Quantos comprimidos vem no anticoncepcional?



As diversas pílulas anticoncepcionais têm diferentes dosagens, composição e numero de comprimidos por cartela, todas conferem à mulher grande protecção contra a gravidez indesejada, desde que a mulher siga a posologia indicada, evitando esquecimentos dos comprimidos, atrasos de mais de 12 horas, vômitos ou diarreias nas 4 horas seguintes à toma dos comprimidos e alguns medicamentos que podem interferir (carbamazepina, griseofulvina, oxcarbazepina, etosuximida, fenobarbital, fenitoina,primidona,lamotrigine, rifampicina, ritonavir, hipericão e topiramato (doses diárias maiores de 200 mg)).

Excluindo estas situações a protecção contra a gravidez indesejada é muito grande... 
Quantos comprimidos vem no anticoncepcional?

Como reparou falei em numero de comprimidos, este post tem como objectivo confirmar que independentemente do numero de comprimidos o papel das diferentes pílulas é o mesmo, proteger a mulher da gravidez indesejada... vamos falar em comprimidos por cartela...

Quantos comprimidos vem no anticoncepcional?

Como falei a quantidade varia... se falarmos em pílulas sem estrogénios, pílulas anticoncepcionais usadas durante a amamentação ou por mulheres com contra-indicação para usar estrogénios, o numero de comprimidos por cartela é de 28. Neste tipo de pílula anticoncepcional cada comprimido tem a mesma dosagem, mesma cor, a posologia recomendada é tomar todos os dias um comprimido sensivelmente no mesmo horário.
Quantos comprimidos vem no anticoncepcional?

Se falarmos em pílulas anticoncepcionais combinadas, a quantidade de comprimidos varia muitos, neste tipo de pílula com estrogénios, pode encontrar:
  • pílulas anticoncepcionais com 21 comprimidos - neste tipo de pílula deve tomar um comprimido por dia, sensivelmente à mesma hora, fazendo depois uma pausa de 7 dias depois dos 21 dias. Depois da pausa deve iniciar uma nova cartela.
  • pílulas anticoncepcionais com 24 comprimidos - neste tipo de pílula deve tomar um comprimido por dia, sensivelmente à mesma hora, fazendo depois uma pausa de 4 dias depois dos 24 dias. Depois da pausa deve iniciar uma nova cartela.
  • pílulas anticoncepcionais com 28 comprimidos (21 ativos e 7 placebos) - neste tipo de pílula deve tomar um comprimido por dia, sensivelmente à mesma hora, seguindo a ordem inscrita na cartela, tomando primeiros os 21 ativos e os 7 placebos (sem hormônios) após. Deve iniciar uma nova cartela após o ultimo comprimido placebo.
Quantos comprimidos vem no anticoncepcional?

  • pílulas anticoncepcionais com 28 comprimidos (24 ativos e 4 placebos) - neste tipo de pílula deve tomar um comprimido por dia, sensivelmente à mesma hora, seguindo a ordem inscrita na cartela, tomando primeiros os 24 ativos e os 4 placebos (sem hormônios) após. Deve iniciar uma nova cartela após o ultimo comprimido placebo.
  • pílulas anticoncepcionais com 28 comprimidos (26 ativos e 2 placebos) - neste tipo de pílula deve tomar um comprimido por dia, sensivelmente à mesma hora, seguindo a ordem inscrita na cartela, tomando primeiros os 26 ativos e os 2 placebos (sem hormônios) após. Deve iniciar uma nova cartela após o ultimo comprimido placebo.
  • pílulas anticoncepcionais com 91 comprimidos (91 ativos) - neste tipo de pílula deve tomar um comprimido por dia, sensivelmente à mesma hora, seguindo a ordem inscrita na cartela, tomando primeiros os 91 ativos. Deve iniciar uma nova cartela após o ultimo comprimido ativo.
Quantos comprimidos vem no anticoncepcional?

Espero ter ajudado com mais este post.... não se esqueça que sugiro sempre que fale com seu médico antes de iniciar uma pílula anticoncepcional... obrigado por continuar lendo os posts... 😊

Descubra alguns posts relacionados