O chá de dente-de-leão e pílula anticoncepcional



Na infância era comum, ao passear nos prados, encontrar plantas de dente-de-leão, ao encontrar um destas plantas cortávamos a flor, já cheia de sementes, e perguntávamos a um amigo:
O teu pai é careca?
E ele respondia:
Sim ou não... 😊
O chá de dente-de-leão e pílula anticoncepcional

Depois assoprávamos o dente-de-leão e se ficasse sem sementes o pai era careca... se ficasse com sementes não era... tantos anos depois voltei a lembrar-me desta brincadeira... nessa altura estaria longe de imaginar que estaria aqui a escrever este post ou que o estivesse a ler... um post que vai falar na acção da pílula e os efeitos do chá de dente-de-leão.

A planta dente-de-leão, Taraxacum officinal, é planta daninha, rasteira da qual brota uma flor amarela, que mais tarde se transforma num novelo de sementes, como mostra a figura.
O chá de dente-de-leão e pílula anticoncepcional

Nos últimos anos o dente-de-leão ganhou especial importância, pois passou a ser associados a planos de emagrecimento, as suas aparentes propriedades emagrecedoras aumentaram a sua importância.

Como todos os chás com acção emagrecedora ou diurética causam apreensão na mulher, receio de interferência com seu anticoncepcional, por isso resolvi explicar se o chá de dente-de-leão interfere...

O chá de dente-de-leão corta o efeito da pílula anticoncepcional?

Como vimos noutros posts a pílula pode ver sua eficácia diminuída quando tem esquecimentos, atrasos maiores de 12 horas, vômitos ou diarreia nas 4 horas seguintes à toma do comprimido ou usa alguns medicamentos.
O chá de dente-de-leão e pílula anticoncepcional

Alguns medicamentos que interferem com a pílula anticoncepcional

Alguns medicamentos podem mesmo interferir com a proteção da pílula... ao usar algum destes medicamentos o nosso corpo pode alterar o seu metabolismo e causar uma diminuição dos hormônios no sangue, levando a um aumento do risco da gravidez indesejada. Os medicamentos que podem interferir com a sua pílula são a carbamazepina, griseofulvina, oxcarbazepina, etosuximida,fenobarbital, fenitoina, primidona, lamotrigine, rifampicina, ritonavir, hipericão e topiramato (doses diárias maiores de 200 mg).

E o chá de dente-de-leão?

Como conferiu na lista de medicamentos que interferem não consta o chá de dente-de-leão, pelo que posso assegurar que não interfere com a acção da sua pílula, se bebe chá de dente-de-leão e toma a pílula, pode ficar descansada, está protegida...
O chá de dente-de-leão e pílula anticoncepcional

Espero ter ajudado com mais este post... obrigado por continuar lendo os posts... 😊

Descubra alguns posts relacionados