Vacina da hepatite A


A vacina da hepatite A é uma inoculação indicada para prevenir a hepatite A, uma doença provocada pelo vírus da hepatite A, que é facilmente transmitida de pessoa para pessoa através dos alimentos, bebidas, água contaminada, esgotos e através de algumas práticas de sexo.

A hepatite A é uma doença infecciosa, que como todas as hepatites, acaba por atingir o nosso fígado, a duração da doença pode variar, podendo chegar ate aos 30 dias.

Como falei a vacina é a melhor forma de prevenção da hepatite A, a vacina da hepatite A deve ser feita se nosso médico indicar e sugerir, nalgumas situações de surtos e pandemias, a vacinação de populações definidas pode estar indicada pelas autoridades de saúde publica.

Como fazer a vacina da hepatite A - posologia

A posologia mais indicada são duas inoculações, duas vacinas no esquema:
  • primeira vacina - 0 meses
  • segunda vacina - 6 a 12 meses depois (esquema preferencial)
Vacina da hepatite A

A vacina da hepatite A deverá ser administrada pelo seu médico ou enfermeiro no músculo lateral superior do seu braço. 

Notas:

Se lembre de aguardar na unidade de saúde onde fizer a vacina 30 minutos após a vacinação, para prevenir a ocorrência de reações alérgicas;

Aplique gelo no local onde foi administrada a vacina para prevenir efeitos secundários no local;

Efeitos secundários da vacina da hepatite A

Como todas as vacinas a da hepatite A pode causar alguns efeitos secundários tais como:

Efeitos secundários muito frequentes da vacina da hepatite A (podem ocorrer em 1 por cada 10 doses da vacina) - irritabilidade, dores de cabeça, dor e vermelhidão no local da injeção e fadiga.

Efeitos secundários Frequentes da vacina da hepatite A (podem ocorrer em 1 por cada 10 doses da vacina) - perda de apetite, sonolência, diarreia, náuseas, vómitos, inchaço no local da injeção, mal-estar e febre.

Efeitos secundários pouco frequentes da vacina da hepatite A (podem ocorrer em 1 por cada 100 doses da vacina) - infeção respiratória, congestão nasal, tonturas, dores musculares, rigidez muscular, sintomas gripais (dores de corpo, febre, dor de garganta, corrimento nasal, tosse e arrepios).
Vacina da hepatite A

Efeitos secundários raros da vacina da hepatite A (podem ocorrer em 1 por cada 1.000 doses da vacina) - zumbidos, formigueiro, coceira e arrepios.

Efeitos secundários muito raros da vacina da hepatite A (podem ocorrer em 1 por cada 10.000 doses da vacina) - reações alérgicas.

Descubra alguns posts relacionados