3 perguntas que seu médico deve fazer na escolha do anticoncepcional


Como tem sido habitual, aqui no blog, continuo falando na importância de antes de iniciar ou trocar o anticoncepcional falar com nosso médico... neste post recolhi 3 perguntas muito básicas que o nosso médico deve fazer antes de indicar este ou aquele anticoncepcional... estas três perguntas têm como objectivo tentar perceber se a mulher pretende engravidar, e se usa ou usou algum anticoncepcional e tinha falhas, por exemplo na toma da pílula...

3 perguntas que seu médico deve fazer na escolha do anticoncepcional 

Com estas simples 3 perguntas o nosso médico vai conseguir perceber e adequar o tipo de anticoncepcional tendo em conta os planos de gravidez da mulher, e se já teve contacto com outros anticoncepcionais, nomeadamente a pílula anticoncepcional, para perceber se conseguiu cumprir a posologia recomendada... vamos lá...
3 perguntas que seu médico deve fazer na escolha do anticoncepcional

É importante para si não engravidar neste momento?

Esta pergunta confere ao médico a sua ideia sob a concepção e ajuda-o a alertar para o fato de seguir a posologia recomendada para estar protegida da gravidez... se lembre que ele pode indicar o inicio do uso do anticoncepcional durante a menstruação, no 1º dia, estando dessa forma logo protegida e com maiores chances de se adaptar de forma completa e perfeita.

Quando planeia engravidar?

Os planos de gravidez são importantes para o médico, pois permite que ele adapte um anticoncepcional a esses planos, como nos exemplos:
  • a mulher pretende engravidar dentro de 1 ano - neste caso o médico pode sugerir um método de curta duração, como a pílula, anel, preservativo ou adesivo hormonal.
  • a mulher pretende engravidar dentro de 3 anos - neste caso o médico pode sugerir, para além dos métodos de média duração que falei em cima, o uso de métodos de longa duração como o diu hormonal e o implante hormonal.
  • a mulher não pretende mais engravidar, já tem 4 filhos - neste caso o médico pode até sugerir uma laqueação tubária.
3 perguntas que seu médico deve fazer na escolha do anticoncepcional

Quantas vezes se esqueceu de tomar a pílula anticoncepcional nos últimos 3 meses?

Se já usou ou ainda usa uma pílula anticoncepcional e esqueceu a toma dos comprimidos o mais indicado para si é usar um anticoncepcional de de média ou longa duração, como o adesivo hormonal, anel hormonal, o diu hormonal ou o implante hormonal. Como estes métodos dispensam a toma diária estão mais indicados para a mulher que tem mais dificuldade em lembrar e tomar diariamente a sua pílula.

Devo lembrar que o nosso médico deve ainda avaliar outros fatores... se lembre de o procurar, obrigado por continuar lendo os posts... 😊

Descubra alguns posts relacionados