Nova T380® DIU

Nova T380® DIU

O DIU Nova T380® é um dispositivo intratuterino de cobre e prata indicado na prevenção da gravidez nas mulheres que estão desaconselhadas a usar anticoncepcionais hormonais por ter fatores de risco.

Apesar de não ser um DIU hormonal algumas mulheres não o devem usar, as contra-indicações para seu uso são:
  • gravidez ou suspeita de gravidez
  • presença de doença infeciosa pélvica
  • cervicite sem tratamento
  • presença de miomas
  • anomalias no útero (nascimento)
  • doença de Wilson
  • distúrbios da coagulação

Como usar o DIU Nova T380®

O DIU Nova T380® deve ser colocado pelo seu médico no 2° ou 3° dia da menstruação (fluxo maior), devendo permanecer dentro do útero durante 5 anos, para manter esse método como anticoncepcional após este período deve falar com seu médico para mudar.

Após a colocação a mulher deve evitar as relações até fazer a consulta de revisão, sugere-se uma consulta 4 a 12 semanas após a colocação (pode fazer o ultrassom ou ecografia).

O DIU Nova T380® pode ser usado pela mulher que amamenta (aleitamento).

Como funciona o DIU Nova T380®

O DIU Nova T380® evita que ocorra a fertilização, ao ocupar a cavidade uterina, vai criar uma inflamação, que não vai permitir que os espermatozóides encontrem os óvulos. O Índice de Pearl do DIU Nova T380® é de 99,4%, após a sua remoção a mulher tem a sua fertilidade restaurada, podendo engravidar de imediato.

Efeitos adversos do DIU Nova T380®

Medicamentos que interferem com o DIU Nova T380®

Por ser um método barreira, sem libertação hormonal, os antibióticos e outros medicamentos que alteram, normalmente, a eficácia dos anticoncepcionais hormonais não interferem com a eficácia do DIU Nova T380®.

Fontes bibliográficas
infarmed.pt