Esqueci o anticoncepcional 13 horas, tem risco?



Desta vez vou destacar uma pergunta que me chegou através do meu twitter @carlosedgarblog, sobre os esquecimentos ou atrasos do anticoncepcional...

A mulher que usa o anticoncepcional vai estar protegida da gravidez se cumprir a posologia recomendada, por exemplo se sua cartela tem 21 comprimidos ativos, deverá fazer 21 dias de tratamento, tomando um comprimido por dia, sensivelmente à mesma hora, devendo depois fazer uma pausa de 7 dias, semana de descanso sem tomar, deve evitar os atrasos de mais de 12 horas na toma do comprimido, evitar esquecimentos dos comprimidos, ter cuidado com as diarreias e vômitos (interferem se ocorrerem nas 4 horas seguintes à toma do comprimido e a alguns medicamentos, como a carbamazepina, griseofulvina, oxcarbazepina, etosuximida, fenobarbital, fenitoina, primidona,lamotrigine, rifampicina, ritonavir, hipericão e topiramato (doses diárias maiores de 200 mg).
Esqueci o anticoncepcional 13 horas, tem risco?

Se excluímos estas situações a pílula vai lhe conferir grande protecção contraceptiva, vai protegê-la da gravidez indesejada. E se esquecer 13 horas?

Esqueci o anticoncepcional 13 horas, tem risco?

Sim tem riscos, pois foi um atraso maior que as 12 horas... deve tomar o comprimido assim que consiga, manter os seguintes na hora e dias certinhos... deve também se proteger nos 7 dias seguintes... se estiver na ultima semana da cartela deve iniciar a seguinte sem fazer a pausa de descanso.
Esqueci o anticoncepcional 13 horas, tem risco?

Espero ter ajudado com mais este post... obrigado por continuar lendo... 😊

Descubra alguns posts relacionados