15 de agosto de 2017

4 dicas para a mulher que usa o implante (implanon®)



Já tinha deixado algumas dicas para as mulheres que usam anticoncepcionais, chegou a vez de deixar algumas dicas para a mulher que usa o implante (implanon®)... o implanon® é um contraceptivo de longa duração indicado para as mulheres que não pretendem engravidar nos 3 anos seguintes à sua colocação.

A colocação do implanon® é feita pelo seu médico no braço, parte interna, 3 a 4 dedos acima do cotovelo, no interior da pele através de um procedimento indolor, pode conferir o procedimento neste video:

Ao longos dos 3 anos o seu implanon vai libertar hormonas e garantir que não vai engravidar, pois impede que ocorra a ovulação e espessa o muco cervical. Por ter esta libertação hormonal diferente resolvi deixar 4 dicas que considero importante, para lhe ajudar e explicar melhor como o implanon funciona.

4 dicas para a mulher que usa o implante (implanon)

Dica 1 - Eficácia do implanon - ele é eficaz? Protege mesmo?

O implanon depois de ser colocado inicia logo a libertação das hormonas, mesmo que a mulher não note nenhum efeito secundário, protegendo durante 3 anos. Pode conferir neste post - Eficácia do implante hormonal (implanon nxt).
4 dicas para a mulher que usa o implante (implanon®)

Dica 2 - Falta de menstruação - pode causar? É sinal de gravidez?

O implanon pode causar alterações na menstruação, nomeadamente falta da menstruação, mas também menstruações mais prolongadas. A sua protecção não é alterada se notar estes efeitos - confira este post - É possível engravidar com o implanon® (implante no braço)?
4 dicas para a mulher que usa o implante (implanon®)

Dica 3 - Pode perder a eficácia - em que situações?

O implanon pode perder sua eficácia, se tomar alguns destes medicamentos: ritonavir, fenitoinacarbamazepina, fenobarbital (barbitúricos), primidona, topiramato, oxcarbazepina, rifampicina e hipericão.
4 dicas para a mulher que usa o implante (implanon®)

Dica 4 - Mudar fora do prazo

Como falei e escrevi no post - Implanon® (implante hormonal) fora de validade? - ele a vai proteger durante 3 anos, após os quais vai ter que mudar de implante. Felizmente ele confere mais um tempo de protecção contraceptiva depois dos 3 anos, mas convém mesmo respeitar este tempo, confira - Eficácia do implante hormonal (implanon nxt®) - depois do prazo.
4 dicas para a mulher que usa o implante (implanon®)

Descubra alguns posts relacionados

2 comentários:

  1. Boa tarde estou a usar injençcao como método de prevençao mas ja ha um ano nao menstruo e estou a emagrecer o que faço doutor?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve conferir com seu médico, é normal não menstruar, não é grave... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.