quinta-feira, março 07, 2013

Pílulas mais fortes

As pilulas hormonais são anticoncecionais com hormonas sintéticas estrogénicas ou progestagénicas. A dosagem de estrogénios é mais valorizada e é ela que nos revela se a pilula é forte ou fraca, pois os estrogénios estão associados a aumento do risco de doenças tromboembolicas como os enfartes, varizes, embolias, AVC, tromboses, entre outras. Quanto menor for a dosagem estrogénica, menor é o risco de surgirem as complicações associadas à pilula hormonal, dai ser melhor para a mulher optar por uma pilula de baixa dosagem hormonal. Algumas complicações associadas à pilula hormonal com estrogénios (combinada):

Que mulheres não devem fazer a pilula, por já terem risco aumentado de doença tromboembolica:

  • Fumadoras
  • Diabéticas
  • Com colesterol elevado
  • Hipertensas
  • Com tumores de glândulas hormonais (mama)
  • Que tenham sofrido acidente vascular
  • Doença trombovenosa (varizes)

Confira a lista das pilulas com maior e menor dosagem de estrogénios

Mais fortes (30-40-30 mcg EE e 40-30 mcg EE)


Fortes (30 mcg EE)


Fracas (20 mcg EE)


Mais fracas (15 mcg EE)


Sem estrogénios (0 mcg EE)


Pilulas fracas

Fontes bibliográficas
carlosedgar.com
infarmed.pt
procuromaissaude.com

30 comentários:

  1. minha ex-namorada usou durante 3 anos o Iumi, nunca usamos preservativos confiando no mesmo. Terminamos nosso relacionamento tem algumas semanas e ela decidiu interromper o uso do Iumi, porem, ta havendo sangramentos desde então e isso ja faz duas semanas. é normal? pode ta acontecendo porque ela interrompeu o medicamento? ela ta gravida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode acontecer isso, devido à paragem de iumi e não porque esteja grávida, como ela tomou sempre a iumi sem falhas não tem grandes chances de estar grávida... a não ser que tenha mantido relações após a paragem de iumi.. se precisar ando por aqui... boa sorte.

      Eliminar
  2. boa noite , toma a pilula diane generico porem tenho vindo a gomr xumadol , porque fraturei um pe , este medicamento é considerado antibiotico ?
    tive relaçoes , ah a possibilidade deste medicamento ter enterrompido o funcionamento da pilula ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ficar descansada que o xumadol não interfere com a pilula, mantenha a pilula e as melhoras... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Olá, faço o uso da pílula anticoncepcional Selene, precisei tomar amoxicilina+clavulanato de potássio de 1000 mg. Após 2 semanas tive relação sexual sem a camisinha. Corro o risco do antibiótico ter cortado o efeito da pílula, e eu corro o risco de uma gravidez?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como foi duas semanas depois já estava protegida... ando por aqui, mantenha sua pílula... as melhoras... :)

      Eliminar
  4. Olá,
    Tenho 40 anos, fui mãe duas vezes, tenho artrite reumatóide e faço tratamento com metratrexato e enbrel semanalmente e uso lentes de contacto. Actualmente estou a tomar a Aranka, mas sinto que para além de me provocar retenção de liquidos (aumentei 4 kilos dos quais não me consigo livrar nem por nada), me sinto bastante alterada a nivel de humor (irritada, sem paciência, às vezes até um pouco deprimida). O meu ginecologista sugeriu-me alterar a pilula para o Circlet, mas tenho receio que os efeitos secundários que sinto agora se agravem. Na sua opinião, e para minorar estes efeitos, será melhor alterar o método ( da pilula para o anel) ou mudar para uma pilula mais fraca? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      me parece que deve seguir o conselho de seu médico, pois tem menor dosagem hormonal e com isso tem menores chances de notar efeitos adversos como a retenção de líquidos.. siga suas indicações e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Olá
    Fiquei um mês sem tomar remédio no mês seguinte tomei o remédio. Porem por alguns motivos fiquei sem tomar remédio mais um mês. Qual a probabilidade de ficar grávida. .?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, tem probabilidades, pois ao parar deixou de estar protegida, ando por aqui, é melhor fazer um teste antes de iniciar de novo... se precisar... :)

      Eliminar
  6. Uso a pílula estinnete e comecei a sentir uma sensação no coração, pode estar relacionado com a pílula? Que devo fazer nesse caso?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não me parece que seja a causadora, não andará com algum quadro de ansiedade... ?? mantenha a pílula e se mantiver fale com sua médica... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Boa noite. Tenho 18 anos, tentei tomar a pílula minigeste mas ela não resultou comigo. Agora estou a tentar minulet, é muito forte ? Posso criar varizes com mais facilidade ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, são muito semelhantes, embora um pouco mais forte... deve falar com o seu médico... é melhor para ver se é a mais adaptada... :) se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Boa tarde. Estive a ler com muita atenção os benefícios e malefícios da toma da pílula. Visto que iniciei a minha toma pela Diane35 que me foi depois desaconselhada, passando a tomar a Yasmine que devido ao surgimento de noticias sobre a sua maior probabilidade de causar tromboses, me foi também desaconselhada, estando a tomar agora a Gynera. Li aqui neste artigo que é à dosagem de estrogênio que estão associados os aumentos de risco de doenças tromboembolicas, ou seja quanto menor a quantidade de estrogênio melhor, correto? Apontando-se as pílulas de 2ª geração (levonorgestrel, norgestimato e noretindrona) como as que apresentam menor risco: "risco de 5 a 7 casos por cada 10.000 utilizadoras", o que me deixa confusa já que a estas pílulas estão associadas níveis de estrogênio forte (30 mcg) e + forte (+de 30mcg), não é isto um contra censo? Apercebi-me contudo que existem nesta pílulas de 2ª geração dosagens mais fracas de estrogênio, como a miranova®, level® (20mcg) ou da

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, são os estrogénios associados com a progesterona que aumentam o risco, as que têm levonorgestrel têm menor risco... ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Minha namorada está usando stezza a quase dois meses e as vezes ela esquece do horário certo toma umas três horas depois mas sem passar das 12 horas e isso aconteceu algumas vezes. Além disso sempre que possível usamos camisinha também. Aí agora ela tá com enjôo e muito sono frequentemente será que tem como estar gravida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não me parece que seja gravidez, pois estão protegidos... devem manter o uso dos anticoncepcionais... pode ser até o stezza que está causando, não é muito comum mas pode haver uma relação... ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Olá,

    Mudei do Yasmin para o Novynette e estou no meio da segunda cartela e ouve um sangramento pequeno, o que pode ser?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é um simples efeito adversos, o chamado spotting provavelmente pela mudança do tipo de hormônio, deve manter... ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Tomo microvlar tomei duas cartelas seguidas parei de tomar mais minha menstruação ñ desce,e pra acabar de completar tive relação sexual sem camisinha no período fértil tomei a pirula do dia seguinte hj é o quarto dia depois q tomei mais mesmo assim ñ desce será q estou grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ao tomar duas seguidas e parando nossa menstruação pode demorar a descer, se não iniciou nova cartela após a pausa tem riscos de gravidez... ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. Dr tomei durante 5 anos a pilila nordette parei faz 4 meses vou demorar muito pra engravidar e o nordette é muito forte ??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode conseguir logo, pois parando tem logo riscos, embora possa demorar pois nosso corpo precisa de repor seu ciclo... ando por aqui... :)

      Eliminar
  13. Faz um ano que tenho relações constantes com meu marido e não engravido já usei selene por aproximadamente 5 meses foi o único anticoncpcional que usei na minha vida, o que pode está acontecendo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, mas está à um ano sem usar anticoncepcional? Menstrua todos os meses? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  14. Ola boa noite. Tomo a pilula minigeste. Sou muito cuidadosa com estas coisas, mas no meu 4 dia de toma da pilula (quarta feira) esqueci—me de a tomar, era suposto ter tomado as 23h e só tomei as 09h da manha do dia seguinte(quinta feira) (nao passando assim as 12h), so que no dia anterior ao esquecimento tive relacoes ***** sem proteção e ****** dentro de mim (terca feira), continuei sempre a tomar a pilua sem mais esquecimentos nem atrasos. Acabei a pilua no sabado passado, hoje, segunda feira levantei me para ir a casa de banho e reparei que juntamente com a urina veio sangue. Reparei que nao era do utero. Isto sera sintoma de gravidez? Estou preocupada. Agradeço que me responda. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como seu atraso foi menor que as 12 horas não tem riscos, está protegida, basta manter na sua hora habitual, ando por aqui... :)

      Eliminar
  15. Bom dia, tomo o microvilar a quase 3 anos, e troquei ele pelo Iumi... Depois de quanto tempo estarei protegida contra gravides??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, nas mudanças para pílula com menor dosagem é aconselhado nos proteger-mos nos primeiros 7 dias da nova pílula, ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.