21 de julho de 2017

Dr Carlos Edgar devo usar a pílula do dia seguinte?



Desta vez resolvi fazer um post diferente, falando da pílula do dia seguinte e respondendo à pergunta mais comum sobre a contracepção de emergência.


A pílula do dia seguinte é um anticoncepcional de emergência indicado na prevenção da gravidez quando:
  • nosso contraceptivo habitual falha
  • temos uma relação de risco sem nos proteger

Se deve fazer... sim deve quando seu método contraceptivo falha ou tem uma relação de risco, para prevenir a gravidez é método mais indicado, pode-o fazer até 3 dias ou 5 dias após a relação.

Acabei recolhendo as situações mais comuns que geram duvidas...
Dr Carlos Edgar devo usar a pílula do dia seguinte?

Para saber se ainda vai a tempo de usar confira esta calculadora - postinor.pt

Se lembre que a pílula do dia seguinte protege da gravidez, não das doenças sexualmente transmissíveis, deve sempre preferir um anticoncepcional de toma regular, pois tem mais eficácia na protecção da gravidez indesejada. Descubra alguns post relacionados:

33 comentários:

  1. Boa noite, a minha questão não tem a ver com o post, mas se me pudesse ajudar agradecia.
    descobri que tenho um nodulo?, quisto ?, hemangioma ?no fígado no seguimento de uma eco abdominal que fiz de rotina. Já tinha feito uma em 2015 e não tinha acusado nada. Fiz TAC por indicação da técnica que fez a eco e já tenho consulta marcada para um gastroenterologista, uma vez que na TAC não foi possível caraterizar o nodulo. Só diz que é uma massa nodular com contornos bem definidos, com 4.8 cm diâmetro. Como não fiz administração de contraste endovenoso ( tenho asma e alergia ás gramíneas) o exame foi inconclusivo. Aguardo por isso ida ao gastro. Hoje fui a minha ginecologista, porque mudei de pilula em Outubro passado , da Diane 35 para a Clarissa, e não me adaptei muito bem. E expliquei a situação é ginecologista e se seria benéfico a continuação da pilula, uma vez que tinha visto na net, que em caso de problemas no fígado era desaconselhado a toma da pilula combinada. Acabou por me passar a pilula de amamentação cerazette, mas na incerteza de não sabermos ainda o que tenho no fígado. A minha dúvida é a seguinte, nalguns sites vi que esta pilula era a mais indicada para pessoas com problemas no fígado, mas noutros lados li exatamente o contrario. O que acha? Tenho 42 anos, não bebo, não fumo, e a única medicação que faço é a pilula e eventualmente o broncodilatador de SOS para a asma e até este é utilizado 4 a 6 vezes por ano, pois a asma encontrasse controlada. obrigada pela sua atenção e resposta.
    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me parece que deve confiar em sua médica, pessoalmente se me perguntar qual é o mais indicado é o anel vaginal ou diu hormonal, pois sua acção é local e tem menor impacto no fígado... confira com seu médico, ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Olá Carlos,me tira uma grande dúvida:T**** sem proteção no dia de ovulação mas no dia seguinte tomei a PDS mas a minha menstruação está atrasada a 3 dias,meus seios estão bem doloridos e sinto enjôo algumas vezes,posso estar gravida?Me ajuda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ter riscos... deve fazer um teste para excluir... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Olá Dr. estou a tomar a pílula regulon faz hoje 7 dias e hoje comecei a tomar a amoxicilina cipamox devido a uma amigdalite estou protegida na mesma ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é melhor evitar ou se proteger durante o tratamento e nos 7 dias seguintes, ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Ola! Troquei meu remédio a 11 dias pelo norestin. (Ainda amamento) Tive sangramento de escape nos tres primeiros dias da cartela. E agora estou sentindo muito enjoou, tonturas! E tive r***** depois dos 10 comprimidos! Posso esta grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, nao me parece, pois já tinha usado 10 dias, penso que seja seu corpo a se adaptar, ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Boa noite costumo tomar a pílula sempre a noite e nesse dia esqueci o primeiro comprimido da 2 semana e tive r***** no dia do esquecimento, tomei a pílula assim que lembrei. Corro o risco de ter engravidado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim tem riscos, deve fazer a pílula do dia seguinte, se foi à menos de 3 dias, manter sua pílula e se proteger nos próximos 7 dias... ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Olá, a minha parceira quer iniciar a toma da pílula mas tem receio que a mesma lhe provoque varizes, o médico de família aconselhou estinette gostava de saber se esta é a mais aconselhável para ela.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deve seguir as recomendações do médico, pois ele fez uma avaliação médica, ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Olá doutor ,se tomar Dufine em dose dobrada oque acontece?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não deve usar, siga as recomendações de seu médico, tem mais riscos de notar efeitos adversos, ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Tomo anticoncepcional a mais de seis meses sendo que coloco até o despertador para nao esquecer. Tomo na mesma hora todos os dias. É necessário a pilula do dia seguinte? Ou o anticoncepcional é seguro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não precisa ele a protege, é seguro, ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Tomando anticoncepcional todos os dias no mesmo horário e sem esquecer é necessário tomar a pilula do dia seguinte? Só o anticoncepcional é seguro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é seguro... protege da gravidez, ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Tomei cetoconazol por 20 dias junto com Diane 35, quando terminei o tratamento faltava um comprimido de Diane, tomei, fiz a pausa de 7 dias, menstruei e voltei a tomar normalmente, isso tudo sem ter nenhuma r*****, mas no meu 3/4 comprimido da nova cartela tive r***** desprotegida porém sem e***** (sei que tem risco) minha dúvida é se o anti me protegeu ou corro algum risco de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim protegeu, como não era sua primeira cartela estava logo protegida, ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Boa tarde Dr . Tomo anticoncepcional injetável pregnolan , porém tive r***** se proteção e tomei pilula do dia seguinte mesmo tendo tomando pregnolan , quantos dias após tomar a pílula do dia seguinte a monstra desce ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ao usar a pílula do dia seguinte pode alterar seu ciclo, mantenha a injeção, ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. Olá doutor tive minha primeira "r****" na sexta feira.. Tomei o anticoncepcional na sexta porém costumo tomar às 13:00 e nesse dia tomei as 14:00 meu parceiro e***** dentro mas não cheguei a perder a v**** total nesse dia então para me prevenir tomei a pílula do dia seguinte no mesmo dia que tive a "r****" posso ter chances de engravidar ???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se usa o anticoncepcional está protegida, o atraso de 1 hora não interfere, pode ficar descansada, mantenha, ando por aqui... :)

      Eliminar
  13. Olá Dr. Estou sem tomar anticoncepcional.Tive que tomar pílula do dia seguinte (camisinha estourou ). Posso começar a tomar anticoncepcional regularmente!? Quando!? Seria logo no dia seguinte da última Pílula do Dia Seguinte
    Ou tenho que esperar a menstruação chegar para começar (Pdia seguinte a última pílula do Dia Seguinte. Ou tem q esperar a menstruação chegar para começar!?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, mas não usava? Ou parou por ter usado a pílula do dia seguinte? Ando por aqui... 😃

      Eliminar
  14. Olá,Dr. Edgar. Estou com uma grande de dúvida se o que fazer. Sexta-feira esqueci o anticoncepcional na casa do meu namorado,e n pude pegar mais. Então ontem,nem hj tomei a pílula. O que devo fazer, já que amanhã de manhã irei pegar as pílulas? Tomo duas de manhã,é uma noite? Ou existem outra indicação? Tomo ciclo 21 às 23 hrs, normalmente td certinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, em semana da cartela está? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  15. Estou na última. Ao todo com os comprimidos arrasados,ainda tenho 9 comprimidos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, nesse caso pode manter 1 por dia, se proteger nos próximos 7 dias e colar a próxima cartela a esta, não fazendo pausa... ando por aqui... :)

      Eliminar
  16. Mas doutor e se eu fazer pausa,tem algum problema?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como esqueceu muitos nao aconselho, pois me parece que vai ter riscos, no entanto pode fazer mas se deve proteger até ao 7° comprimido da cartela seguinte, ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Obrigada,doutor. O senhor faz um ótimo trabalho por aqui. Tira muitas dúvidas de quem precisa urgentemente. Parabéns pelo trabalho

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.