domingo, agosto 23, 2015

Anticoncepcionais como usar?

Anticoncepcionais como usar?

Anticoncepcionais como usar?

Os anticoncepcionais garantem proteção de uma gravidez indesejada, se a mulher os usar corretamente, sejam anticoncepcionais hormonais ou barreira (sem hormônios), o seu uso deve ser correto para que a mulher se proteja e não tenha riscos de gravidez.

Cada anticoncepcional é usado de forma diferente, embora saibamos que os esquecimentos, alguns medicamentos e situações de vômito ou diarreia podem interferir com sua eficácia. 


Descubra como deve usar os anticoncepcionais:


Anticoncepcionais hormonais


A pílula anticoncepcional deve ser tomada todos os dias, e no final da cartela a mulher deve fazer uma pausa de descanso. As pílulas de toma continua a mulher não faz pausa, usa comprimidos placebo, sem hormônios. A pílula sem estrogénios, usada na amamentação, é uma pílula diferente de uso continuo, podendo não causar menstruações regulares.

Pílula anticoncepcional


O adesivo anticoncepcional deve ser colocado uma vez por semana, deve usar durante 3 semanas (3 adesivos) e depois faz uma semana de pausa, depois dessa semana reinicia o ciclo de colocação de 3 adesivos, deve colar na pele, nos braços, costas, cochas ou abdómen.

Adesivo anticoncepcional



O anel anticoncepcional deve ser colocado dentro da vagina durante 21 dias - 3 semanas, devendo ser retirado, deve andar 7 dias sem o anel e ao 8° dia coloca um novo.

Anel anticoncepcional



O implante anticoncepcional é um método de longa duração, que é introduzido na pele durante 3 anos, devendo depois ser mudado.



Diu hormonal

O diu hormonal é um método de longa duração que é colocado no útero, durante 3 a 7 anos.

Diu hormonal


Injeção anticoncepcional

A injeção hormonal confere proteção durante 1 a 3 meses e deve ser administrada por um profissional de saúde.



Anticoncepcionais não hormonais


O preservativo é o único método que confere protecção das doenças sexualmente transmissíveis, deve ser colocado antes de qualquer contacto sexual, devendo ser mudada após cada ejaculação.

Preservativo feminino


Diu de cobre

O diu de cobre é um método de longa duração que é colocado no útero, durante 5 a 10 anos.

Diu de cobre

Fontes bibliográficas
Partilhe

14 comentários:

  1. Boa noite! Se tomar kompensan em pastilhas 5 minutos antes da toma da pílula pode haver perda de eficácia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é aconselhado uma diferença de pelo menos 2 horas entre as duas tomas para o kompensan não interferir com a absorção da pílula... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Esclarecida. Outra dúvida... Caso Haja vômitos depois da toma da pílula, por exemplo passado 2h, devo tomar a pílula logo que passe os vômitos? Isso não irá fazer mal? Ou tenho de esperar uma certa hora para voltar a tomar outro comprimido?

      Eliminar
    3. Olá, deve tomar o comprimido nas 12 horas seguintes à hora habitual, imagine que toma habitualmente às 21 horas, se tiver um vômito até à 1, deve repor o comprimido, de outra cartela, até às 9 horas do dia seguinte, os seguintes devem ser tomado na hora habitual... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    4. Olá doutor é o seguinte.... Eu tomei a pílula mimigeste as 6:10 da manhã entretanto fui dormir e por volta das 10h acordei com enchaquecas, atao tomei um ben-un-run depois as 10:40 tive mal disposta e tomei o priberam mas n aguentei e as 11:00 vomitei
      A alguma possibilidade de a pilula n fazer efeito?
      Obrigada

      Eliminar
    5. Olá,
      como foi depois das 4 horas o vomito, me parece que tenha riscos, mas pelo sim pelo não se proteja ou evite as relações nos próximos 7 dias... deve manter sua pílula... espero que esteja melhor... ando por aqui...

      Eliminar
  2. Bom dia , tive um atraso na toma da pilula de 13h, nesse dia não tive relaçoes . No dia anterior tive relaçoes mas tomei a pilula certinha . Estava a fazer 2 carteiras de minigest seguidas e o atraso foi na 2da semana da 2da carteira , há riscos ? Pf ajude me , estou super nervosa pq isto nunca me aconteceu , tomo a minigest há 5 anos . Diga me alguma coisa pf o mais breve possível

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não há risco, pois estava a tomar as cartelas seguidas, esse esquecimento funcionou como se fosse uma pausa, deve manter a pílula... talvez fazer a pausa de 7 dias e reiniciar uma cartela completa... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Bom do. Comecei a tomar a pílula antes da menstruação de modo a adiá-la devido a ir de férias. Estou agora a fazer a pausa entre as cartelas e já estou no segundo dia e ainda não apareceu. É possível não aparecer durante estes sete dias??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, mas deve aguardar ainda deve aparecer, com a pílula nossa menstruação fica mais escura e vem menos dias... ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Bom dia

    Gostava de ter a menstruação mais tarde para não apanhar o fim de semana.
    Do que li fiquei com a ideia de que a melhor forma é na quarta feira em que seria o primeiro dia placebo tomar antes um comprimido não placebo de outra caixa e fazer o mesmo durante mais dois dias. Assim só começo a tomar os comprimidos placebo após esses três dias, ou seja, no sábado, e a menstruação só aparece no domingo. Após essa pausa de quatro dias, na quarta-feira, iniciava uma nova caixa normalmente (24+4) e conseguia passar a menstruação sempre para domingo.

    Esta análise está correcta?
    Na nova pausa, a eficácia da pílula fica comprometida?

    Estou na terceira embalagem da pílula Microgeste e como no primeiro mês tomei antibiótico em simultâneo, a adaptação foi mais complicada, tendo tido nesse primeiro mês muito sangramento entre períodos e no segundo durante 10 dias (descontinuados). Mas neste mês vejo evolução positiva porque já só tive dois dias (se não voltar a ter entretanto).
    Por isso queria perceber qual a melhor forma de minimizar os efeitos secundários desta alteração de datas no sentido de avaliar se a adaptação à pílula está a ser conseguida ou se devo mesmo mudar a dosagem caso os sangramentos não parem.

    Ao fazer o que expliquei em cima, como terei a menstruação com a duração de pausa normal e relativamente perto da prevista, os efeitos secundários devem ser menores do que no caso de optar por fazer a toma contínua de pílula ou apenas menos dias de pausa?

    Se no próximo mês voltar a ter mais sangramento posso considerar normal dado ter tomado mais três comprimidos que o previsto?

    Se o sangramento não parar de vez, quantos meses devo esperar para ir à médica para talvez mudar de pílula?

    Peço desculpa pelo texto tão longo e pela quantidade de questões.

    Muito grata
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é correta a analise, mantém a protecção dessa forma... tem o mesmo risco de notar efeitos adversos pois está na fase inicial de adaptação.... deve manter e aguardar... pode notar ligeiramente mais, mas o mais provável é notar menos... tem que aguardar 3 a 4 cartelas para seu corpo se adaptar e só depois deve falar com sua médica... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. É minha primeira vez que toma anticoncepcional iniciei a tomar o remedio dia 26 no dia em que menstruei as 22 hr ,no dia 31 tive relação sexual sem camisinha e meu namorado gozou dentro, tenho chance de engravidar tomo certinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como iniciou no primeiro dia da menstruação tem poucas chances de gravidez... deve manter... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.