Diclin® (ciproterona 2 mg + etinilestradiol 0,035 mg )

O anticoncecional hormonal combinado diclin® contém na sua composição etinilestradiol 0,035 mg + acetato de ciproterona 2 mg, está indicada na prevenção da gravidez indesejada e no tratamentos dos distúrbios hormonais que causam o acne e o excesso de pelos e cabelos no corpo. Outros componentes: amido de milho, croscarmelose sódica, dióxido de titânio, estearato de magnésio, hipromelose, lactose, polietilenoglicol, polissorbato 80, polividona, silicone antiespumante e talco.

Como tomar diclin®
O diclin® deve ser tomado todos os dias, 1 comprimido por dia, sensivelmente à mesma hora, acompanhado com um pouco água ou outro liquido. A mulher deve tomar 1 comprimido por dia durante 21 dias e descansar 7 dias, neste descanso surgirá a hemorragia de privação.

Como iniciar a diclin®
O diclin® deve ser iniciado no primeiro dia da hemorragia de privação, após a primeira cartela a hemorragia de privação surgirá durante a pausa de 7 dias, normalmente no 2° ou 3° dia.

O tratamento com diclin®
Apesar de proteger contra uma gravidez indesejada, desde que tomado certinha, sem vómitos ou diarreia, a diclin® tem como principal indicação terapêutica o tratamento das características androgénicas na mulher, como os pêlos em excesso, queda do cabelo, pele oleosa ou acne. A duração do tratamento deverá ser de 4 a 6 meses, mediante a indicação do seu médico. Como tem uma dosagem forte não é recomendada que a mulher a use como método anticoncecional.

Quem não pode fazer tratamento com diclin® (contra-indicações de diclin®)
O diclin® está contra-indicado em casos de hipersensibilidade aos seus componentes, gravidez, período de lactação, alterações do fígado, anemia falciforme, cancro da mama, diabetes, alterações do metabolismo dos lípidos, fumadoras, hipertensas e mulheres com doença tromboembolica. 

Medicamentos que interferem com a diclin®
Alguns medicamentos que interferem com diclin®: antibióticos (ampicilina, penicilinas e tetraciclinas), barbitúricos, rifampicina, fenitoína, rifabutina, primidona, fenilbutazona, dexametasona, griseofulvina, topiramato, alguns inibidores da protease, modafinil, ritonavir e chá de hipericão.

Efeitos adversos ou secundários da diclin®
Os efeitos adversos ou secundários mais frequentes da diclin®: dores de cabeça, vomitos, diarreia, náuseas, tensão mamária, variações de peso, alterações da libido e do humor e diminuição da tolerância a lentes de contato (mais raro).

Fontes bibliográficas
infarmed.pt
bulas.med.br

54 comentários:

  1. Quando a mulher deve iniciar a diclin?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olà,
      a mulher deve iniciar a diclin no primeiro dia da menstruação, posteriormente deve tomar 1 comprimido por dia sensivelmente à mesma hora durante 21 dias (21 comprimidos), ando por aqui, se precisar...

      Eliminar
    2. ola minha troca foi diferente trokei o ciclo 21 pelo diclin e o medico flou p usar camisinha so nos 15 dias
      ja estou na segunda cartela corro o risco de engravidar asiim?

      Eliminar
    3. Olá,
      não corre pode ficar descansada e deixar de usar a camisinha, a diclin já a protege... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  2. A pilula diclin é eficaz no tratamento do acne?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a pilula hormonal diclin como é uma pilula hormonal combinada tem como beneficio a diminuição do acne e pele oleosa, pode ficar descansada... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  3. Qual é o preço da diclin?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o preço da pilula diclin é de 12 reais, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  4. Estou tomando o diclin como metodo contraceptivo, estou na primeira cartela, e vou entrar na segunda, vou me casar, e se for seguir a pausa da segunda cartela, eu teria que começar a pausa três dias antes do casamento, o problema é que certamente eu ficaria menstruada durante a lua-de-mel, que a tornaria um desastre. Eu gostaria de saber se posso tomar o Diclin por mais cinco dias, e adiar a pausa para o finalzinho da lua de mel?E eu teria risco de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode adiar e estaria protegida, não iria engravidar... neste tipo de seguimento, aumenta o risco de surgirem efeitos adversos da diclin, nomeadamente pequenos sangramentos... boa sorte para a sua cerimonia... parabéns...

      Eliminar
  5. Estou tomando o diclin como metodo contraceptivo, estou na primeira cartela, e vou entrar na segunda, vou me casar, e se for seguir a pausa da segunda cartela, eu teria que começar a pausa três dias antes do casamento, o problema é que certamente eu ficaria menstruada durante a lua-de-mel, que a tornaria um desastre. Eu gostaria de saber se posso tomar o Diclin por mais cinco dias, e adiar a pausa para o finalzinho da lua de mel?E eu teria risco de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode adiar e estaria protegida, não iria engravidar... neste tipo de seguimento, aumenta o risco de surgirem efeitos adversos da diclin, nomeadamente pequenos sangramentos... boa sorte para a sua cerimonia... parabéns...

      Eliminar
  6. olá , bom dia , eu tomo diclin mais também tomo carbamazepina 250 mg ele corta o efeito do diclin?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim a carbamazepina pode interferir com a eficácia de diclin e causar alterações menstruais (menstruação), deve usar um método barreira para se proteger... se precisar ando por aqui..

      Eliminar
  7. Olá bom dia, eu gostaria de saber como devo proceder em caso haja o esquecimento de 1 pilula por mais de 12h? Eu estou na 3ª cartela do diclin, e esqueci de tomar por um dia, mas sempre todo direitinho todos os dias no mesmo horário, há um grande risco de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim há risco pois a diclin perde a eficácia, nesta situação a mulher deve tomar o comprimido esquecido assim que se lembre, manter as restantes certinhas e usar preservativo nos 7 dias seguintes ao esquecimento... se estiver na ultima semana de diclin deve iniciar nova cartela sem fazer a pausa, desta forma só menstruará na pausa seguinte... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  8. Oi usei o diu so 3 meses tava com muitas dores no ultero.. mestruava muito .... mais eu sei que era por que tinha que acostuma comigo.... tava ate achando bom tava ficando mais magra o meu era mirela sem hormonio.... mais tive vontade de engravida agora tenho um filho de 4 anos.... e gora que outro bebe mais nao sou facio de engravida ..... por isso coloquei o diu pra quando eu tira eu engravidaria logo sera .... que eu vou engravida tirei ainda esse mes vamos ver no outro x
    Como vai ser..... ja usei o emplon a 1 ym ano no braco nao meßtruava um ano ... quando tirei com um mes engravidei logo com um mes depois mai s logo tive um aborto espontanio e nunca mais engravidei ... ja vai fazer 3 anos eu to doida pra tz outo bb ..... o que faco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deve então retirar o diu e esperar, entretanto pode apontar as datas das menstruações para descobrir qual é o seu periodo fertil, pelo fato de ter um aborto espontâneo, não quer dizer que a gestação irá correr da mesma forma... deve aguardar, se precisar de ajuda ando por aqui...

      Eliminar
  9. olá uso diclin como método anticoncecional a quase 2 anos , e como li acima ele é indicado de 4 a 6 meses, estou pensando em mudar para ciclo21 , depois de terminar essa cartela eu posso trocar , não terei problemas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode trocar, mas convinha falar com seu médico, pois nestas trocas (de um anticoncecional mais forte em estrogénios (diclin) para outro mais fraco (ciclo 21) pode ter algumas alterações, como aumento da acne, pelos, descontrolo menstrual), sugiro por isso que fale com o seu médico... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  10. olá uso diclin a algum tempo e nos ultimos três meses eu prolonguei uns 5 dias o meu ciclo , na realidade sempre quando não quero menstruar eu prolongo tem algum problema?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      para não menstruar com diclin e não corre risco de engravidar deve colar as cartelas de diclin, somente assim mantém a eficácia de diclin e adia a menstruação... esta forma de tomar não deve ser feito de forma continua, não é bom para a sua saúde... ao tomar diclin desta forma aumenta o risco de ter sangramentos, náuseas, dores de cabeça ou até vomitos... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  11. Olá, tomo Diclin a 3 anos, como método anticoncepcional, li no artigo que ele não pode ser usado por ter uma dosagem forte, seria por isso que eu teria ganhado peso ? Deveria procurar minha médica pra que ela me indique um remédio mais fraco ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a diclin pode ser usada, mas como tem maior dosagem hormonal de estrogénios aumenta o risco de complicações para a mulher associadas ao estrogénios, daí ser sugerido isso, para mudar deve falar com seu médico pois estas mudanças devem ser acompanhadas por ele, até seu corpo se adapta... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    2. O que é esse hormônio? Terei algum problema quando eu quiser engravidar?

      Eliminar
    3. Olá, é o hormonio com grande capacidades para tratar acne, pelos em excesso ou pele oleosa, assim que o terminar voltará a ficar fertil, não altera a fertilidade... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    4. Teria algum remédio que não retenha o liquido do corpo? Pois uso o Diclin como anticoncepcional, e não como tratamento de acne e oleosidade na pele

      Eliminar
    5. Olá,
      nem sempre as pilulas, como a diclin, fazem retenção de liquidos, depende de mulher para mulher e dos estilos de vida... fale com seu médico para ser acompanhada nesta sua opção anticoncecional... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  12. Gostaria de saber se declin da mas corpo. ?Pois meu ginicologista passou esse pra mim tomar mas tenho duvidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode tomar, especialmente se tem pele oleosa, espinhas ou cabelo oleoso... nestas situações a diclin ajuda a melhorar, como tem grande dosagem hormonal deve ser usada por um periodo de tempo, fale com seu médico, também a protege de uma gravidez... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  13. Ola eu tomo diclin e ha pouco tempo descobri q to com infecção urinaria. Se eu tomar o remedio para infecção pode anular o efeito do anticoncepcional????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, em principio não interfere com a diclin, fale com seu médico para obter um tratamento adequado... se precisar ando por aqui, beba muita água e se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  14. Urovit e norfloxacino interferem no anticoncepcional diclin??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interfere com diclin pode ficar descansada... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  15. Olá, eu tomo ciclo 21, mas quero trocar pelo diclin, vi que eles tem conposição diferente, nao tem risco de engravidar se eu começar tomar diclin?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não tem pois diclin tem maior dosagem hormonal logo pode iniciar diclin logo após acabar a cartela de ciclo 21, desta forma estará logo protegida... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  16. OI GOSTARIA DE SABER SE NA PAUSA DO DICLIN POSSO TER RELAÇÕES SEM ME PREOCUPAR, DESDE JÁ OBRIGADA!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode desde que tome a diclin certinha, na pausa de diclin está protegida... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  17. Olá. Tomo diclin a quase 4 anos,no início para tratamento e depois para prevenção. Gostaria de saber se corro algum risco de alteração em fertilidade e outros.E além disso saber como e por qual troco.
    Desde já agradeço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não corre risco de infertilidade... pode continuar sem receios... para mudar de diclin (é uma boa opção passar a fazer uma com menor dosagem de estrogénios), deve falar com seu médico, para ser avaliada... lembre se que pode demorar até 3 meses a se adaptar, dada a menor dosagem de estrogénios... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  18. Boa Noite!
    Tenho 21 anos e atualmente descobri que tenho ovário policístico.
    Aparentemente tenho muita acne,pelos muito grossos por todo o corpo(Pernas,coxas,abdômen)atualmente anda aparecendo pelos grossos também no meu rosto na região do queixo.
    Comecei a tomar diclin por recomendação,pois nunca havia feito uso de anticoncepcional.Não entendo quando você diz que o uso do mesmo deve ser feito por esse período que é de 4 a 6 meses.Caberia essa situação apenas para mulheres que não possuem a SOP?Pois as mulheres que POSSUEM devem repor esses hormônios e regularizar o ciclo menstrual.

    Aguardo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      quando falo que este tipo de pilula deve ser usado idealmente até aos 6 meses, referi me ao fato de ter grande dosagem hormonal e que se a mulher quiser usar um anticoncecional deve fazer um tratamento inicial com esta pilula e depois passar para outra, para diminuir o risco de complicações associadas ao estrogénios... mas como tudo, tem que se adaptar à mulher, por exemplo no seu caso parece que se mudar voltará a ter uma aumento dos pelos e acne, logo tem que ser ponderado e como os benefícios são maiores, deve manter, mas deve falar com o seu médico... espero ter sido claro, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  19. ola tomei diclin durante 2 anos foi maravilhoso pra mim, parei de tomar para engravidar, minha bebe tem 1 ano e 5 meses, amamento ela 3 vezes ao dia queria saber. se posso voltar a tomar o diclin, pois as espinhad voltaram!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      ao iniciar a diclin pode reduzir o leite, não convinha fazer a diclin a amamentar... o melhor é falar com seu médico e avaliar essa possibilidade... as pilulas com estrogénios (diclin) estão desaconselhadas durante a amamentação... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  20. Ola obrigada pela ajuda...
    Bom pode parecer estranho, mais n me lembro se mestruei mes passado, tenho uma bebe de 1 e 5 meses, e ela estava, doente 2 desdo o mes passado e eu super preoculpada n me recordo, eu ainda amamento ela, n tomo nenhum contraceptivo , so meu esposo.usa camisinha, n estourou nenhuma vez. e esse mes de julho ainda, nao veio!Como sai do meu trabalho pra cuidar da bebe mes passado, amamento ela mais vezes, ao dia, e quando ficou doente n se alimentava ela so mamava. no seio....
    Posso estar gravida?
    Ou o almento de mamadas pode voltar a dar palsa na mestruacao?
    Fiquei 1 ano.e 2 meses sem mestruar, voltei a 2 meses, e a 1 ta atrasado por favor me ajude!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pelo que descreve, a falta de menstruação pode ser devido ao aumento do numero das mamadas ou pela questão da ansiedade... apesar da camisinha não dar proteção a 100% como não estoirou e usou desde o inicio da relação não corre grandes riscos... pode ficar tranquila... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  21. Ola
    Eu tomo Diclin a 3 anos,mas agora gostaria de tomar direto uma cartela atras da outra pra nao menstruar,sera que posso?
    Obrigada desde ja

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode, mas deve ser uma situação excepcional pois aumento o risco de ter efeitos adversos, é comum ter escapes devido à toma de diclin seguida... durante estas duas cartelas não vai menstruar, mas está protegida da gravidez... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    2. ok
      estava pensando em tomar uns 4 meses e depois dar a pausa,pq meu fluxo eh forte e me atrapalha nas minhas atividades...
      Obrigada pela resposta

      Eliminar
    3. Oi, experimente tomar até 3 cartelas seguidas... se precisar ando por aqui... dê noticias... boa sorte.

      Eliminar
  22. Estava na segunda cartela de diclin e esqueci um comprimido na 3ª semana e então fiz o que mandava na bula: abandonei o comprimido esquecido e continuei tomando no horario habitual. Então no 1° dia da pausa tive uma relação desprotegida, fiquei com medo e tomei a pilula do dia seguinte. Como devo proceder agora? Espero a mentruação vir ou volto a tomar o diclin
    Obs: Tive relação dia 31/08 e tomei a pilula e não tomei mais anticoncepcional esperando o sangramento

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deve aguardar pela menstruação para iniciar a diclin, a menstruação pode não surgir devido à pilula do dia seguinte, nesse caso deve iniciar após os 7 dias de pausa... até ao 7° comprimido da nova cartela de diclin deve usar proteção adicional ou evitar as relações... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  23. DANIELA = MEU MÉDICO me receitou Diclin para regularizar a menstruação, quando devo começar a tomar?Sei q Seria no 1° dia da menstruação, mas a minha não desce tenho de esperar ou já posso começar a tomar?E o q tem a ver o 5° dia do ciclo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      idealmente deveria iniciar no primeiro dia da menstruação (ou até ao 5° dia da menstruação), mas se não menstrua pode iniciar já desde que tenha a certeza que não está grávida... deve usar preservativo ou evitar nos primeiros 7 dias de diclin... se precisar ando por aqui...

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.