14 de maio de 2017

Pílula do dia seguinte e o ciclo menstrual


Usou a pílula do dia seguinte? Participe no meu novo estudo e me ajude a melhorar os posts... participe aqui...

Já falamos muitas vezes da pílula do dia seguinte, mais uma vez resolvi escrever um post sobre a pílula do dia seguinte e seus efeitos no ciclo menstrual... pois toda a gente que tomou a pílula do dia seguinte espera que seu ciclo menstrual altere radicalmente...


Temos disponível dois tipos de pílula do dia seguinte, uma que deve ser feita até 3 dias e outra até 5 dias após a relação, ambas estão indicadas para a mulher que quer prevenir uma gravidez indesejada, após uma relação de risco (sem protecção ou com falha do método anticoncepcional)...
Pílula do dia seguinte e o ciclo menstrual

As pílulas do dia seguinte conseguem esta acção anticoncepcional devido à sua composição.

Dosagem hormonal das pílulas do dia seguinte
Pílula do dia seguinte e o ciclo menstrual


O ciclo menstrual corresponde à distância, dias contados, entre as suas menstruações, por exemplo se menstruou no dia 2 de maio (1° dia do ciclo) e volta a menstruar no dia 29, seu ciclo tem 27 dias (dias contados entre 2 e 28 de maio). A fase mais fertil da mulher é o chamado período fertil, altura em que as chances de gravidez indesejada são maiores. O período fertil situa-se mais ou menos a meio do ciclo - saiba mais neste post - período fertil.

Não posso deixar de falar nas mulheres que não menstruam regularmente, neste caso como não temos menstruações para fazer a contagem dizemos que a mulher tem ciclos menstruais irregulares. A mulher com ciclos menstruais irregulares pode engravidar em qualquer altura do seu ciclo, não conseguimos prever a fase mais fertil - período fertil.


A mulher que usa anticoncepcional hormonal não tem o seu ciclo menstrual natural, dizemos que o ciclo menstrual é o do anticoncepcional ou seja, se usa uma pílula com 21 comprimidos por cartela e faz 7 dias de pausa, o seu ciclo menstrual é de 28 dias, um ciclo artificial promovido pelo anticoncepcional.
Pílula do dia seguinte e o ciclo menstrual


A mulher que usa a pílula do dia seguinte pode notar alterações em seu ciclo menstrual, sendo mais comum notar alterações menstruais, estes efeito são mais comuns nas mulheres que não usam anticoncepcionais hormonais. Gostaria ainda de lembrar que apesar dos estudos referirem que o uso da pílula do dia seguinte, com levonorgestrel, ter pouco impacto em nosso ciclo, pelo contacto que vou tendo convosco muitas mulheres notam alterações na menstruação.
Pílula do dia seguinte e o ciclo menstrual

Não se esqueça de partilhar e comentar este post... fico muito agradecido. 😊

Descubra alguns posts relacionados

12 comentários:

  1. Boa noite Dr
    Estou na pause do anticoncepcional começando hoje a pause posso ter r***** sem se preocupar , não corre risco de engravidar mesmo na pause
    Mim tira essa dúvida posso ter r****** ou não pode

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, na pausa estamos protegidos, desde que tomemos a cartela certinha, ando por aqui... se precisar... :)

      Eliminar
  2. Tomei anticoncepcional por 15 anos em março meu medico suspendeu pq estava com muita dor de cabeça e colesterol alto e pediu para eu colocar o diu após a suspensão do remedio minha menstruação veio normal e ja esta entrando no 2 mes q nao mais ,fiz o beta deu negativo e o go passou progesterona ja acabei a cartela de 5 dias e nada sera q posso tomar de novo ? Quantos dias geralmente desce a menstruação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é normal demorar, o nosso corpo precisa de tempo para repor seu ciclo... deve aguardar, o tempo varia de mulher para mulher... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Ola minha menstruação chegou e não comprei o meu anticoncepcional nordette posso tomar no dia seguinte ou não faz o efeito?? Me ajudem prfv

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, mas é sua primeira cartela ou já tomava? Se já tomava deve iniciar, mas como atrasou deve se proteger até ao 7° comprimido desta cartela, ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Fiz uso da pilula seguinte neodia meia hora depois de ter R***** nao fiz a higiene intima...tem algum problema?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, por não ter feito a higiene? Não vai aumentara eficácia da pílula neodia... se proteja, ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Dr., vou iniciar uma inducao para fiv no começo do meu próximo ciclo, la pelo dia 26, mas precisei usar a pílula do dia seguinte dia 14. Sei que a menstruação pode atrasar, mas sera que vai afetar a quantidade de folículos ou a indução?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode afetar o início do novo ciclo, alterar... fale com seu médico, ando por aqui... 🙂

      Eliminar
  6. Boa tarde Doutor!
    Uma duvida que esta me deixando louca 03.03 teve re**** porem nao hou e**** d**** mas como c**** ficou meio presa decidi tomar a pilula 13.03 menstruei e fluxo foi normal a pilula interfere no ciclo futuro? porque ate momento nao menstruei novamente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, algumas mulheres referem isso... deve se proteger... com atraso é sempre indicado fazer um teste de gravidez... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.

Carlos Edgar

O Carlos Edgar é reconhecido como uma das maiores referências profissionais na Internet na área da contracepção e anticoncepcionais. Autor, de alguns livros e alguns estudos na área da contracepção, com mais de 15 anos de experiência, e que ajuda anualmente mais de 20.000 mulheres com suas dúvidas. Frequenta todos os anos algumas formações para se manter actualizado e ajudar todas as leitoras. Para entrar em contacto com Carlos Edgar, visite a página de contacto. Para informações sobre o Carlos, clique aqui.