O que é anticoncepcional subdérmico?



Recentemente escrevi um post onde deixei 5 dicas para a mulher que usa anticoncepcional subdérmico, pode conferir - Os meus 5 conselhos para a mulher que vai colocar o implante hormonal (implanon® NXT) - este anticoncepcional é um contraceptivo de longa duração pois garante proteção durante 3 anos. Saiba mais...
O que é anticoncepcional subdérmico?


O anticoncepcional subdérmico, ou subcutâneo, é um contraceptivo hormonal progestagênico que é colocado no braço, por baixo da pele, onde permanece 3 anos. Durante os 3 anos vai libertando hormônios (liberta o hormônio sintético - etonogestrel - metabolito activo do desogestrel) impedindo que a mulher ovule e espessando seu muco cervical.

O anticoncepcional subdérmico tem grande eficácia, o procedimento de colocação é simples e indolor, devendo ser feito pelo nosso médico sob anestesia local, pode conferir a colocação passo a passo neste video:

Os efeitos do anticoncepcional subdérmico em nosso corpo

Como falei esta libertação hormonal vai prevenir que os nossos ovarios ovulem e vai causar o espessamento do muco cervical, mas pelo fato de ter somente progesterona, em sua composição, o anticoncepcional subdérmico pode não causar menstruação regular... a maioria das mulheres acabam mesmo por estar meses sem menstruar, podendo depois surgir alguns escapes ou sangramentos prolongados.
O que é anticoncepcional subdérmico?

Após os 3 anos devemos marcar com nosso médico a mudança do anticoncepcional subdérmico, num procedimento sob anestesia, durante o qual nosso médico deve retirar e colocar um novo anticoncepcional subdérmico para mantermos a proteção contra a gravidez indesejada.

Efeitos adversos do anticoncepcional subdérmico

O anticoncepcional subdérmico pode causar alguns efeitos adversos, os mais comuns são o acne, dor de cabeça, aumento do peso corporal, tensão e dor nas mamas, hemorragias irregulares e infeção vaginal.
Efeitos adversos do anticoncepcional subdérmico

Riscos de gravidez com o anticoncepcional subdérmico


Como falei a eficácia do anticoncepcional subdérmico é bem grande (ronda os +99,0%), mas nalgumas situações pode ver sua proteção diminuída, como pode acontecer quando usamos alguns medicamentos, como ritonavir, fenitoina, carbamazepinafenobarbital (barbitúricos), primidona, topiramato, oxcarbazepina, rifampicina e hipericão.



O preço do anticoncepcional subdérmico no Brasil ronda os 350/ 400 reais e em Portugal 130 euros (o sistema de saúde português fornece gratuitamente a aplicação e o anticoncepcional subdérmico), estes preços não incluem a aplicação.

Agora que já conferiu mais informação sobre o anticoncepcional subdérmico não se esqueça de deixar seu comentário e partilhar o post... obrigado... 😊
O que é anticoncepcional subdérmico?

Descubra alguns posts relacionados