Arankelle® (drospirenona 3 mg + etinilestradiol 0,02 mg)

A pílula arankelle® é um contracetivo hormonal combinado com hormonas estrogénicas – etinilestradiol e progestagénicas – drospirenona (0,02 mg mg etinilestradiol + 3 mg drospirenona).

Outros componentes: núcleo - lactose mono-hidratada, amido de milho, amido de milho pré-gelatinizado, copolímero enxertado de etilenoglicol e álcool polivinílico, estearato de magnésio. Revestimento - álcool polivinílico, dióxido de titânio (E171), talco, macrogol 3350 e lecitina (soja). 
Arankelle
Arankelle®
Como tomar a arankelle®

Como iniciar a arankelle®?

O primeiro comprimido de arankelle® deve ser tomado no primeiro dia da menstruação, os seguintes 21 comprimidos devem ser tomados nos 21 dias posteriores sensivelmente à mesma hora. Após os 21 dias deve fazer uma pausa de 7 dias, seguindo sempre o esquema 21+7+21+7...., durante a pausa de 7 dias surgirá a menstruação, normalmente no 3° dia da pausa.
Carteira de arankelle e bolsa
Carteira de arankelle® e bolsa
A pílula arankelle® e outros medicamentos

A arankelle® sofre alterações com os seguintes medicamentos: ampicilina, penicilinas e tetraciclinas, barbitúricos, rifampicina, fenitoína, rifabutina, primidona, fenilbutazona, dexametasona, griseofulvina, topiramato, alguns inibidores da protease, modafinil, ritonavir e chá de hipericão

Efeitos secundários da arankelle®

Efeitos secundários frequentes da arankelle®
Alterações do humor, dores de cabeça, dores de estômago, aumento e dor nos seios, acne, menstruações irregulares e aumento de peso.

Efeitos secundários pouco frequentes da arankelle®
Candidíase, aumento do apetite, nervosismo, perturbações do sono, diminuição do interesse sexual, sensação de formigueiros, vertigens, problemas de visão, batimentos irregulares do coração, tensão arterial elevada, enxaqueca, varizes, dores de garganta, náuseas, vómitos, diarreia, prisão de ventre, queda de cabelo, pele seca, dor no pescoço, cãibras, produção de leite, quistos do ovário, afrontamentos, ausência de períodos, corrimento vaginal, secura vaginal, esfregaço da citologia alterado, retenção de líquidos, sede excessiva, aumento da transpiração e perda de peso. 

Carteira de arankelle
Carteira de arankelle®
Esquecimentos da pílula arankelle®:

Esquecimento da arankelle® menos de 12 horas: não é necessário medidas de proteção adicional não corre risco de perder a eficácia da arankelle®.

Esquecimento da arankelle® de mais de 12 horas: os comprimidos esquecidos devem ser tomados e deve ser usado preservativo durante 7 dias, se o esquecimento ocorrer na ultima semana deve ser iniciada nova carteira ou cartela assim que terminar a atual.
Caixa de arankelle
Caixa de arankelle®
A arankelle®, os vómitos e a diarreia

A arankelle® perde a eficácia de vomitar ou ocorrer diarreia até 4 horas após a toma da pílula.
Blister de arankelle verso
Blister de arankelle® verso
Fontes bibliográficas
infarmed.pt