A diarreia e pílula minigeste®


A minigeste® é uma pílula indicada na prevenção da gravidez indesejada, tendo cada cartela de minigeste® 21 comprimidos ativos, com a seguinte composição hormonal:
  • 0,02 mg etinilestradiol
  • 0,075 mg gestodeno

A mulher que usa a pílula minigeste® vai estar protegida se a usar como é recomendado, usar um comprimido por dia, sensivelmente à mesma hora, durante 21 dias, após os quais deve fazer pausa de 7 dias, durante a qual vai descer a sua menstruação.

A pílula minigeste® pode ver sua acção diminuída, se atrasar mais de 12 horas a toma, em relação à hora de toma do dia anterior, se esquecer algum comprimido, se usar alguns medicamentos (carbamazepina, griseofulvina, oxcarbazepina, etosuximida, fenobarbital, fenitoina, primidona, lamotrigine, rifampicina, ritonavir, hipericão e topiramato (doses diárias maiores de 200 mg)) ou se tiver vómitos ou diarreia nas 4 horas seguintes à toma do comprimido. Diarreia? Interfere?
A diarreia e pílula minigeste®


A diarreia, fezes líquidas, podem realmente interferir com a acção da pílula minigeste® se ocorrerem nas 4 horas seguintes à toma do seu comprimido. Mas apesar deste risco se fizer um novo comprimido de minigeste®, de uma carteira suplente, vai continuar protegida, como neste exemplo:
  • tomou o comprimido às 20 horas, teve diarreia (fezes líquidas) às 22 horas, tem até as 8 horas do dia seguinte para repor o comprimido que pode ter perdido o efeito (janela das 12 horas que temos falado nos atrasos). Espero ter ajudado com mais este post... obrigado... 😊

Conclusão: a diarreia corta o efeito da pílula minigeste®? Sim pode cortar, mas apenas se ocorrer nas 4 horas seguintes à toma do comprimido.

Descubra alguns posts relacionados