas sem passar das 12 horas e isso aconteceu algumas vezes. Além disso sempre que possível usamos camisinha também. Aí agora ela tá com enjôo e muito sono frequentemente será que tem como estar gravida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não me parece que seja gravidez, pois estão protegidos... devem manter o uso dos anticoncepcionais... pode ser até o stezza que está causando, não é muito comum mas pode haver uma relação... ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Olá,

    Mudei do Yasmin para o Novynette e estou no meio da segunda cartela e ouve um sangramento pequeno, o que pode ser?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é um simples efeito adversos, o chamado spotting provavelmente pela mudança do tipo de hormônio, deve manter... ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Tomo microvlar tomei duas cartelas seguidas parei de tomar mais minha menstruação ñ desce,e pra acabar de completar tive relação sexual sem camisinha no período fértil tomei a pirula do dia seguinte hj é o quarto dia depois q tomei mais mesmo assim ñ desce será q estou grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ao tomar duas seguidas e parando nossa menstruação pode demorar a descer, se não iniciou nova cartela após a pausa tem riscos de gravidez... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.