Diclin® (ciproterona 2 mg + etinilestradiol 0,035 mg )



O anticoncepcional hormonal combinado diclin® contém na sua composição etinilestradiol 0,035 mg + acetato de ciproterona 2 mg, está indicada na prevenção da gravidez indesejada e no tratamentos dos distúrbios hormonais que causam o acne e o excesso de pelos e cabelos no corpo. Outros componentes: amido de milho, croscarmelose sódica, dióxido de titânio, estearato de magnésio, hipromelose, lactose, polietilenoglicol, polissorbato 80, polividona, silicone antiespumante e talco.
Diclin® (ciproterona 2 mg + etinilestradiol 0,035 mg )

Como tomar diclin®

O diclin® deve ser tomado todos os dias, 1 comprimido por dia, sensivelmente à mesma hora, acompanhado com um pouco água ou outro liquido. A mulher deve tomar 1 comprimido por dia durante 21 dias e descansar 7 dias, neste descanso surgirá a hemorragia de privação. 

Como iniciar a diclin®

O diclin® deve ser iniciado no primeiro dia da hemorragia de privação, após a primeira cartela a hemorragia de privação surgirá durante a pausa de 7 dias, normalmente no 2° ou 3° dia. 
Diclin® (ciproterona 2 mg + etinilestradiol 0,035 mg )

O tratamento com diclin® 

Apesar de proteger contra uma gravidez indesejada, desde que tomado certinha, sem vómitos ou diarreia, a diclin® tem como principal indicação terapêutica o tratamento das características androgénicas na mulher, como os pêlos em excesso, queda do cabelo, pele oleosa ou acne. A duração do tratamento deverá ser de 4 a 6 meses, mediante a indicação do seu médico. Como tem uma dosagem forte não é recomendada que a mulher a use como método anticoncepcional. 

Quem não pode fazer tratamento com diclin® (contra-indicações de diclin®) 

O diclin® está contra-indicado em casos de hipersensibilidade aos seus componentes, gravidez, período de lactação, alterações do fígado, anemia falciforme, cancro da mama, diabetes, alterações do metabolismo dos lípidos, fumadoras, hipertensas e mulheres com doença tromboembolica. 
Diclin® (ciproterona 2 mg + etinilestradiol 0,035 mg )

Medicamentos que interferem com a diclin® 

Alguns medicamentos que interferem com diclin®: antibióticos (ampicilina, penicilinas e tetraciclinas), barbitúricos, rifampicina, fenitoína, rifabutina, primidona, fenilbutazona, dexametasona, griseofulvina, topiramato, alguns inibidores da protease, modafinil, ritonavir e chá de hipericão. 

Efeitos adversos ou secundários da diclin® 

Os efeitos adversos ou secundários mais frequentes da diclin®: dores de cabeça, vómitos, diarreia, náuseas, tensão mamária, variações de peso, alterações da libido e do humor e diminuição da tolerância a lentes de contato (mais raro). 
Diclin® (ciproterona 2 mg + etinilestradiol 0,035 mg )

Diclin®, os vômitos e a diarreia

Os vômitos e diarreia podem interferir com a acção anticoncepcional de diclin®, se ocorrerem nas 4 horas seguintes à toma do comprimido. Caso tenha um vômito ou diarreia nesse período, para manter a protecção da gravidez, deve tomar outro comprimido de uma cartela suplente.

Descubra outros medicamentos com a mesma dosagem e composição hormonal de diclin®: selene®, artemidis 35®, diane 35® e ferane 35®. Agora que já sabe mais um pouco sobre o diclin® pode comentar e partilhar este post, obrigado... 😊

Descubra alguns posts relacionados