17 de abril de 2017

Os efeitos colaterais dos anticoncepcionais injetáveis



Os anticoncepcionais injetáveis são um optima opção para as mulheres que querem se proteger da gravidez de forma eficaz e sem terem o desconforto de tomarem um comprimido todos os dias.

Apesar da sua acção contraceptiva os anticoncepcionais injetáveis, como medicamentos hormonais também podem causar efeitos colaterais.

Os efeitos colaterais dos anticoncepcionais injetáveis

A ocorrência dos efeitos colaterais varia de mulher para mulher, sabendo que são mais comuns na fase inicial de adaptação de seu corpo até 4 ciclos (meses). Para perceber melhor dividi os anticoncepcionais injetáveis por mensais e trimestrais, de acordo com a posologia indicada.
Os efeitos colaterais dos anticoncepcionais injetáveis

Os efeitos colaterais dos anticoncepcionais injetáveis mensais

Acabei recolhendo os efeitos colaterais mais comuns nos diversos anticoncepcionais injetáveis mensais, podendo ser mudanças no ciclo menstrual típico (ciclos menores, sangramento intermenstrual ou irregular), falta de menstruação, prurido vulvar, tensão mamária, dores de estômago, náuseas, vômitos, dores de cabeça, retenção de líquidos, alterações emocionais e da libido, alterações do peso, cloasma, tontura, nervosismo, depressão, acne, tromboflebite, eventos tromboembólicos, derrame cerebral, enxaqueca e hipertensão.

Os efeitos colaterais dos anticoncepcionais injetáveis trimestrais

Nos anticoncepcionais injetáveis trimestrais recolhi a seguinte lista de efeitos adversos, retenção de líquidos, dor de cabeça, nervosismo, dor ou desconforto abdominal, alterações na menstruação (irregular, aumentada, diminuída ou ausente), alterações no peso, alterações na libido, depressão, insônia, tontura, ondas de calor, aumento da barriga, náusea, acne, queda de cabelo, dor nas costas, corrimento vaginal, dor nas mamas, cansaço, falta de força, convulsões, sonolência, crescimento anormal de pêlos e secreção de leite pelas mamas.

Como podem ver ambos podem causar alguns efeitos colaterais, deve seguir tomando como seu médico indicou, não abandone ou pare o anticoncepcionais injetáveis sem conselho médico. Não se esqueça de partilhar e comentar este post... 😊

Descubra alguns posts relacionados

2 comentários:

  1. Ola tomei injeçao trimestral a 6 meses, e a um pouco mais de um mês parei de toma, e fiz um beta qe deu 5,6 Posso esta grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode estar, mas como o valor foi baixo é considerado negativo, pode repetir o teste dentre o uma ou duas semanas... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.