8 de dezembro de 2016

Esquecer a pílula uma semana

A pílula anticoncepcional é eficaz e nos protege contra a gravidez se respeitarmos a posologia indicada, não tivermos vômitos, diarreias ou usarmos alguns medicamentos que interfiram com sua eficácia.

Esquecer a pílula uma semana

A posologia indicada da pílula

A posologia indicada varia de pílula para pílula, mas normalmente devemos fazer o uso dos comprimidos pela ordem inscrita no verso da cartela, tomando um comprimido por dia, sensivelmente à mesma hora, fazendo depois pausa ou usando os comprimidos placebo. Depois da pausa ou comprimidos placebo devemos iniciar uma nova cartela ou carteira.

Vômitos e diarreias após tomar a pílula

Os vômitos e diarreia podem interferir com a eficácia da pílula, se ocorrerem nas 4 horas seguintes à toma do comprimido, se isso ocorrer devemos repor o comprimido tomando outra, de uma cartela ou carteira suplente. Este comprimido deve ser tomado até 12 horas da hora habitual para mantermos a proteção.

Os medicamentos que podem interferir com a pílula

Alguns medicamentos podem interferir com a eficácia da nossa pílula, se os usarmos devemos nos proteger durante o tratamento e nos 7 dias seguintes, após terminar. Precisamos sempre de 7 dias seguidos de pílula para estar novamente protegidos. Descubra alguns medicamentos que podem interferir: fenitoína, barbitúricos, primidona, carbamazepina, rifampicina, oxcarbazepina, topiramato, felbamato, griseofulvina, hipericão, penicilinas e tetraciclinas.
Esquecer a pílula uma semana

Esquecer a pílula uma semana

Como disse a pílula é eficaz se respeitarmos a posologia recomendada, o que quer dizer que se a tomarmos todos os dias, sem atrasos maiores que as 12 horas ou esquecimento ela nos protege. Esquecer um dia ou dois dias por exemplo aumenta o risco de uma gravidez indesejada. E esquecer uma semana?

Se esquecer uma semana tem chances de gravidez, tem que se proteger ou evitar as relações até descer sua menstruação, no primeiro dia da menstruação deve reiniciar uma nova cartela ou carteira (completa).

Esquecer a pílula uma semana

Descubra alguns posts relacionados

14 comentários:

  1. Dr. Carlos, boa tarde. Tomo belara há algum tempo. Tomo direitinho. Gostaria de saber se a pessoa que toma pílula e engravida menstrua na pausa? É normal sentir a barriga muito inchada, os seios muito inchados, aumento de peso demasiado mesmo sem comer muito? Sei que são sintomas de uma possível gravidez. Pode ser estresse também? Muito obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ao tomar a pílula sem falhas está protegida, se falhar ou ela perder a eficácia e engravidar nos primeiros meses pode sangrar nas pausas... esses efeitos que refere podem ser causados pela pílula (coincidem com sinais de gravidez), ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Eu tomava microvlar a mais de um ano e troquei para Noregyna. Comecei na segunda feira após o ciclo menstruar onde no caso tomaria o microvlar mas como fiz a troca tomei a invejável. No domingo após seis dias da primeira invejável tive relação sem camisinha. Posso engravidar? Qual a porcentagem e o que posso fazer para que não ocorra a gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem riscos, pois passou de um para o outro e já tinha feito à 6 dias... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Na pergunta acima eu tomo o elani 28 só que tomei a pílula do dia seguinte no 12º dia como medo de engravidar e continuei o uso do anticoncepcional minha dúvida é se devo fazer a pausa e se sim de quantos dias ou não precisa fazer a pausa e posso tomar como sempre tomo uma emendada na outra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve fazer a pausa no final da cartela como seu médico indicou... ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Oi, Carlos.

    Estou tomando chá dw hibisco para melhorar o inchaço causado pela pílula. E li na internet que essa erva diminui os níveis de estrógenos no sangue. É verdade? O hibisco retira a eficácia da pílula?

    Desde já, muito obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta o efeito... deve manter a pílula, ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Boa tarde Doutor
      Eu tomo anticoncepcional a 9 mês
      Minha menstruação desceu ja tem 14 dias,e eu voltei a tomar o remédio novamente e falta 7 compromido pra acabar e a menstruação veio antes do remédio acabar , Sábado sentir muita cólicas e domingo ,e a menstruação desceu
      Ela tá vindo preta uma coisa assim. Tem três dias descendo assim grávida não estou

      Eliminar
    3. Olá, nota mau odor no corrimento? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Não tem nenhum mau odor não

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, deve mesmo ser um efeito do anticoncepcional... ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Dr. Boa tarde.
    Atrasei 3 dias do meu anticoncepcional YAZ na última semana da cartela. Fiz a pausa e minha Menstruacao não veio no dia 10/12 como deveria, dia 16/12 fiz teste de sangue hcg e deu negativo. Porém minha menstruacao continuou sem aparecer.. no dia 21/12 surgiu borra de café somente no papel e nada no absorvente.. minha dúvida é se esse sangramento foi nidacao causado por uma ovulação tardia pelo esquecimento dos remédios e nesse caso o resultado poderia dar positivo após 15 dias?
    Aguardo.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como o testes deu negativo não deve estar grávida... pode repetir o teste... para excluir... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.