8 de julho de 2017

Estou amamentando posso tomar pílula do dia seguinte?



Já vimos que a pílula do dia seguinte é uma solução de recurso na prevenção da gravidez, quando nosso contraceptivo falha ou temos um relação de risco (sem proteção). A pílula do dia seguinte deve ser usada 3 a 5 dias depois da relação, embora eu sugira sempre que a tome o mais cedo possível.
Estou amamentando posso tomar pílula do dia seguinte

No post onde deixou algumas dicas para a mulher que usou a pílula do dia seguinte, falo sobre a necessidade de manter o uso do seu anticoncepcional e o facto de seu corpo não precisar apresentar efeitos secundários da pílula do dia seguinte para provar que a pílula fez efeito, mas acabei não falando sobre o uso da pílula do dia seguinte durante a amamentação, será que a mulher que está amamentando pode usar a pílula do dia seguinte?

Estou amamentando posso tomar pílula do dia seguinte?

Vou iniciar este capitulo referindo o que é dito nas bulas das pílulas do dia seguinte com levonorgestrelacetato de ulipristal, depois deixo algumas informações, mais recentes, sobre o uso da pílula do dia seguinte durante a amamentação...
Estou amamentando posso tomar pílula do dia seguinte

Informação na bula das pílulas do dia seguinte com levonorgestrel sobre o uso nas mulheres a amamentar
    • "A substância ativa deste medicamento é excretada no leite materno. Portanto, sugere-se que tome o seu comprimido imediatamente após amamentar, evite amamentar pelo menos 8 horas após a administração de Postinor, depois retire o seu leite com uma bomba mamária 8 horas depois de ter tomado o comprimido. Deste modo, estará a tomar o seu comprimido devidamente antes da próxima amamentação e a diminuir a quantidade de substância ativa que o seu bebé poderá ingerir com o leite materno." informação transcrita de postinor.pt

Informação na bula das pílulas do dia seguinte com acetato de ulipristal sobre o uso nas mulheres a amamentar
    • "O acetato de ulipristal é excretado no leite materno (ver secção 5.2). Não foi estudado o efeito em recém-nascidos/bebés. Não se pode excluir um risco para o lactente em amamentação. Depois da administração de ellaOne, não é recomendada a amamentação durante uma semana. Durante este período recomenda-se a excreção e eliminação do leite materno de forma a estimular a lactação." informação transcrita de ec.europa.eu/health
Então não me posso proteger durante a amamentação com a pílula do dia seguinte?

Sim e não... apesar de ambas as bulas referirem a impossibilidade ou pelo menos sugerir alguns cuidados, os estudos revelam que as pílulas do dia seguinte com levonorgestrel em sua composição podem ser usadas durante a amamentação, pois apesar de passar para o leite não tem riscos para o bebé.

Por outro lado as pílulas do dia seguinte com acetato de ulipristal, por falta de estudos conclusivos, não devem ser usadas durante a amamentação.
Estou amamentando posso tomar pílula do dia seguinte

Agora que já sabe as mais recentes novidades sobre o uso da pílula do dia seguinte durante a amamentação, espero que tenha achado o post interessante e que o partilhe... obrigado. 😊

Descubra alguns post relacionados

10 comentários:

  1. Ola doctor, a minha questao é o seguinte: a minha doctora receitou_me a pilula cerazete porque o meu periodo em inrregular as vezes fica 2 meses sem aparecer e qundo aparecer demora duad semanas .venho a tomar a pilula desde abril tomo todos os dias mas estou a dois meses q n metruo será normal ou os medicamentos n estao a fazer efeito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é normal, esta pílula por não ter estrogénios em sua composição pode causar essa falta, não é grave, desde que tome sem falhas vai estar protegida, ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Olá Carlos tive o inplanon por 11 anos desde MT nova mesma apenas tive 2 anos sem contraceptivo e mas nesses dois anos foi sempre MT certinha agr q questão é eu já tirei o impalon a 2 semanas e a menstruação nada é normal demorar quanto tempo até regular cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode demorar, varia de mulher para mulher, devendo descer mais rapidamente na mulher que era regular, ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Carlos, em torno de 3h dps q minha namorada tomou a pds, deu diarreia, isso interfere em algo? Corre algum perigo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim interfere, deve fazer outra, até 4 horas interfere... ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Dr. Tomo anticoncepiconal a cerca de 6 anos seguidos.. Sempre minha menstruação veio no terceiro o quarto dia quando acabava os remédio. . Durante esses anos já ocorreu deu não mestruar, mas mesmo assim continue a cartela no fia certo e no mês seguinte quando o acabou os 21 comprimidos ela veio. De um tempo pra cerca de 5 meses.. Ela tava vindo muuito em um mês e quase nada no outro.. E ja se passaram dois ciclos e eu não mestruei. Já fiz 2 teste de farmacia em dias diferentes e de marcas diferentes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, com o tempo de uso podemos notar diminuição ou mesmo ausência, desde que tome sem falhas não é preocupante, não temos riscos, mantenha, ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Oi dr, tomei a pílula do dia seguinte e no outro dia comecei a usar uma pomada v*****, a crevagin, ela pode corta o efeito da pílula do dia seguinte?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, nao corta, pode ficar descansada, se proteja, ando por aqui... as melhoras... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.